Pedro Silva e a EDC Gondomar 2017/18



A EDC Gondomar reformulou, desde a base, todo o departamento feminino para 2017/18, com uma aposta muito forte na formação e com a consolidação da equipa sénior que competirá no Campeonato Nacional pela segunda época consecutiva, e a terceira da sua história. 
Pedro Silva, o timoneiro da equipa sénior que regressou ao clube gondomarense, explica-nos pormenorizadamente o projeto feminino da EDC Gondomar que se inicia a partir da próxima época.

O projeto

A Escola DC Gondomar é uma equipa que desde a sua fundação, em 1997, sempre apostou no futsal feminino, tornando-se uma equipa histórica, estável e sólida. Desde sempre que a base foi a formação, sendo que em todas as épocas ao longo dos últimos 20 anos, o plantel sénior teve sempre a maioria das atletas pertencentes à formação do clube. Este ano não será diferente, apesar dos reforços anunciados para a equipa sénior serem provenientes de outros clubes (no caso de Cindy é, no entanto, um regresso ao um clube que já representou durante 3 temporadas), a idade da maioria dos reforços é baixa, onde inclusive algumas das atletas têm possibilidade de ainda competirem no campeonato júnior, o que denota uma aposta clara na formação do clube. Além das seniores, a grande aposta do Clube para a secção feminina passa pela formação, com a criação de uma equipa de juvenis e grande reforço da equipa júnior, no sentido de ambas as equipas de formação poderem ser candidatas aos títulos distritais de ambos os escalões.

Objetivo

O objetivo principal e a aposta neste modelo passa por dar continuidade ao que sempre foi a nossa história dos últimos 20 anos, formar atletas de qualidade na formação, para que esta seja a principal base de recrutamento da equipa sénior. Consideramos que esta é a única forma para a subsistência e sobrevivência de equipas como a nossa, onde não existem grandes recursos financeiros, sendo o único meio de garantir qualidade e continuidade, sem por em causa o futuro do clube, com a mais valia de as atletas sentirem a camisola e a mística do clube de uma forma diferente e apaixonada. Iremos integrar regularmente as atletas juniores nas seniores, bem como as juvenis nas juniores, de forma a potenciar a evolução das atletas e para proporcionar experiências competitivas e humanas, no sentido de que o projeto planificado tenham o sucesso pretendido e nos garanta a médio prazo que o objetivo delineado seja cumprido na íntegra.

Equipas de formação

A EDC Gondomar terá 2 equipas de formação (juvenis e juniores) a competir nos respetivos campeonatos distritais da AFP, tendo como objetivo claro lutarem pelo título em ambos os escalões. Ambas as equipas serão lideradas por António Silva (ex-FCP Rio Tinto) mas como o apoio da equipa técnica das seniores. Às atletas que revalidaram com o nosso clube, reforçámos-mos com atletas de grande qualidade, cerca de 70 % das atletas destes escalões são novas aquisições, no sentido de criarmos uma base de qualidade que possa garantir durante os próximos anos sucesso do nosso projeto.

Equipa sénior

A equipa sénior manteve a sua base estrutural das últimas épocas, com a renovação da maioria das atletas, o que é sinónimo de estabilidade, com atletas com muitos anos de clube, algumas com décadas de permanência. O objetivo passa essencialmente por consolidar a equipa no campeonato nacional, acrescentando qualidade com os reforços que vieram, pretendendo assim melhorar a prestação da época anterior e colocando a EDC Gondomar como um clube de referência nacional, onde a sustentabilidade e estabilidade sejam a nossa principal bandeira. Temos a certeza que continuaremos a ser uma equipa forte e competitiva, mas com maior capacidade para lutar pelos 3 pontos, e acima de tudo, ser uma equipa que orgulhe os nossos sócios e adeptos em qualquer quadra este País.



Vídeos
Os melhores golos da Jornada 7 da Liga SportZone
Sorocaba bate Corinthians em jogo e vence título da LPF | vídeo
Antevisão de Nuno Dias ao encontro do Sporting CP frente ao D. Aves
Antevisão de Eli Júnior da partida do Futsal Azeméis by Noxae frente ao SC Braga/AAUM
Joel Rocha e Roncaglio em antevisão à partida do SL Benfica frente à AD Fundão
Pablo Taborda MVP da Série A 2016/2017
Os melhores golos da Jornada 6 da Liga SportZone
Miguel Albuquerque em entrevista para a Sporting TV, onde abordou a presença na UEFA Futsal Cup
Sporting vence, é primeiro e será cabeça de série
Burinhosa e Pinheirense envolvem-se em desacatos - Vídeo