Figura da Jornada 14 do Campeonato Nacional de Futsal Feminino



Chegámos ao fim desta primeira fase do Campeonato Nacional. Após 14 excelentes jornadas é hora de começar a pensar na Segunda Fase, mas antes de tal, falta ainda falarmos de quem mais se destacou nesta 14ª e ultima jornada da 1ª Fase.

Começando pela Zona Sul, o Venda da Luísa voltou a vencer. Bom final de fase do conjunto de Condeixa a deixar bons indicadores para a fase que se aproxima. Desta vez o conjunto derrotado foi o Povoense, que vinha também de um grande momento, mas que na visita ao Venda da Luísa, não foi alem de uma derrota por 3-2. Destaque para Vera Tinoco a bisar, com dois golos bastante importantes nesta vitória.

Quem também venceu foi o Benfica, alcançando o pleno, mas com muita dificuldade ao vencer apenas por 3-4 na deslocação a Golpilheira. Destaque para Sara Ferreira autora dos dois golos que empataram o jogo a 2 quando o Golpilheira vencia por 2-0, e que lhe garantiram o topo da tabela de marcadoras da sua zona, juntamente com Janice (Benfica) e Queiroz (Sporting)

Já a Quinta dos Lombos não foi alem de um empate na receção á AAU Évora. As caseiras ainda estiveram a vencer por 2-0 graças ao bis de Junior, mas a AAUE garantiu o empate nos últimos cinco minutos de jogo.

Já na Zona Norte, o Novasemente venceu por 1-2 na deslocação a Chaves e garantiu o 1º lugar nesta fase, deixando o Vermoim no segundo posto. Este mesmo conjunto do Vermoim, venceu por 4-0 na receção ao Penaguião, com dois bises das suspeitas do costume, Ana Azevedo e Carla Vanessa, que ao bisarem isolaram-se ainda mais na tabela de marcadoras da Zona Norte com 19 golos cada.

Por ultimo, também na Zona Norte, o jogo da grande Figura desta Jornada. Em Gondomar tínhamos jogo decisivo. O EDC Gondomar recebia o Santa Luzia e quem vencesse passava à Zona de Apuramento de Campeão nesta segunda fase. Destaque para 2 jogadoras da equipa de fora. A capitã Dani que esteve presente em 3 dos 5 golos com 3 assistências, e aquela que foi para nós a grande figura da jornada, Joana Neves. A jovem jogadora do Santa Luzia fez para alem de uma assistência, dois golos bastante importantes na partida, sendo figura decisiva nesta vitória e merecedora deste destaque nesta semana.

Como tal, estivemos à conversa com Joana Neves:

Dois golos bastante importantes, o primeiro a resultar no 1-3 que deu alguma margem ao Santa Luzia e o segundo a dar o 3-5 final, pouco depois do Gondomar ter reduzido para 3-4 e relançado o jogo. O que sentiu em cada um desses momentos?

Foi uma vitória muito importante, era um jogo de tudo ou nada. Fiquei mesmo muito feliz por ter conseguido contribuir com 2 golos. Além da vitória era um objetivo da equipa conseguir passar à fase de campeão.

 

Quais os objetivos da Joana e do Santa Luzia para esta segunda fase do Campeonato Nacional?

Os meus objetivos individuais é trabalhar cada dia mais e mais para ajudar a equipa a estar ao mais alto nível.

Em relação aos objetivos coletivos é conseguir o melhor possível, vamos encarar cada jogo como uma final.

 

A Joana tem apenas 20 anos, mas conta já com, salvo erro, 7 temporadas como sénior, tendo assim um misto de juventude e de experiencia. Ainda assim, apesar de algumas épocas ao mais alto nível, ainda não conseguiu uma chamada à seleção nacional. Esse é um dos seus objetivos a curto prazo?

Sim é, sempre foi. É um objetivo que me anda a escapar à muito tempo, mas não vou desistir, vou continuar a trabalhar porque com trabalho tudo se consegue.

 

A Joana tem ídolos? Quais são e porquê?

Sim tenho, a Pisko. Sempre foi uma referência, para mim é das melhores jogadoras do mundo. Tive o prazer de poder jogar ao lado dela, na qual ela me ajudou a evoluir muito, sempre me deu muitos conselhos. É uma jogadora com uma qualidade incrível, muito boa tecnicamente, como taticamente. Além disso é uma pessoa muito humilde, sempre pronta para ajudar.


E para ti quem foi a figura da jornada? Usa os comentários para dar a tua opinião.



Vídeos
Acqua&Sapone e Luparense, finalistas do ‘Scudetto’
FP Halle-Gooik é campeão da Bélgica
КМФ ВЕЛЕС é campeão da Macedónia
Nun’Álvares/IESFafe "É um clube diferente, unido e que movimenta centenas de pessoas.”
Bastidores da Final 8 da Taça de Portugal | “No coração do futsal”
Meia-Final | Super Liga Russa | 15:00h | Tyumen - Sibiryak
Meia-Final | Super Liga Russa | 14:30h | Gazprom-Yugra - Sinara
Os melhores golos dos Quartos de Final, Jogo 1, da Liga SportZone
Calendário das partidas do Fim de Semana
Sparta Belfast vence Taça na Irlanda do Norte