Lu: “Estamos na final e, como sempre me disseram, As finais são para ganhar”



No IP Leiria, quem comanda a equipa é Ana Correia, ou Lu como é mais conhecida no mundo do Futsal.

Lu era a capitã do Louriçal na passada temporada e, com o fim do projeto, rumou esta temporada ao Golpilheira onde é colega de equipa de 3 das suas jogadoras, sendo elas Ana de Oliveira, Rita Ferraz e Fabiana Silva. As restantes jogadoras deste IP Leiria são: Maria Jerónimos (NDA Vidais), Sofia Isabela(CPR Pocariça), Marta Oliveira (Casa do Benfica Pombal), bem como as jogadoras de Futebol, Petra Niceia (UR Ferreirense), Carolina Ferreira (GDC A-dos-Francos) e as não federadas Alice Santos e Catarina Henriques.

No IP Leiria, Lu é treinadora desde 2006, tendo entre 2006 e 2008 e depois entre 2009 e 2013 representado o IPL como treinadora-jogadora. São já 12 anos ao leme da equipa, e a melhor classificação que tinha conseguido até ao momento era um 3º lugar em 2011 (igualando a anterior melhor classificação da instituição). Com isso, independentemente do que aconteça hoje, esta será já a melhor classificação de sempre do IPL no CNU em futsal feminino.

O IP Leiria chegou a esta competição no 4º lugar da zona de qualificação (o ultimo a dar acesso), e ficou em 3º Lugar no grupo atrás desta AAUE e da Lusófona, passando como uns dos 3º melhor classificados. Nos quartos de final eliminaram um primeiro classificado (AAUTAD) e “vingaram-se” da derrota que a Lusófona lhes tinha imposto na fase de grupo.

Quanto à final Ana Correia não tem duvida que “pela reestruturação que a equipa tem sofrido nos últimos anos, o nosso afastamento desta competição há já dois anos e a dificuldade que tivemos em formar equipa, viemos para estes campeonatos com o objetivo de fazer o melhor possível. Por fazer o melhor possível, refiro-me essencialmente à superação individual e coletiva. E sem dúvida que temos conseguido isso. Na minha opinião, estamos nesta final por mérito próprio. Tivemos duas derrotas na fase de grupos em jogos que jogámos o suficiente para vencer. Isso não aconteceu e, por um lado, ainda bem. A análise ao que falhou é, possivelmente, o que nos fez chegar aqui.”

Na Fase de grupos, o IP Leiria saiu derrotado por 3-1 pela AAUE, resultado igual ao que se registou nas Jornadas concentradas. As duas equipas conhecem-se assim perfeitamente bem, e Lu descreve a AAUE como uma equipa “muito sólida e consistente, fruto de um trabalho regular, continuidade das atletas e a participação, em paralelo, no Campeonato Nacional Feminino de Futsal enquanto equipa, e não, apenas, de algumas jogadoras de forma isolada. E, claro, uma grande capacidade técnica individual de todas as suas atletas”, acrescentando ainda que “por tudo isto, é óbvio que sabemos que teremos grandes dificuldades e que são, claramente, a equipa candidata a vencer a prova”.

Já quanto ao IP Leiria, Lu afirma que a equipa vai a jogo “com o mesmo espírito de sempre, com o mesmo empenho e união”, admitindo ainda o orgulho na sua equipa: “Já estamos tremendamente orgulhosas do nosso percurso e por, finalmente, colocar o futsal do IP Leiria num patamar que há muito merece” e afirmando que “Estamos na final e, como sempre me disseram, As finais são para ganhar.”

Recorde-se que o grande jogo da Final deste Campeonato Nacional Universitário em Futsal Feminino se joga hoje pelas 14 horas, e que o vencedor da prova será inédito.



Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade