Antevisão da 5º Jornada da Liga SportZone, por Luís Estrela



Antevisão da 5º Jornada

 

Sporting Clube de Portugal - Quinta dos Lombos

Confronto entre duas equipas que apresentam uma pressão muito forte na linha 2 e que apostam muito do seu modelo defensivo no roubo de bolas na primeira fase de construção dos seus adversários. A equipa de Nuno Dias necessita de estar muito focada nas suas tarefas, conseguir gerir com qualidade os seus tempos de ataque para não permitir contra-ataques e empurrar a equipa adversária para o seu meio campo. Em termos motivacionais os primeiros jogos após uma competição europeia, são sempre difíceis de preparar devido ao relaxamento nos índices motivacionais. Sendo assim para este jogo é importante, os jogadores leoninos estarem bem presentes da qualidade do seu oponente e preparados para vários duelos físicos e intensos na disputa da bola dividida. A equipa de Jorge Monteiro vem de uma vitória muito importante, que lhe dá alento e motivação, apresenta um conjunto muito competente na sua pressão alta defensiva, nos seus momentos de transição e tem um conjunto de atletas extremamente físicos e que são competentes no momento da finalização. Deve o seu Treinador preparar ao pormenor a sua equipa para os 1vs1 defensivos, definir os momentos de ajuda e a utilização do 5vs4 adversário. Se estiver componente nestes momentos e souber gerir o que o jogo lhe pode proporcionar, terá hipóteses de equilibrar o jogo e tentar pontuar nesta jornada.  

Rio Ave - Futsal Azeméis by Noxae

Jogo de tripla onde irão encontrar se dois conjuntos com modelos ofensivos distintos e onde cada equipa tentará levar a dinâmica de jogo para os momentos que mais lhe interessa.  Paulo Amorim sabe que o seu conjunto fez uma excelente exibição frente ao U. Pinheirense, mas que não foi traduzida em pontos, porém em alta competição é importante saber aprender com os erros e acreditar nas suas competências. Jogando em casa, deverá a sua equipa ser muito eficaz e não deixar o jogo entrar num ritmo morno, que vai ao encontro dos jogadores muito experientes do conjunto de Azeméis que sabem escolher criteriosamente os momentos adequados para enganar os seus adversários. Ricardo Canavarro está a conseguir encontrar uma excelente dinâmica, com o jogo de Pivot de Jacaré a aproveitar as transições efetuadas com qualidade dos seus jogadores mais categorizados. Jogo de tripla e onde a equipa que avançar no marcador primeiro, poderá ser de importância vital.

Eléctrico FC - Leões Porto Salvo

O conjunto forasteiro vem de uma derrota muito amarga, onde praticou um futsal de ataque, mas que foi penalizado pela sua ineficácia e desconcentrações defensivas. Apresenta se em Ponte de Sor motivada para recuperar os três pontos perdidos, enfrentando um conjunto com excelentes executantes e que estão preparados para obter a sua primeira vitória no campeonato. Muito interessante compreender a estratégia da equipa da casa, em que zona de pressão vai colocar o seu modelo defensivo para este jogo, se opta por pressionar alto ou aproveitar os erros do seu adversário e lançar contra-ataques rapidíssimos. Quem souber gerir melhor os momentos de posse de bola e transição deverá ter mais hipóteses de sair vencedor do jogo. Muita atenção para a gestão do número de faltas no decorrer do encontro.

Belenenses- Burinhosa

Jogo muito intenso em perspetiva frente a duas equipas muito bem estruturadas e que necessitam de ter uma jornada positiva para subir os índices de confiança. A equipa do Restelo deverá manter a sua identidade e colocar bastante velocidade no jogo, aproveitando as características dos seus jogadores, aproveitando os remates exteriores e a dinâmica dos seus executantes. Muito importante compreender que irá enfrentar um conjunto muito aguerrido e que possui enorme experiência, situação que os comandados de Alípio Matos deverão estar avisados e alerta para obter um bom resultado no fim de semana. O conjunto da Burinhosa tem a sua dinâmica muito bem implementada, mas falta lhe consistência durante os 40 minutos e apresentar menos oscilações no modelo defensivo aplicado. É de importância vital conseguir reduzir as perdas de bola em posse, fechar melhor as costas nos seus corredores e afinar a subida de Marcão no 5vs4 adversário. Estará também o conjunto forasteiro avisado que deverá terminar sempre os seus tempos de ataque com finalizações pois os jogadores do Belenenses são extremamente velozes em transição e mortíferos para os seus adversários.

Viseu 2001 - Sport Lisboa e Benfica

Duelo onde a força mental da equipa da casa irá ter uma importância extrema no desenrolar da partida. Sabendo Paulo Fernandes que o seu conjunto não é o favorito neste encontro, é muito importante de que forma irá motivar os seus jogadores para acreditarem nas suas potencialidades e a estratégia delineada para o encontro. Sabendo que a sua equipa concede várias perdas de bola em construção no seu meio campo, é fundamental a equipa do Viseu2001 trabalhar muito bem as saídas de pressão e aproveitar o balanceamento ofensivo do seu adversário, atacando o espaço vazio e as costas dos seus oponentes.  A equipa lisboeta está num excelente momento de forma, dinâmica, intensa, com momentos estratégicos muito bem trabalhados e momentos de forma individual bastante significativos. A contratação de Marc Toirá veio dar estabilidade ao eixo defensivo e a excelente forma de Bruno Coelho, Fernandinho, Raphael Henmi e restantes companheiros torna este conjunto de Joel Rocha fortíssimo para qualquer adversário. Possivelmente iremos observar uma estratégia de pressão alta, encurtamentos de espaço perante a velocidade de Peixoto e o objetivo coletivo de não permitir ligação com o Pivot adversário André Galvão.

AD Fundão - SC Braga/AAUM

Jogo que promete muito espetáculo e alternância constante no marcador entre duas equipas com modelos ofensivos muito bem trabalhados e que operacionalizam sempre as suas posses de bola em situações reais de finalização. O segredo deste encontro estará no momento defensivo de ambas os conjuntos e na eficácia que os seus jogadores irão demonstrar na altura da finalização. Ambos os planteis apresentam individualidades que conseguem produzir desequilíbrios, esquemas táticos variados e soluções de recurso para enfrentar as adversidades. Perante o que foi observado neste campeonato é necessário subir os índices de concentração defensivos em momentos de 1vs1 e as costas dos seus jogadores, pois este momento tem sido muito bem aproveitado pelos seus adversários. Jogo de tripla e que promete muitos golos e um vencedor incerto.

Unidos Pinheirense - Módicus

A equipa do Módicus enfrenta um teste difícil numa deslocação que tem sido historicamente muito complicada para levar de vencida um “aguerrido” Pinheirense.  Estamos perante um jogo onde a equipa de Carlos Machado enfrentará largos períodos em que não irá ter a posse de bola, mas no momento que a recuperar, deverá acelerar os seus processos e procurar finalizações, quer em momentos de transição, quer em momentos individuais com Bruninho, Tiago Soares e Kelson a comandar as operações. Do lado do Módicus enfrentará um duelo às suas capacidades, com um conjunto muito tecnicista e com excelente capacidade de remate exterior é importante alimentar essas qualidades com uma forte capacidade de luta e superação nos momentos de dificuldade. A gestão em segurança nos momentos de posse de bola, fortes transições defensivas e controle emocional no desenrolar do jogo são fatores chave para conquistar pontos.

  

Antevisão elaborada por:

Luís Estrela – Licenciado em Treino Desportivo e Treinador de Futsal


Vídeos
Centenas de pessoas receberam olímpicas de ouro na chegada a Lisboa
Especial dedicado ao ouro olímpico sexta-feira às 12:45, na Quadra Mágica
Poker de Ouro
Os melhores golos da Jornada 5 da Liga SportZone
Os melhores Golos da Liga SportZone | Jornada 4
Os melhores golos da Jornada 2 da Série A de Itália
QUADRA MÁGICA (6) | ESPECIAL UEFA FUTSAL CHAMPIONS LEAGUE
Espanha - Portugal | Femininos Sub 19 | Live | 18:00h
Os melhores golos da Jornada 3 da Liga SportZone
Argentina - Brasil | Live | 00:00h