Portugal defronta hoje o Japão na final dos Jogos Olímpicos da Juventude



Portugal vai lutar com o Japão pelo ouro dos Jogos Olímpicos da Juventude. O Selecionador e as internacionais portuguesas mostram confiança.

Portugal vai lutar com o Japão pela medalha de ouro dos Jogos Olímpicos da Juventude. A final do torneio olímpico de futsal feminino está marcada para esta quarta-feira, às 22h00 de Lisboa (menos quatro em Buenos Aires).

Um jogo em que as duas seleções "vão dar tudo" para vencer. É Luís Conceição quem o diz. Tanto o Selecionador Nacional de futsal feminino como as internacionais portuguesas Fifó e Telma Pereira esperam dificuldades diante do Japão, mas estão convictos de que o talento luso irá fazer a diferença na final.

"Não há jogos iguais, ainda por cima tratando-se de uma final olímpica, em que toda a gente vai dar tudo", disse Luís Conceição, desvalorizando o triunfo português sobre o Japão na fase de grupos, por 2-0. 

O timoneiro da Seleção Nacional espera um adversário a "defender bem e a tentar sair em transições rápidas". "Temos de ter muito cuidado com essas transições. Temos de jogar com muita concentração", avisou.

O ataque demolidor da seleção portuguesa, que já apontou 53 golos na prova, não tem segredos para Luís Conceição: "O segredo é a qualidade de jogo e o talento indiividual das jogadoras. A organização da nossa equipa também desempenha um papel importante", frisou, lembrando que Portugal só sofreu quatro golos na competição, o que, "em futsal, é muito bom".

Luís Conceição não esconde que o ouro está  no topo das prioridades lusas. "As nossas jogadoras sempre sonharam com as medalhas, porque têm pleno conhecimento das suas capacidades. Quando viemos para Buenos Aires, a meta definida era uma medalha. À medida que a competição foi avançando, percebemos que podíamos redefinir o objetivo, que neste momento é o ouro".

O Treinador Nacional reconheceu que não tem sido fácil gerir o esforço físico num grupo com apenas dez jogadoras. "Porque o futsal é muito intenso e muito desgastante". "Com jogos e treinos quase todos os dias, temos conseguido dado o mesmo tempo de competição a todas e, felizmente, chegamos a esta fase decisiva sem lesões e com todas as atletas disponíveis", explicou.

Apesar de reconhecer que Portugal é encarado como favorito para a final, Luís Conceição garante que o rótulo nada significa. "Os favoritismos não contam para nada. Se fizemos o nosso trabalho direitinho e não facilitarmos, as coisas vão cair para o nosso lado. Mas nada está garantido à partida. Temos um jogo de 40 minutos a separar-nos do primeiro lugar".

Fifó: "Quero ganhar os Jogos Olímpicos"

Fifó disse esperar "um jogo muito equilibrado" entre portuguesas e japonesas. "Espero um Japão ainda mais organizado e focado do que esteve na fase de grupos", referiu, para acrescentar que a equipa lusa está "confiante e unida" e vai "trabalhar ao máximo para estar bem na final".

Com 17 golos apontados na prova, Fifó corre para o título de melhor goleadora em Buenos Aires. No entanto, faz questão de esclarecer que o primeiro lugar do pódio "é mais importante do que as distinções individuais". "Quero acima de tudo ganhar os Jogos Olímpicos", vincou a jogadora, que joga como universal na Equipa das Quinas, podendo desempenhar várias funções na quadra.

Telma Pereira: "Vou dizer-lhes para entrarem com tudo"

A qualificação do Japão para a final de futsal feminino dos Jogos Olímpicos da Juventude não surpreendeu a capitã da Equipa das Quinas. Pelo contrário. "Quando jogámos com o Japão, disse logo que iram criar muitas dificuldades à [favorita] Espanha. Chegam à final mérito", defendeu Telma Pereira.

A dona da braçadeira lusa conta que só irá passar uma mensagem ao grupo: "Vou dizer-lhes para entrarem com tudo. Se cada uma der tudo o que tem, certamente iremos fazer um grande jogo". A jovem, de 17 anos, justifica o bom desempenho de Portugal com a determinação e a perseverança das jogadoras portuguesas.  "Mesmo quando estamos a ganhar, jogamos como se estivesse o marcador a zeros. Não é por estarmos em cima que vamos facilitar", esclareceu.

O encontro decisivo do torneio olímpico de futsal, agendado para esta quarta-feira, às 22h00 de Lisboa, 

fpf.pt

Vídeos
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Joel Rocha: "porque é uma paixão, não é uma profissão... corre-me no sangue, corre-me nas veias"
Os melhores golos da Jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 19 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade