Antevisão da Jornada 6 da Liga SportZone, por Luís Estrela



Antevisão 6º jornada 

Sport Lisboa e Benfica vs Sporting Clube de Portugal
Encontro entre as duas maiores potências do Futsal Nacional e um excelente jogo em perspetiva, é o que as primeiras 5 jornadas deixaram como indicador. 
Prevê se um jogo disputado a alta intensidade, com uma procura constante de condicionar o jogo ofensivo contrário em pressão alta de ambas as equipas, utilização do jogo de pivot para potenciar finalizações exteriores dos apoios e movimentos de rotação com finalização dos próprios pivots de costas para a baliza. A subida do Guarda Redes para aproveitar determinados momentos na gestão da posse de bola, irá provavelmente ser algo bastante observado no derby, a defesa deste movimento irá ser crucial para evitar oscilações que criem aberturas para finalizações exteriores ou passes de rotura a encontrar homem livre para finalizar no segundo poste. 
A equipa de Joel Rocha tentará impor o seu sistema de jogo, onde as suas várias movimentações bem trabalhadas quer em 4:0 móvel, quer em 3:1 ou com a subida de Roncaglio criam problemas diferenciados para os seus opositores. É necessário melhorar bastante no momento da transição defensiva pois várias vezes os seus jogadores apresentam momentos no jogo onde não reagem com a intensidade certa ou são demasiado atraídos pelo corredor da bola, deixando aberto o corredor contrário. 
Da parte de Nuno Dias será importante a sua equipa ter o plano estratégico bem alinhado, utilizar o seu jogo de Pivot de qualidade e superar com efetivas saídas de pressão ou no momento da posse a pressão do seu oponente. Estrategicamente a sua equipa deverá optar por variar bastante os esquemas de foras ofensivos e cantos para dificultar a marcação encarnada. A intensidade defensiva deverá ser alta, mas a gestão das faltas será importantíssima para evitar o seu adversário ter a utilização dos livres de 10 metros.
A gestão emocional dos jogadores, bolas divididas, utilização do Guarda Redes Avançado, livres de 10 metros e as individualizações ofensivas serão pontos chaves para o vencedor deste derby

SC Braga/AAUM vs Viseu 2001
Após a primeira vitória do conjunto de Paulo Tavares e a estrondosa exibição da equipa de Paulo Tavares na última jornada, enfrentam se duas equipas com os níveis de confiança elevados e com os seus processos de jogo bem definidos.
Importante para a equipa da casa, manter a dinâmica de vitória e para isso deverá elevar o seu nível de eficácia ofensiva, mais a capacidade de concentração nos momentos em posse, não permitindo transições perigosas para a equipa do Viseu. Tiago Fernandes está em grande forma, mas Ciro e Nilson devem ser elementos que equilibrem a equipa defensivamente, pois várias vezes as linhas entre o primeiro e o último jogador da equipa estão muito distantes, não sendo fácil evitar os momentos de transição dos adversários.  A equipa de Paulo Fernandes deverá manter a sua curta rotação e não sabemos ainda o estado físico do seu jogador Peixoto que apresentou um nível soberbo no último desafio. Este atleta apresenta tudo para explodir este ano pois é rapidíssimo, finaliza muito bem, rendimento excelente a defender, muito raçudo e com uma capacidade física enorme. Aos 26 anos, deverá aumentar os seus níveis de confiança semana após semana e compreender o seu potencial para atingir patamares ainda mais elevados. Nuças, Galvão e Nilton estão também a um nível muito interessante, mas para pontuarem em Braga, necessitam que os jogadores do banco apresentem soluções efetivas e rendimento imediato. Em termos coletivos a equipa forasteira deverá defender com muito rigor, utilizar o seu jogo de pivot e atacar com eficácia os momentos de transição.

Futsal Azeméis by Noxae vs Eléctrico FC
Jogo entre duas equipas com dinâmicas muito distintas e veremos se a componente física não irá pesar no resultado deste jogo. O conjunto de Ricardo Cannavarro tem acumulado bons resultados e deverá apostar tudo para tentar atacar o 3º lugar neste duelo, contudo para ter hipóteses nesse sentido, os seus jogadores deverão levar o seu oponente muito a sério, pois o conjunto do experiente Treinador Kitó vem moralizado e apresenta jogadores com excelente qualidade individual.
Muito importante a equipa que conseguir aproveitar melhor os seus momentos de finalização, pois será um encontro com momentos de controle repartidos e onde a eficácia de remate terá um peso enorme no vencedor do encontro. 
Pede se às duas equipas muito critério na gestão de posse de bola para não proporcionar contra-ataques perigosos, pois ambas as equipas possuem jogadores muito fortes nesse momento.

Módicus vs Rio Ave
Encontro entre duas equipas com classificações distintas, mas que deve ser enquadrado com muita ambição por ambos os treinadores. A equipa da casa tem demonstrado todo o seu potencial, semana após semana e conseguido traduzir os seus momentos de superioridade nos jogos com golos e bons momentos ofensivos. É fundamental para os jogadores de Ricardo Ferreira respeitar o seu valoroso adversário, acelerar os processos de organização ofensiva em posse e manter os níveis de eficácia apresentados nas jornadas anteriores. Com o derby a realizar se nesta jornada, uma conjugação de resultados pode permitir uma subida maior na classificação. A equipa do Rio Ave apresenta uma classificação muito abaixo do rendimento produzido em jogo, mas um conjunto de fatores tem contribuído para tal razão. Importante manter a qualidade de jogo em posse, com a correta utilização do pivot Simas, velocidade nos momentos de transição, mas pede se a este conjunto concentração durante todos os períodos do jogo. Este jogo é de dificuldade máxima, mas já foi demonstrado pelo conjunto de Paulo Morim, capacidade para lutar e pontuar nos contextos mais adversos. Agressividade no seu meio campo defensivo e bloqueios fortes aos tiros exteriores adversários são fatores preponderantes para sair de Sandim com boas perspetivas. Joel Queiroz e Fábio Lima tem que ser limitados nos seus movimentos e não proporcionarem finalizações a estes atletas.
Quinta dos Lombos vs Belenenses
Jogo que se prevê rápido, dinâmico, com muita velocidade nos momentos de organização em posse e que deverá proporcionar um excelente espetáculo a todos os espetadores. A equipa de Jorge Monteiro vem de uma exibição portentosa, com muita qualidade em todos os momentos do jogo, mas em alta competição é importante celebrar as vitórias, mas saber virar a página e recarregar as baterias para novos desafios.  Com uma pressão muito forte a todo a quadra, um jogo de Pivot bem articulados com Ludgero em bom nível e uma estrutura defensiva muito pressionante nos jogadores adversários, esperamos uma equipa dos Lombos a partir para cima do seu oponente. Gonçalo Sobral e Eddy tem sido peças chaves na consistência defensiva e Ivo Oliveira apresenta sempre um toque de classe a este conjunto. A equipa de Alípio Matos tem subido de nível semana após semana e os seus jogadores parecem cada vez mais assimilar os processos de jogo pretendidos pelo seu Treinador. Importante saber igualar a intensidade defensiva do adversário e sair por cima nas bolas divididas que muitas vezes mudam o decorrer de uma partida.  Yulian Diaz e Bruno Pinto devem continuar o seu bom momento de forma e definir bem as individualizações na ala para proporcionarem finalizações claras a si ou em assistência aos seus colegas. Importante a capacidade de Marcão neste jogo quebrar o ritmo de jogo subindo no terreno de jogo e de que maneira o seu Treinador irá abordar este mecanismo. 

Leões Porto Salvo vs AD Fundão
Duas equipas muito bem-dotadas em termos individuais, mas que ainda não encontraram o seu ponto de equilíbrio em termos de rendimento coletivo. Jogo que se prevê de tripla, com dois treinadores que apresentam uma ideia de jogo similar e que encaram todas as partidas olhos nos olhos os seus adversários.  Da parte dos Leões pede se que saiba oscilar a sua zona pressionante, pois em termos de caraterísticas individuais dos seus atletas, encontra se quartetos que poderiam ser aproveitados para jogar num bloco mais baixo e sair rapidamente no espaço após recuperação de bola. A pressão extremamente alta que efetuam durante todo o jogo por vezes abre espaços que são muito bem aproveitados pelos seus adversários. A experiência de Rodrigo Almeida, saberá de certeza encontrar os momentos certos e mais seguros na organização defensiva do seu conjunto, importante também concretizar o elevado número de oportunidades que os seus atletas criam durante os jogos. Quanto a equipa de Nuno Couto, muita dinâmica ofensiva, bons momentos estratégicos ofensivos, excelentes individualizações na ala com facilidade a encontrar o homem livre no corredor contrário, mas a consistência defensiva tem sido o calcanhar de Aquiles desta equipa. Pede se mais capacidade de reter as transições ofensivas dos seus oponentes e ser capaz de descer na quadra com a mesma velocidade que se parte para o meio campo ofensivo. Jogo de tripla onde se espera um elevado número de golos.

Burinhosa vs Unidos Pinheirense
Duelo em termos emocionais difícil para a equipa da casa, principalmente se os primeiros minutos não decorrerem de feição. O conjunto de Alex Pinto procura a sua primeira vitória, tem tido muito coração em todas as suas ações, mas neste momento falta alguma tranquilidade para encontrar a melhor definição na conclusão de várias jogadas.  Jogo onde o primeiro golo será importantíssimo para definir para que lado da balança irá pender esta partida, se por um lado irá descontrair a equipa da casa ou se por outro lado, iremos ver a equipa do Pinheirense aproveitar a intranquilidade do seu adversário.
Ambas as equipas possuem jogadores experientes, com capacidade de superação na adversidade e iremos visualizar muitos momentos de bolas divididas e possivelmente um elevado número de faltas devido às características das duas equipas e do contexto do jogo. Pede se tranquilidade nos momentos de cada equipa em posse de bola, controle emocional e muita eficácia nos momentos de finalização. Jogo bastante importante para ambos os conjuntos com ligeiro favoritismo para a equipa da Burinhosa.

Antevisão elaborada por:
Luís Estrela – Licenciado em Treino Desportivo e Treinador de Futsal.


Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade