Formatos de qualificação do Europeu 2022 e do Campeonato do Mundo de Futsal de 2024



O Comitê Executivo da UEFA Futsal, em Nyon decidiu hoje que o formato de qualificação para o Mundial 2020 Lituânia será mantido no próximo torneio de 2024.

A agência também aprovou o sistema de classificação para o Europeu de 2022 que não tem sede, e pela primeira vez na história será de 16 equipas, mais quatro do que na última edição, realizada na Eslovénia. 

O sorteio para as fases anteriores do Mundial de 2020 será a 12 de dezembro. Portugal não vai participar na Main Round (32 equipas), a ser realizada de 22 a 27 de outubro de 2019, em grupos de quatro em que os dois primeiros se qualificam. Em seguida, joga-se a Ronda de Elite de 28 janeiro - 2 fevereiro de 2020. Os quatro primeiros classificam-se diretamente para o Campeonato do Mundo e os quatro segundos classificados vão jogar um playoff (9 e 12 de Abril) para mais dois lugares.

Por seu lado, o primeiro europeu da história com 16 equipa terá uma fase de qualificação especial. Portugal, pelo ranking não jogará a fase previa e os play offs, em que se classificarão 16 seleções que se juntam às 16 isentas. A terceira fase compõe-se numa fase de oito grupos de quatro onde os oito primeiros mais os seis melhores segundos alcançarão o bilhete pra o Euro, sendo que um será para o organizador e o último para uma eliminatória que será jogada pelos dois piores segundos lugares. 



Vídeos
(Resumo) Espanha 0-1 Rússia
Goleada do líder Barça Lassa sobre o Palma Futsal (8-1)
As melhores defesas da Jornada 8 da Liga SportZone
Resumo do Portugal 5-1 Espanha
Resumo do Portugal 2-1 Espanha
Os melhores golos da Jornada 8 da Liga SportZone
Primeira entrevista de José Vasconcelos como treinador do Rio Ave
Campeões europeus e vice-campeões da Ásia empatam de novo
Portugal e Japão empatam
Golos | Roménia derrota vice-campeão europeu, Espanha