Balanço da Jornada 9 da Liga SportZone, por Luís Estrela



Viseu 2001  5-11 Eléctrico

Jogo onde o ataque das duas equipas claramente superou as estruturas defensivas e que ficou marcado por finalizações exteriores de muita qualidade. A equipa do Eléctrico apresentou se desinibida na quadra, aproveitando os erros em posse do seu adversário e apostando em finalizações exteriores frente a Nilton. Neste jogo observamos uma versão da equipa do Viseu 2001 com muita precipitação nos seus ataques, pouca paciência em posse, forçando várias vezes linhas de passe pouco seguras que penalizavam esta equipa com consequentes transições rápidas do seu oponente. Na sua organização defensiva os seus jogadores apresentaram se claramente desconcentrados perante as marcações delineadas e nos princípios específicos que caracterizam a organização defensiva desta equipa. Com simples tabelas os jogadores de Paulo Fernandes eram ultrapassados, os mesmos não se ajustavam perante o pé mais forte do seu adversário, existia pouca pressão no momento da finalização exterior e o resultado foi se desequilibrando a favor de um Eléctrico muito confiante, seguro e com uma boa dose de eficácia. Mérito total para a equipa de Kitó Ferreira dando continuidade às boas indicações nas jornadas anteriores e espera se que a equipa de Paulo Fernandes aprenda com os erros e entenda que a este nível será crucial apresentar se sempre motivada e com os níveis de concentração máximos para obter sucesso. 

Burinhosa 2-1 Quinta dos Lombos

Excelente vitória da equipa de Alex Pinto num jogo muito bem trabalhado pelo seu Treinador, onde na primeira parte conseguiram apresentar muito critério em posse, retirando as perigosas transições da veloz equipa da Quinta dos Lombos. Um jogo bastante equilibrado com duas partes distintas, uma primeira parte mais forte da equipa da casa, mais intensa e ligada na disputa das bolas divididas permitiu lhe ir para o intervalo com uma curta vantagem. Na segunda parte existiu uma reação forte da equipa dos Lombos que aproveitou para igualar o marcador e colocar o jogo num patamar de incerteza. Com várias oportunidades para ambas as equipas, um rasgo individual desequilibrou a balança. A vitória no jogo acabou por sorrir para a equipa da Burinhosa num jogo onde a frescura física dos atletas pode ter tido alguma preponderância, mas perante o que foi observado nas duas partes aceita se perfeitamente. Nota para o excelente golo de Jovan Lazarevic que com uma brilhante jogada individual ajudou a sua equipa a conquistar 3 importantes pontos.


Sporting Clube de Portugal 9-3 Futsal Azeméis

Jogo onde a equipa de Nuno Dias aproveitou as fragilidades do seu adversário e construí uma vitória folgada sem acelerar muito os seus processos. O jogo de Pivot leonino através de Cardinal e Dieguinho foi sempre muito bem ativado, com os apoios a aparecer com movimentos rápidos para batimento frontal e nunca existiu grande oposição neste momento específico dificultando imenso o sucesso no jogo para os comandados de Ricardo Canavarro. A equipa de Azeméis permitiu em termos defensivos muito espaço para o portador da bola mesmo em bloco baixo, deixando conforto para os movimentos de individualização dos jogadores da casa e linhas de passe aberta para os pivots. Perante equipas que tem este poderio ofensivo, questiona se se os fixos não deveriam procurar em mais momentos marcação à frente do seu pivot opositor e um condicionamento mais efetivo do portador da bola. Bom jogo da equipa de Nuno Dias, num duelo que não ofereceu muita resistência por parte do seu adversário.  Performance menos positiva da equipa de Azeméis em virtude de alguns condicionalismos que necessitará de melhorar a sua performance defensiva para obter os resultados positivos que pretende nesta liga.
 

Rio Ave 1 - AD Fundão 3

Duelo onde estrategicamente a equipa do Rio Ave baixou linhas, situação que criou muitas dificuldades ao seu adversário que não encontrou o espaço que deseja e que os seus jogadores mais criativos tanto gostam de explorar. O jogo teve um ritmo baixo com ambas as equipas a gerirem os seus momentos de posse de bola com critério para não permitir transições que as pudessem penalizar. O jogo acaba por cair para a equipa de Nuno Couto que soube marcar golos em momentos importantes na segunda parte. Destacar o jogador Pauleta que vem subindo de produção e que apresentou se neste fim de semana bastante incisivo nos seus momentos com bola, criando sempre desequilíbrios. Uma palavra para a equipa do Rio Ave que com a experiência do seu novo Treinador e a qualidade dos jogadores que compõem o seu plantel terá fortes possibilidades de inverter esta fase menos positiva que está a passar.

 

Belenenses 2-4 Leões de Porto Salvo

Jogo muito difícil de digerir para os comandados de Alípio Matos que entraram muito bem na partida e com a sua dinâmica criaram várias oportunidades para ativar o marcador. A sua falta de eficácia nesses momentos e incapacidade de materializar o momento específico de 4 contra 3 marcou o seu jogo pois o Belenenses acabou por sofrer um golo numa altura que estava em superioridade numérica na quadra. Ao intervalo o Leões Porto Salvo sai na frente do marcador e sentiu se sempre mais confortável com o passar do tempo e com o que o jogo lhe ia proporcionando. Uma nota de realce para Rodrigo Almeida que optou por alterar em termos estratégicos a zona de pressão da sua equipa, em virtude das características do seu adversário, optando por jogar num bloco mais baixo e com isso claramente obteve espaço para aproveitar os pontos mais fortes de muito dos seus jogadores, que é a velocidade e capacidade de transição ofensiva. Esta equipa do Porto Salvo possui atletas e diversidade de características para jogar em vários sistemas e com modelos de organização defensiva variados na sua zona de pressão. Vitória da equipa que soube ser mais eficaz e contrariar o modelo de jogo adversário com destaque para a excelente exibição de Hélder Fernandes que soube dizer presente num momento delicado do jogo. Para a equipa do Belenenses fica a nota positiva que a sua equipa está com boa dinâmica de jogo ofensiva, porém defensivamente apresenta muita vontade para recuperar a posse de bola no momento da perda da mesma, mas deixa várias vezes o homem do corredor contrário descoberto. Deve também ser mais eficaz para emocionalmente apresentar se mais estável, pois em momentos de inferioridade no marcador, os seus jogadores tem a tendência para querer acelerar os seus processos ofensivos o que várias vezes acaba por prejudicar a sua equipa, com perdas de bola comprometedoras.

 

Balanço efetuado por:

Luís Estrela- Licenciado em Treino Desportivo e Treinador de Futsal.


Vídeos
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Joel Rocha: "porque é uma paixão, não é uma profissão... corre-me no sangue, corre-me nas veias"
Os melhores golos da Jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 19 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade