Braga recebe Europeu Universitário de Futsal 2019



A Universidade do Minho vai organizar, em julho de 2019, o Campeonato Europeu Universitário de Futsal, competição que vai ter como palco o Altice Forum Braga. Este será o sexto europeu a ser organizado pela UMinho, prevendo receber entre 700 a 800 atletas, treinadores e dirigentes de toda a Europa.

A European University Sports Association (EUSA), através do seu delegado técnico, Tomasz Aftanski, realizou, no fim de semana passado, a primeira visita de inspeção às infraestruturas e procedeu a uma avaliação do trabalho realizado até ao momento pelo Comité Organizador do evento.

Após organizar os Campeonatos Mundiais Universitários de Futsal em 1998 e 2012, a UMinho vai organizar, em 2019, o Europeu Universitário da modalidade. Com a popularidade do Futsal em crescendo (em Portugal e além-fronteiras), esta é a prova do calendário da EUSA que conta habitualmente com mais equipas inscritas.
“Vamos ter 24 vagas para o masculino e 16 para o feminino”, comentou Pedro Almeida, frisando que esta prova vai trazer à cidade de Braga “entre 700 a 800 atletas, treinadores e dirigentes, oriundos de toda a Europa”.

Os membros do Comité Organizador (CO), Nuno Reis (presidente da AAUM), António Paisana (administrador dos SASUM), Francisco Duarte (vice-presidente da FADU), Pedro Almeida (secretário-geral do CO) e Carlos Videira (diretor do DDC dos SASUM), acompanharam Tomasz Aftanski num circuito de visitas que teve início na Residência Universitária Lloyd Braga e no Complexo Residencial de Santa Tecla.

Após uma passagem pelo Pavilhão de Lamaçães, a comitiva seguiu para o Altice Forum Braga, onde Ricardo Rio os esperava e fez questão de reafirmar o apoio por parte da Câmara à organização desta prova. De seguida, a visita passou pelo centro da cidade (onde se irá realizar a cerimónia de abertura), pelo Hospital de Braga e pelo Campus de Gualtar da UMinho.

Da parte da tarde, e já no Complexo Desportivo Universitário de Gualtar, o palco da final, a comitiva assistiu ao jogo de Futsal entre o SC Braga/AAUM e o CR Quinta dos Lobos, partida que contou com a presença do diretor da Federação Portuguesa de Futsal, Pedro Dias.

A visita ficou concluída com uma reunião entre o Comité Organizador e o Delegado Técnico da EUSA, onde foram discutidos diversos tópicos da agenda organizacional e operacional do evento.

Recorde-se que a AAUM é a atual vice-campeã europeia universitária.


Vídeos
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Joel Rocha: "porque é uma paixão, não é uma profissão... corre-me no sangue, corre-me nas veias"
Os melhores golos da Jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 19 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade