Selecionador de futsal feminino admite favoritismo de Portugal para Europeu



O selecionador nacional de futsal feminino, Luís Conceição, apontou hoje que Portugal é "atualmente a seleção mais forte", admitindo a responsabilidade de vencer o Europeu, que vai decorrer em fevereiro em Gondomar.

"Neste momento, acho que somos a seleção mais forte pelo que estamos a construir. As seleções começam a olhar para nós de outra forma. Portugal começa a ser a seleção de topo. Mas não chega ganharmos os jogos e jogarmos bem, passamos o apuramento com alguma tranquilidade, mas nos momentos decisivos temos de estar lá em cima. Temos de vencer", disse Luís Conceição à agência lusa.

O selecionador falava aos jornalistas após o sorteio que ditou que Portugal vai defrontar a Ucrânia na segunda meia-final do Campeonato da Europa de futsal feminino, que vai decorrer a 15 e 17 de fevereiro no pavilhão Multiusos de Gondomar. A outra meia-final opõe a Rússia à Espanha. "As quatro seleções que estão nesta fase são equilibradas. Qualquer jogo vai ser equilibrado, os jogos vão decidir-se por pequenos detalhes. Qualquer seleção quer vencer o primeiro Europeu. O equilíbrio vai ser muito grande", disse Luís Conceição.

Na fase de apuramento para esta prova Portugal maçou 25 golos e sofreu apenas um, tendo conseguido vitórias frente à República Checa (13-0), Finlândia (3-1) e Sérvia (11-0).

Em outubro, a seleção portuguesa feminina de sub-19 conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude, que decorreram em Buenos Aires, ao bater na final o Japão por 4-1. Antes, em fevereiro, a seleção nacional masculina foi campeã europeia de futsal.

Questionado sobre se estes feitos contagiam ou inspiram a seleção A feminina, Luís Conceição confirmou essa ideia e prometeu foco no troféu.
"Contagia-nos a todos e vai contagiar também a seleção A. Temos de continuar o nosso percurso para, em fevereiro, estarmos próximos de levantar o troféu. Se queremos vencer temos de estar preparados para defrontar qualquer seleção. Temos de estar focados para em fevereiro estar no topo", concluiu.

O sorteio, que decorreu esta manhã na Casa Branca de Gramido, em Valbom, Gondomar, juntou o selecionador nacional, dirigentes e autarcas, bem como Ricardinho, estrela do futsal mundial e jogador da seleção masculina portuguesa.

Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade