Portugal é cabeça de série na qualificação para o Mundial



A Equipa das Quinas conhecerá os seus adversários rumo ao Campeonato do Mundo de Futsal na próxima quarta-feira, pelas 13h00, sabendo que jogará em casa a ronda principal.

A Seleção Nacional de futsal irá conhecer os seus adversários na fase de qualificação para o Campeonato do Mundo Lituânia 2020 na próxima quarta-feira (12 de dezembro), no sorteio agendado para as 13h00, na sede da UEFA, em Nyon (Suíça).

A Equipa das Quinas, atual campeã da Europa e terceira classificada no ranking da UEFA, atrás de Rússia (1.º) e Espanha (2.ª) irá ser sorteada no pote 1 para a ronda principal

O pote 1 será composto pelos oito primeiros classificados do ranking (Rússia, Espanha, Portugal, Cazaquistão, Ucrânia, Azerbaijão, Itália e Sérvia). Eslovénia, Croácia, Hungria, República Checa, Roménia, França e Eslováquia serão sorteados no pote 2. Do pote três sairão os oito vencedores dos grupos da ronda preliminar e do pote quatro os oitos segundo classificados desta primeira fase de qualificação.

Assim, neste sorteio em que participarão 49 países, 32 países entrarão na primeira ronda, que será disputada entre 29 de janeiro e 3 de fevereiro; os 16 primeiros classificados de cada grupo juntar-se-ão, na ronda principal, aos 16 melhores posicionados do ranking.

Portugal acolhe ronda principal
A Seleção Nacional de futsal irá jogar a segunda fase de qualificação para o Mundial em território luso. Assim, a formação comandada por Jorge Braz já sabe que não irá defrontar outos sete anfitriões desta fase – Azerbaijão, Itália, Ucrânia, Croácia, França e Polónia – tal como as restantes seleções que integram o pote 1 no sorteio– Rússia, Espanha, Cazaquistão e Sérvia.

Portugal será integrado no grupo de Eslováquia, Roménia, República Checa, Hungria ou Eslovénia, com uma vencedora e uma segunda classificada da primeira fase.

Esta ronda principal será disputada entre 22 e 27 de outubro de 2019.

Desta ronda principal, composta por oito grupos, apuram-se as oito primeiras para a Ronda de Elite que será disputada entre 28 de janeiro e 2 de fevereiro de 2020 e cujo sorteio está agendado para 7 de novembro de 2019.

A fase final do Campeonato do Mundo será disputada na Lituânia entre 12 de setembro e 4 de outubro de 2020. Para além da Lituânia, estarão no Mundial mais seis seleções europeias (as primeiras classificadas de cada grupo na Ronda de Elite, assim como as duas vencedoras do play-off entre as segundas classificadas).

FPF representada no sorteio
A comitiva lusa presente no sorteio será constituída pelo diretor da Federação Portuguesa de Futebol, Pedro Dias, pelo Selecionador Nacional de futsal, Jorge Braz, e pelo Team Manager, Mário Pereira.

Condicionalismos
O Kosovo e a Bósnia-Herzegovina não poderão ser sorteados no mesmo grupo na primeira fase de qualificação. Bósnia Herzegovina, Macedónia, Geórgia, Letónia, Moldávia, Suécia e Bulgária irão acolher a fase de grupos da fase preliminar, pelo que não poderão encontrar-se nesta fase.

Para a Ronda de Elite, o Comité Executivo da UEFA decidiu que Arménia e Azerbaijão, Gibraltar e Espanha, Kosovo e Bósnia-Herzegovina e Kosovo e Sérvia não poderão integrar o mesmo grupo. As seleções que se defrontarem na primeira fase não irão voltar a encontrar-se na Ronda de Elite.

Vídeos
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Joel Rocha: "porque é uma paixão, não é uma profissão... corre-me no sangue, corre-me nas veias"
Os melhores golos da Jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 19 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade