Ana Costa: “A equipa que menos errar será a justa vencedora”



Chegou o Dia da tão esperada Final, e como muitos previram temos mesmo uma Final Ibérica neste primeiro UEFA Women’s Futsal Euro.

Para uma pequena Antevisão a este jogo a Zona Técnica esteve à conversa com mais uma antiga gloria do futsal feminino que será certamente uma das pessoas que melhor conhece as duas realidades.

Falamos de Ana Costa, internacional portuguesa em 13 ocasiões, e atualmente diretora desportiva do UA Alicante FSF equipa esta que, para os mais desatentos, esteve na luta pelo campeonato espanhol até à última jornada da passada temporada.

Ana Costa começou a jogar futsal aos 9 anos no histórico e extinto Del Negro, clube onde a nível federado fez 6 temporadas, tendo passado também por Lobinhos e Novos Talentos, clubes estes onde venceu em 5 temporadas seguidas a Taça Nacional, e mais tarde acabou por ter ainda uma pequena passagem pelo Benfica no que clubes a nível nacional diz respeito.

Costinha, como era também tratada por alguns, foi a primeira jogadora portuguesa de futsal feminino a transferir-se para o exterior, tendo passado por vários clubes espanhóis como Atlético Navalcarnero, UCAM Murcia, Valencia e Bimil•lenari, isto sem falar do Unversidad Alicante, clube onde terminou a carreira mais cedo do que previa devido a uma lesão, mas que desde logo começou a representar em termos diretivos, algo que mantém até hoje e que concilia agora com a vice-presidência da Asociación de Clubes de Fútbol Sala Femenino (ACFSF).

Ana Costa é com tudo isto a grande pioneira do futsal feminino nacional, tendo conseguido feitos como participar na primeira seleção de futsal feminino, vencer a primeira Taça Nacional de Futsal Feminino (na altura a competição máxima desta vertente do futsal) a juntar-se então ao pioneirismo em jogar no estrangeiro que já tínhamos referido.

Na antevisão a esta final, Ana Costa usou a mesma expressão que tínhamos usado na noticia em que referíamos que Portugal chegava à final e onde comparávamos esta final com a do Europeu Masculino de 2018, mas desta feita Ana Costa destacou outra razão: “Esta final para mim é um déjà vu já que no meu tempo as finais dos torneios eram também sempre Portugal- Espanha”.

Bem conhecedora da realidade espanhola, Ana Costa deixou rasgados elogios às nuestras hermanas: “A Espanha é uma equipa extremamente disciplinada taticamente, não dão nunca nada por perdido até porque o nível a que estas jogadoras estão acostumadas a competir é altíssimo.

A liga espanhola é uma das melhores do mundo e a intensidade/ exigência é brutal, o que faz com que estejam perfeitamente preparadas para estes encontros.

Posso também ressaltar que conta com jogadoras a nível individual fantásticas. Clàudia Pons, selecionadora de Espanha, conhece muito bem esta modalidade como ex-jogadora que foi e tem a lição muito bem estudada para esta final”.

Mas para a ex-internacional, a sua seleção Portuguesa também não fica nada atrás, considerando esta que: “A seleção Portuguesa a cada dia está mais forte, o Luís tem um grupo bastante forte, com muita qualidade e juventude.

A nível individual tem jogadoras capazes de desequilibrar e creio que deveria aproveitar bem esse recurso. Para esta final devem ter os cinco sentidos mais apurados que nunca já que a Espanha é especialista em aproveitar os erros alheios e creio que nesta final estará aí a chave de tudo”, acabando ainda por afirmar que “a equipa que menos errar e que mais tempo consiga aguentar a pressão, será a justa vencedora”.

Ana Costa não quis, contudo, acabar esta antevisão sem nos deixar os seus desejos pessoais para esta final, bem como para as grandes instâncias do futebol: “Desejo que seja uma final magnifica e que estas jogadoras, esta geração, nos brindem com um espetáculo maravilhoso de futsal. Espero também que as entidades competentes ponham bem os olhos no salto de gigante que representa este Europeu e sigam para o também tão desejado Mundial e assim afiançar para sempre esta modalidade no feminino”, concluindo depois com um “Muita sorte Portugal!!!!”.

A Zona Técnica aproveita também para agradecer a Ana Costa pela disponibilidade e prontidão com que realizou esta antevisão, deixando-lhe também o desejo de uma boa continuidade no seu trabalho feito em prol do futsal feminino.


Vídeos
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Joel Rocha: "porque é uma paixão, não é uma profissão... corre-me no sangue, corre-me nas veias"
Os melhores golos da Jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 19 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade