Caxinas denuncia concorrência desleal sobre não cumprimento de regulamentos



O Caxinas pediu uma audiência à AF Porto sobre a situação de outros clubes tentarem contornar os regulamentos da 2ª divisão nacional e respectivo acesso à Liga Sport Zone.
 
Faltando jogar-se uma jornada para terminar a fase regular das sete séries da 2ª Liga de futsal, nove das doze vagas para as duas séries da fase de subida (Norte e Sul) já estão preenchidas. Os clubes apurados para a fase de apuramento de campeão são Candoso, Nun’Álvares, Caxinas, Boavista, Nelas, Lobitos, São João, Estoril e Portimonense.

Dentro do lote de clubes que irá disputar a fase de apuramento de campeão está o Candoso (sem Juniores "C") e Nun'Álvares/IES Fafe (sem Juniores "A") já estão apurados para esta zona, enquanto o Lobitos Futsal (não tem Juniores "C") que não cumprem com o Artigo 9º, Qualificação Nº4, do regulamento da Liga Sport Zone publicado pela FPF, que obriga as equipas participantes no escalão principal a apresentarem "equipas de juniores A, B e C, que tenham participado nas competições oficiais nacionais ou distritais da respetiva categoria na época anterior à participação na prova". "Sem prejuízo do que se encontra previsto nos números anteriores, a participação no

O Caxinas enviou à AF Porto um pedido de audiência urgente, alertando que os três clubes acima referidos não cumprem os regulamentos exigidos pela FPF e estão a estudar uma forma de dar a volta às regras. "O Candoso e o Nun’Álvares estão a preparar as inscrições em falta, junto da AF Braga, para participar, a partir do próximo mês, numa prova de caráter duvidoso para que assim possam invocar o cumprimento do regulamento em questão, caso consigam a tão ambicionada subida à 1ª Liga de futsal. Se subirem à 1ª Liga é um caso de concorrência desleal em relação às equipas da AF Porto. Somos um clube de gente humilde, voluntariosa, solidária e que preza, desde sempre, a verdade e a justiça no desporto nacional", escrevem os caxineiros.

Em declarações ao jornal Record, Fernando Morais, vice-presidente do Caxinas, apela a uma intervenção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "Nós não temos nada contra ninguém. Só queremos uma justiça e um desporto igual para todos e que os regulamentos sejam cumpridos por todos. Acreditamos na boa-fé da FPF e não queremos acreditar que os responsáveis máximos da Federação fechem os olhos a esta situação, a qual eu nunca tinha visto. Equipas a serem inscritas a meio de campeonatos, que já estão em andamento desde setembro, só para se contornar a lei", referiu.

Nas série a sul existem 4 equipas na disputa para a passagem à próxima fase que não cumprem os regulamentos de acordo. Farense e Tires Futsal (ambos sem Juniores "C") na série F, Posto Santo (Juniores C) e Santa Clara (sem Juniores "B" e Juniores "C") da série Açores. 

O regulamento da 2ª divisão Nacional não clarifica a situação como o da Liga Sport Zone o que acerca da obrigatoriedade em questão. O artigo 9.º da 2.ª Divisão Nacional (Qualificação), refere que "apenas são exigidos os escalões Juniores "A" ou "B" na primeira época do clube neste campeonato, bem como os dois escalões em simultâneo a partir da segunda época." 





Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade