Como se prepara o último jogo da carreira? "Como todos os outros, com a mesma vontade, dedicação e entrega, mas com certeza que terá um "sabor" especial"



A poucas horas de efetuar a última partida na carreira, a Zona Técnica Futsal esteve à conversa com, Wellington Almeida Medeiro, mais conhecido como Nino.


Uma carreira com Leiria no coração, mas antes de chegar a este Distrito e aos clubes que tiveram a sorte de ter, como foi antes de chegar a Portugal?

Nino - Foi tudo muito rápido depois de uma curta passagem pelo futebol 11 (Associação Atlética Rio Verdense) onde estive durante duas épocas, surgiu a oportunidade de ingressar no futsal (Rio Verde Futsal). Alguns campeonatos estaduais, uma liga nacional, uma taça Brasil e surge o convite para jogar em Portugal.

 

Chegas a Portugal e abraças o projeto Instituto D. João V, onde estiveste 5 temporadas, pelo meio Benfica e Pombal. Fala-nos um pouco desses anos, onde consegues chegar ao topo, o Benfica, mas por lá ficas pouco tempo.

Nino - O chegar ao Instituto D. João V foi mais que abraçar o projeto foi o viver um sonho de miúdo, foi o início de um ciclo que viria a mudar a minha vida, a oportunidade de treinar e jogar ao mais alto nível. Foram anos de muito trabalho, aprendizagem e principalmente de muitas amizades. Depois surge o Benfica e o prazer de vestir aquela camisola, uma curta estadia, porém muito intensa e gratificante. Um balneário recheado de craques, um título nacional e uma taça de Portugal. Na verdade estive nove épocas no Instituto D. João V, o vestir a camisola do Sporting de Pombal teve a ver só com patrocínios.



 

Coimbra também teve a oportunidade de ter, no seu clube mais emblemático a Académica como foram essas temporadas em Coimbra?

Nino - Após a triste noticia da desistência do Instituto D. joão V do futsal, surgiu o convite de representar a Académica que tinha subido à 1.ª Divisão. Foram duas épocas fantásticas, com um staff formidável, uma claque incrível e um grande grupo de amigos.

 

Em 2013 ingressas na Burinhosa sobe a batuta de Kitó Ferreira num projeto que estás até ao dia de hoje e que no próximo fim de semana deixarás. Pelo Meio uma breve passagem pela ADR Mata. Este será o clube que mais te marcou?

Nino - Todos os clubes por onde passei, felizmente não foram muitos, acabaram por deixar a sua marca. No entanto, quero enumerar o Instituto D. João V e a Burinhosa. O Instituto D. João V, foi onde tudo começou, por tudo o que aprendi e pelas amizades que perduram até hoje. A Burinhosa por toda a sua mística, pelo carinho e respeito dos adeptos, pelo balneário e por tudo o que vivi nestes cinco anos.

" Burinhosa não se explica, sente-se".


 

Teremos um Nino ligado ao futsal no Futuro? 

Nino - Na verdade, ainda não sei, pois só agora "caiu a ficha".

 

Que treinadores e colegas mais marcaram a tua carreira?

Nino - Ao longo da minha carreira tive o prazer e o privilégio de ser treinado pelos melhores, cada um com características muito distintas, mas todos eles foram importantes para a minha evolução como atleta e pessoa. Vou ser eternamente grato a todos a eles, todos me marcaram, no entanto, quero salientar o Alex Pinto pela confiança e ajuda ao longo destas duas últimas épocas, que permitiu que prolongasse e desfrutasse um pouco mais de futsal. Quanto a colegas os que mais me marcaram foram todos os que se tornaram amigos, e felizmente são muitos.

 

Qual o segredo para essa longevidade e para efetuar sempre tantos golos?

Nino - Segredos não há, muito trabalho, dedicação, paixão, superação dia após dia e alguns cuidados.

 

Momento mais marcante na carreira pela positiva e pela negativa e porquê?

Nino -  O Momento que mais me marcou foi o título de campeão nacional da 2ª divisão e consequentemente a subida de divisão, porque era esse o objetivo do clube, e pela forma como foi comemorado por toda uma aldeia. O que mais me marcou pela negativa, foi o término do futsal no Instituto D. João V, pois além das condições humanas e materiais era um clube de referência nacional.


Qual o seu 5 ideal (colegas com que jogou) e por quem seria treinado? 

Nino -  Seria para mim muito difícil enumerar apenas 5, afinal foram 17 épocas a jogar com craques. Mas se tivesse que ser: Eu e + 4 (risos).

Quanto ao treinador foram tantos e com tanta qualidade que seria ingrato enumerar apenas um.


E agora Nino? O futsal fica mais pobre e perde um sr. das quadras, que mensagem queres deixar e agradecimentos nesta que será a última semana de treinos?

Nino - Uma mensagem que posso deixar, é uma frase de Fernando Pessoa, com a qual me identifico muito: “o valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem". Aproveito para agradecer a todas as pessoas que de uma forma ou de outra me ajudaram a viver este sonho, em especial à minha família.

 

Como se prepara o último jogo da carreira?

Nino - Como todos os outros, com a mesma vontade, dedicação e entrega, mas com certeza que terá um "sabor" especial.


Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade