Gonçalo Portugal e Rui Pedro Cardoso, Guarda-redes à espera da estreia



Têm percursos diferentes, mas ambos mostram grande ambição em agarrar esta oportunidade de se estrearem na Seleção A diante da Noruega, lê-se em fpf.pt

A Seleção Nacional de futsal prossegue esta quarta-feira com os trabalhos tendo em vista os dois jogos de preparação diante da sua congénere norueguesa, nos dias 22 e 23 de junho (sábado e domingo), pelas 21h15, no Pavilhão Multiusos de Fafe.

Para estes dois encontros, o Selecionador Nacional Jorge Braz chamou aos trabalhos dois guarda-redes que se podem estrear ao serviço da Seleção A, Gonçalo Portugal e Rui Pedro Cardoso.

Gonçalo Portugal, de 27 anos, foi chamado pela primeira vez à Seleção A e conta com sete internacionalizações sub-21. Rui Pedro, com 23 anos, já tinha sido chamado para um estágio no mês de setembro de 2018, mas ainda não registou qualquer internacionalização. O guarda-redes do Sporting terminou a competição no último domingo enquanto o guarda-redes do Modicus Sandim tem mais tempo de utilização e terminou a competição há mais tempo.

Apesar das diferenças, há algo que os une - a grande vontade de jogar. E quem será o primeiro estrear-se? Gonçalo Portugal defende que isso será indiferente. “Por mim é igual. Por experiência própria, sei que o Selecionador costuma trocar, por isso tanto me faz. Se calhar jogo eu o primeiro e o Rui Pedro o segundo [risos]. É indiferente.” Da mesma opinião é Rui Pedro: “O que interessa é vencer. Isso é o mais importante. Depois, a nossa estreia também significará um momento único para as nossas carreiras e as nossas vidas.”

Rui Pedro já contou as habituais anedotas que são praxe desta Seleção e já informou o seu colega que é melhor procurar boas piadas na internet.

“Ele já me disse para ir ao Google pesquisar”, confidenciou Gonçalo Portugal. “Eu já tive essa praxe de contar as piadas e é importante ele estar preparado”, retorquiu Rui Pedro.

Colegas de quarto neste estágio, os dois guarda-redes revelam que o espírito é muito bom.

“Trocamos experiências que cada um já teve oportunidade de vivenciar no futsal”, explicou Rui Pedro. “Vimos de contextos diferentes, falamos dos nossos momentos e é muito boa essa partilha, até para percebermos outras perspetivas e pontos de vista. O espírito na Seleção é muito bom. Já nos conhecemos todos no contexto de clube ou por sermos adversários. Esta união que existe na Seleção é muito boa”, acrescentou Gonçalo Portugal.”

Nenhum dos guardiões que conquistou o título de campeão da Europa em 2018 está presente neste estágio, mas não é esse facto que faz aumentar a pressão.

“Estamos aqui para aproveitar esta chamada e a confiança que depositaram em nós. Acho que não temos de estar nervosos. Temos oportunidade de demonstrar o nosso valor e o trabalho que temos vindo a desenvolver ao longo da época. Acho que é só isso, sem grande pressão”, defende Gonçalo Portugal. Rui Pedro reitera que “o importante é aproveitar ao máximo esta oportunidade que nos está a ser dada. O facto de sermos chamados é sinal de que depositam grande confiança em nós para o presente e para o futuro. Agora compete-nos fazer o nosso trabalho e mostrar que realmente merecemos esta confiança que o mister nos está a dar.”

Apesar de estar parado há mais tempo, Rui Pedro teve mais tempo de utilização na Liga Sport Zone que o seu colega de posição. “Na minha opinião, não se trata de uma vantagem ter jogado mais tempo. O Gonçalo tem vindo a treinar no clube até esta última semana, enquanto eu já estou parado há mais tempo. Tenho vindo a trabalhar individualmente para não perder o ritmo. Estamos os dois em forma e não há desculpas para nenhuma situação.”

Gonçalo Portugal viveu uma situação diferente. Tendo sido utilizado menos tempo, obriga-o a estar sempre preparado para entrar a qualquer momento e uma grande força mental. “É verdade que o meu papel no Sporting exige força mental. Mas vamos trabalhando ao longo da semana. Temos um trabalho intenso nos treinos e isso reflete-se quando somos chamados ao jogo até à última hora para conseguirmos corresponder às solicitações. Temos de estar sempre preparados para tudo. Posso ter menos minutos de jogo que o Rui Pedro, mas se calhar a exigência e o contexto poderão ser diferentes.”


Vídeos
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Joel Rocha: "porque é uma paixão, não é uma profissão... corre-me no sangue, corre-me nas veias"
Os melhores golos da Jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 19 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade