Seleção Nacional de Futsal apoia Europeu Universitário



Evento desportivo internacional decorrerá de 15 a 23 de julho, em Braga.

A Seleção Nacional de Futsal “A” masculina está em estágio de 18 a 23 de junho, em Guimarães e Fafe, com vista à preparação dos dois encontros particulares agendados para os dias 22 e 23 de junho com a Noruega. A comitiva portuguesa demonstrou o seu apoio ao Campeonato Europeu Universitário de Futsal que decorrerá de 15 a 23 de julho, em Braga, destacando a importância destes eventos internacionais na promoção da modalidade, da região e do país.

A treinar nas instalações desportivas da Universidade do Minho (UMinho), em Guimarães, a Seleção Nacional de Futsal e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) fizeram questão de demonstrar o seu apoio ao Europeu Universitário de Futsal, assegurando a sua convicção no sucesso organizativo e desportivo do evento.

A competição será organizada pela UMinho e pela Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), com o apoio da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), da FPF e da Câmara Municipal de Braga, e terá a participação de 28 equipas (17 masculinas e 11 femininas). Este será um dos maiores eventos desportivos do ano, com cerca de um milhar de pessoas envolvidas, tendo como palcos o Complexo Desportivo da UMinho, o Altice Fórum Braga e o Pavilhão Municipal de Lamaçães.

Este será o terceiro campeonato universitário de futsal organizado pela UMinho, depois dos campeonatos mundiais de 1998 e 2012. “A UMinho é a instituição de ensino superior que mais eventos desportivos internacionais tem organizado, os quais deixam um legado organizativo importante”, referiu o Diretor da FPF, Pedro Dias, realçando a capacidade organizativa da Universidade. Para o responsável “estes são eventos excecionais de promoção da modalidade”, por isso a candidatura da UMinho a esta organização contou com o apoio da FPF desde o início. "Nesta fase crítica do evento cá estamos para apoiar a UMinho, a AAUM e a FADU na organização deste Europeu”, concluiu Pedro Dias.

O Diretor da FPF assinalou estes eventos como demonstrativos da capacidade de conseguir uma “carreira dual”, assinalando que o número de estudantes atletas que conseguem conciliar a vertente desportiva com a vertente académica “é cada vez maior”, apontando a UMinho como “pioneira” neste apoio aos estudantes atletas, e afirmando, por isso, que “muitos estudantes procuram a Universidade para estudar e conciliar as duas vertentes”.

Um destes atletas foi André Coelho. O jogador do SL Benfica e da Seleção Nacional, tirou o curso de Engenharia Civil na UMinho, conciliando as duas vertentes e conseguindo sucesso em ambas. “É difícil, mas a UMinho deu-me condições para conseguir conciliar tudo”, garantindo que a competição universitária, em termos nacionais e internacionais, é uma boa preparação para quem quer um futuro mais sério no futsal. “É uma excelente preparação profissional, mas também uma experiência pessoal incrível”, disse. Sobre o Europeu, André afirmou que sendo uma organização da UMinho “vai ser, de certeza, cinco estrelas”.

Estes eventos são considerados espaços de excelência para os jovens desportistas universitários, oportunidades de participarem em competições de enorme exigência com o “cunho” universitário. Tiago Brito também conciliou a prática de alto rendimento com o percurso académico. Agora, ao serviço da Seleção Nacional, afirma que estas competições universitárias “dão a conhecer todo o potencial que existe no futsal a nível europeu”, uma vez que muitos dos universitários presentes são também atletas das seleções dos seus países. Para o futsalista, as competições universitárias são “experiências muito benéficas tanto em termos pessoais como desportivos” e pelos importantes valores que transmitem. "Os clubes e a FPF estão atentos a estas competições universitárias e veem nelas uma boa forma de garantir atletas”, afirmou. Assegurando que estará em Braga para assistir ao Europeu, o atleta apela a todos os participantes para que deem o seu melhor, mas principalmente para que “desfrutem da cidade de Braga e das excelentes infraestruturas que a UMinho vos vai proporcionar”.

“Participar nestas competições universitárias é algo que os marca, tem influência no seu percurso.” A afirmação é do Selecionador Nacional de Futsal, Jorge Braz, que destacou a importância de os atletas terem uma formação integral, aliando o desporto com os estudos. “É importante, termos jogadores de futsal bem formados”, disse o técnico que levou Portugal ao título de Campeão Europeu em 2018. Desejando que o título de campeão fique em Portugal, o Selecionador espera que o Campeonato seja, acima de tudo, “uma excelente experiência para todos”. Mostrando-se confiante na excelência da organização, Jorge Braz revelou que irá acompanhar o evento, esperando que o sucesso organizativo seja acompanhado pelo sucesso desportivo.

Vídeos
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Joel Rocha: "porque é uma paixão, não é uma profissão... corre-me no sangue, corre-me nas veias"
Os melhores golos da Jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 19 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade