9 renovações e 1 subida no Sporting CP



O Sporting desvendou ontem à noite 10 das jogadoras que vão fazer parte da equipa senior na próxima temporada.

O conjunto verde e branco anunciou desde logo a renovação de 9 jogadoras da temporada passada, sendo que os restantes elementos do plantel já tinham anunciado a saída, e acrescentou ainda mais uma jogadora ao plantel que chega das juniores do clube.

Uma das jogadoras com mais anos de clube, mesmo que não de forma consecutiva é mesmo a capitã de equipa Débora Queiroz. Depois de começar a sua carreira no CRD Miratejo em 2009 e de realizar 4 temporadas nesse conjunto, transferiu-se para o Sporting em 2013/14, ano de estreia do projeto feminino no clube. Depois de duas épocas de verde e branco mudou-se para Itália onde representou Thienese e Napoli antes de regressar em 2017/18 ao Sporting para não mais sair. Vai agora para a 5ª temporada, terceira consecutiva, no clube.

Quem também caminha para a 5ª temporada, e esta de forma consecutiva é Jéssica Cordeiro. A internacional portuguesa de 25 anos, começou a sua carreira no SL Benfica e passou depois pelo Nova Morada antes de chegar ao Sporting em 2015/16 para representar o clube na época de estreia no Campeonato Nacional. Não voltou a sair e renova assim para a 5ª temporada consecutiva, tal como o faz também Kika.

Ana Catarina Ribeiro, mais conhecida por Kika, chegou também em 2015/16 ao Sporting. A internacional pelas seleções jovens portuguesas começou o seu trajeto na formação da Quinta dos Lombos e transferiu-se então para o Sporting, para representar também os escalões jovens. Desde cedo se destacou e foi várias vezes chamada à equipa sénior até que se fixou no plantel nos últimos anos. É vista como uma das grandes promessas do Sporting e do futsal nacional e continua assim mais uma época no clube.

Já Cátia Morgado segue para a quarta temporada no clube. É talvez o nome mais sonante deste conjunto até por ser chamada habitual na seleção nacional. A beirã de 29 anos, começou a sua carreira no futebol do SC Sabugal e passou ainda pelo Guarda 2000. Mudou-se para o futsal so em 2008 para representar a AD Fundão tendo passado ainda pela AD Estação antes duma aventura por Espanha no Poio Pescamar. Passou depois por Novasemente onde venceu o Campeonato Nacional, e pelos Restauradores Avintenses antes de em 2016/17 chegar então ao Sporting, de onde não mais saiu.

Débora Lavrador é a seguinte a contar das mais antigas. Aos 23 anos, a internacional universitária conta com uma longa carreira com o simbolo dos Leões de Porto Salvo ao peito, clube onde se estreou em 2004 e pelo qual jogou 11 temporadas. Deu-se depois uma passagem de duas épocas no SL Benfica, clube que trocou então pelo Sporting em 2017/18. Não mais saiu então do conjunto verde e branco e vai assim para a 3ª temporada no clube.

Débora Venâncio e Margarida já são duas das jogadoras mais recentes no clube e caminham ambas para a segunda temporada de leão ao peito. Débora, internacional universitária de 24 anos começou a sua carreira no UDC Forte, mas logo se transferiu para o UA Povoense onde realizou 9 temporadas e se tornou figura de destaque, algo que a levou a transferir-se para o Benfica em 2017/18. Esteve apenas uma época na Luz até que no passado verão chegou então ao Sporting.

Já Margarida conta com um percurso bem diferente. A jovem ribatejana de 19 anos começou o seu percurso no futsal do “Os Patos” mas logo se mudou para o futebol onde representou Ferreira do Zêzere e Ouriense. Regressou ao futsal em 2016 para representar o Lírios do Campo onde em 2017/18 foi figura de destaque no Distrital de Santarém onde acabaram com a hegemonia do VC Santarém, e também na Taça Nacional onde mostrou muito faro para o golo, despertando assim o interesse do Sporting.

Quem também chegou na temporada passada foi Vanessa Gonçalves, ou Vavá, mas esta apenas reforçou o Sporting a meio da época. A experiente guarda-redes de 29 anos conta com passagem pelo futsal do Os Torpedos, Novos Talentos e Carnide Clube antes de em 2011 reforçar o SL Benfica. Esteve 5 temporadas na luz antes de voltar a deambular, passando por Povoense, Leões de Porto Salvo e Quinta dos Lombos, clube este que trocou então em Janeiro pelo Sporting, preparando-se agora então para realizar a primeira pre-epoca pelo conjunto leonino.

A renovação que falta falar é Matilde Ferreira. A jovem de 19 anos prepara-se para a sua 3ª época no Sporting, segunda com o plantel sénior. Depois de se estrear no mundo do futsal pelo GDCRS Zambujeira e Serra do Calvo, clube que representou por 5 temporadas, Matilde chegou ao Sporting em 2017 para reforçar o plantel junior. O que fez foi suficiente para convencer os responsáveis a integrala na equipa senior esta passada temporada mas uma rutura no ligamento cruzado anterior levou a que Matilde perdesse toda uma temporada entre operação e recuperação, preparando-se assim agora para voltar às quadras.

Quem “reforça” esta equipa é então a ainda junior Carolina Pedreira. Internacional pelas seleções jovens portuguesas, aos 17 anos Carolina vai fazer parte da equipa senior do Sporting. Depois de se estrear no futsal por intermédio da Quinta dos Lombos, clube que representou por 7 temporadas, Carolina chegou ao Sporting em 2017 e tem dividido nestas duas épocas a sua presença por equipa juvenil e junior. Chegou a capitanear a equipa junior esta temporada e foi figura de destaque na Taça Nacional, sendo inclusive a melhor marcadora da prova, algo que a leva agora a dar mais este passo na carreira.

São assim já 10 as jogadoras que fazem parte do plantel para a nova temporada, esperando-se agora mais novidades quanto a reforços para a nova temporada nas próximas semanas.


Vídeos
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Joel Rocha: "porque é uma paixão, não é uma profissão... corre-me no sangue, corre-me nas veias"
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade