U. Minho e IP Leiria seguem para a fase a eliminar. U. Coimbra cai na fase de grupos.



O quarto dia do European Universities Futsal Championship (EUC) 2019 foi fulcral nas contas finais da fase de grupos das equipas masculinas. 

O primeiro jogo no Complexo Desportivo da Universidade do Minho colocou frente a frente duas equipas do grupo D: a Karazin Kharkiv National University e o College Management Academic Studies. A primeira parte foi calma e teve poucos golos. Ao intervalo, os ucranianos venciam por 1-0. No regresso ao jogo, a equipa da Karazin University veio com tudo e ganhou o jogo por 9-0. Com este resultado, a turma ucraniana passou à fase seguinte no primeiro lugar do grupo.

Após as surpresas dos jogos de ontem, a classificação final do grupo E ficou definida. A Ivane Javakhishvili Tbilisi State University partiu para a partida frente à University of Kiel como favorita. Sem conhecer ainda o sabor da vitória, os alemães queriam contrariar todas as expectativas e conquistar os primeiros pontos na prova. Os georgianos, que entraram na partida só com a vitória na mente, não facilitaram e asseguraram a vitória por 7-0. Apesar do segundo lugar do grupo, a equipa proveniente da Geórgia segue em frente na competição, devido à pontuação alcançada. 

Esperava-se um confronto quente entre a Universidade do Minho e a Lviv Polytechnic National University, onde a vitória acabou por sorrir à equipa da casa. Depois da goleada, os atuais vice-campeões europeus universitários queriam garantir um lugar na fase a eliminar e tentaram controlar o jogo do início ao fim, não dando muito espaço aos ucranianos. Ao intervalo, o resultado era já de 2-0 a favor dos portugueses. A Universidade do Minho entrou no segundo tempo com o pé direito e alargou a contagem. Com a vitória por 4-2 no Complexo Desportivo, os portugueses assumiram a dianteira do grupo A e o passaporte para os quartos de final. 

O Altice Fórum Braga recebeu a decisão do grupo D. Na luta por um lugar nos quartos de final, o Instituto Politécnico de Leiria defrontou a University of Osijek, alcançando o segundo lugar do grupo. Através de várias jogadas ao primeiro toque, os portugueses tentaram baralhar os croatas logo nos minutos iniciais, só que sem resultados práticos. Ainda antes do intervalo, a equipa da Croácia adiantou-se no marcador e foi para o descanso a ganhar por 1-0. O segundo tempo prometia grandes emoções dentro das quatro linhas. O Instituto Politécnico de Leiria aumentou a intensidade e chegou à vantagem nos últimos sete segundo, vencendo os croatas por 4-3. Devido à diferença de golos, a formação portuguesa garantiu a passagem à próxima fase. 

Ainda no grupo E, a University of Málaga e a Universidade de Coimbra entraram em campo para disputar o lugar que dá acesso aos quartos de final. Os atuais campeões europeus universitários não deixaram os portugueses respirar e abriram o marcador nos primeiros três minutos do encontro. O conjunto luso ainda tentou abrandar o ritmo imposto pela universidade adversária, só que a experiência espanhola foi superior à vontade portuguesa. O triunfo sorriu ao conjunto espanhol, que levou a melhor sobre a Universidade de Coimbra (11-1). Com esta vitória, a University of Málaga conquista o primeiro lugar do grupo e avança para a fase eliminatória. 

No terceiro jogo do dia no Altice Fórum Braga, a University of Jaén derroutou a University of Munster. Num jogo decisivo para a equipa espanhola, a sua entrada não poderia ter sido melhor ao abrirem o marcador logo cedo no encontro. A turma de Espanha não descansou, antes de intervalo, fez o 0-2. No regresso dos balneários, a equipa alemã tentou inverter o resultado ao fazer o 1-2, mas a University of Jaén fechou o resultado ao fazer mais três golos: 1-5. Com este resultado, a turma de Jaén passou à próxima fase no primeiro lugar. Destaque a a University of Warsaw, que alcançou a presença para os quartos de final com o segundo posto na tabela do grupo C. 

No final da tarde, a University of Camerino enfrentou a Saint Petersburg ITMO University, num jogo em as duas equipas pretendiam conquistar o primeiro lugar do grupo B. O equilíbrio foi constante durante toda a partida. Contudo, a eficácia do conjunto russo foi notória ainda antes do descanso. Com o predomínio da posse de bola, os russos fuzilaram a baliza italiana, chegando ao intervalo a vencer por 3-0. Nos últimos 20 minutos, a formação russa manteve o ritmo imposto, não dando qualquer hipótese aos italianos. A Saint Petersburg ITMO University terminou a partida com um triunfo por 9-3, terminando com todas as esperanças da University of Camerino. 


Vídeos

Hungria bate Rússia no 2º encontro entre as duas seleções | Vídeo
Portugal vence França por 4-3 | Resumo
Itália vence as duas partida de preparação diante da Eslovénia | Vídeo
Portugal bateu a França por 2-1 | Resumo
Espanha vence Japão por 9-1 | Vídeo
Um bronze que mudou o Futsal em Portugal | 19 anos depois
Os melhores golos da Jornada 12, com o apoio de IMVISO
Autocarro avaria e Magnus pega boleia de camião para o treino | Vídeo
Manuel Mesquita eleito com o melhor golo da Jornada 11
Os melhores golos da Jornada 10 da Liga Placard, com o apoio de Imvisio Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial