Tomás Reis "sempre com o objetivo de vencer o próximo jogo"



Na véspera de partir para a Letónia, onde irá disputar o primeiro Europeu, o jogador luso não esconde alguma ansiedade e considera que a equipa está pronta para iniciar a competição.

A Seleção Nacional sub-19 de futsal cumpriu esta quarta-feira o seu último apronto em solo luso antes de viajar para a Letónia, onde irá participar no Campeonato da Europa que se disputa entre os dias 8 e 14 de setembro na Arena de Riga.

Após três semanas e meia de estágio entre Rio Maior e Montaigu, a Equipa das Quinas viaja na quinta-feira para a capital letã, efetuando escala em Frankfurt.

Com 41 internacionalizações no currículo, Tomás Reis explicou ao fpf.pt que a equipa partirá confiante, mas não escondeu que já existe a ansiedade natural que existe antes das grandes competições.

“Sinto a equipa confiante. Trata-se do último dia antes de viajarmos para a Letónia e estamos ansiosos que a competição comece. Estamos focados em trabalhar, cumprindo os planos da equipa técnica. Estas três semanas de estágio em Portugal e no torneio que disputámos em França foram positivas e podemos tirar boas ilações.Amanhã viajamos em busca de um sonho. Partimos com ambição na bagagem, como se costuma dizer, mas com os pés bem assentes na terra. Para chegarmos longe, temos que ultrapassar várias etapas. Queremos começar bem diante da Letónia e só depois pensar no próximo jogo. Sabemos que não vai ser um trajeto fácil, pois trata-se de uma competição europeia, onde as equipas já tiveram de ultrapassar uma fase de grupos para lá chegar. Todas as equipas partem com objetivos ambiciosos. Queremos atingir as meias-finais e só depois começar a pensar chegar mais longe, sempre com o objetivo de vencer o próximo jogo.”

O jogador do SC Braga/AAUM reiterou que este é um grupo com capacidade para ultrapassar os momentos menos bons.

“Este grupo tem uma grande capacidade de superação. Temos lidado bem com o cansaço e com as adversidades com que nos fomos deparando. Todos juntos, com a ajuda da equipa técnica e da equipa médica temos conseguido superar esse cansaço e esse desgaste físico a que temos sido sujeitos. Isso tem permitido que treinemos com qualidade.”

O ala/pivô que soma 23 golos nos diversos escalões partilhou a experiência que os sub-19 lusos tiveram na visita efetuada na terça-feira por André Coelho e Bruno Coelho e esta quarta-feira por João Matos.

“Foi muito bom termos recebido o André Coelho, o Bruno Coelho e o João Matos. Foi uma sensação única ouvir conselhos de jogadores que são referência para nós. Podermos perceber aquilo que passaram, os seus sentimentos, as suas experiências – os momentos menos bons as duas alegrias, os seus receios… Ficámos com uma noção daquilo que passaram para chegarem ao título de campeão da Europa. Não digo que as palavras de outras pessoas são irrelevantes, mas quando são os nossos ídolos a contar as suas histórias e as suas perspetivas de vida, enquanto jogadores e enquanto pessoas, temos tendência a absorver mais a informação. Somos fãs deles e queremos atingir aquilo que eles já alcançaram. Transmitiram-nos ideias muito fortes e deram-nos conselhos muito bons que vamos tentar aproveitar para nos tornarmos mais fortes enquanto equipa. São campeões europeus e melhor que ninguém sabem o que estamos a passar e, ao mesmo tempo, como atingir o sucesso. Nas conversas que tivemos, falámos sobre a preparação. A Seleção A partiu para a Eslovénia após dois empates e isso pesou um pouco, mas eles conseguiram ultrapassar e explicaram-nos como o fizeram – acreditando no processo, ajudando-se uns aos outros… Nós também vamos para este Europeu após três derrotas com a Espanha e isso não pode pesar, pois a nossa equipa tem uma grande capacidade de superação. Na preparação não interessam muito os resultados, mas sim os aspetos positivos e as ilações do que fizemos menos bem. Estamos focados no primeiro jogo de domingo e, neste momento, é só isso que interessa.”

Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade