A 30.ª edição da "Supercopa" de Espanha | Rui da Cruz
A temporada 2019/20 vai arrancar, começará em Guadalajara com a disputa da Supercopa, que contará com o Barça, atual campeão da Liga e da Copa de Espanha, o El Pozo Murcia, vice-campeão da Liga e da Copa, neste sábado dia 7 de setembro pelas 19 horas portuguesas.
O Palácio Multiuso de Guadalajara sediará a XXX Edição da Supercopa da Espanha com que abrirá a cortina da temporada com os mesmos protagonistas que encerraram a final da última Liga e Copa da Espanha. O Barça buscará a sua segunda Supercopa da Espanha, depois da alcançada em 2013; enquanto que o El Pozo Murcia, que já possui seis títulos venceu em 1995, 2006, 2010, 2012, 2014, e 2016, tentará conquistar o seu sétimo título.
O Movistar Inter foi o último vencedor da Supercopa de Espanha. A equipe da capital, e do nosso "Mágico" Ricardinho é a que mais títulos conquistou nesta competição, com um total de treze.
O El Pozo Murcia, finalista conquistou seis títulos da Supercopa na sua história e retorna a uma final após a sua última disputada em 2016 em Antequera, na qual, conquistou o seu último título nesta competição.
Movistar Inter e El Pozo Murcia, são os dois clubes que mais finais disputaram na disputa deste troféu: 18 pelo Inter e 11 pelo El Pozo Murcia.
O Caja Segovia, um dos clubes históricos da LNFS, tem um total de três títulos na Supercopa e consecutivas nas temporadas de 1998, 1999 e 2000, ao qual se junta o Movistar Inter. Os segovianos foram os primeiros a conseguir isso nas épocas de 1998, 1999 e 2000, enquanto que os Interistas fizeram o mesmo nas épocas de 2001, 2002 e 2003.
Barça (2013), Autos Lobelle de Santiago (2010), Playas de Castellón (2004), CLM Talavera (1997), Torrejón FS (1994), Macoi Zaragoza (1993) e Penzoil Marsanz (1992) são os clubes que também conquistaram o título da Supercopa de Espanha nas 29 edições anteriores.
A Supercopa de Espanha foi disputada 17 vezes em um só único jogo (atual formato) e em 9 ocasiões a dois jogos. Em outras três edições a competição não foi disputada, pois, teve como campeão da Liga e da Copa o mesmo clube.
Teremos assim a abrir um "duelo" de alta intensidade entre duas equipas que se conhecem muito e bem, que após o interregno da pausa entre a última e a nova época se voltam a encontrar para decidir um título (o primeiro) após a disputa da final dos play-offs off da Liga e na final da Copa de Espanha.
Voltam por isso à "quadra" azul para se enfrentarem com o objetivo de conquistar mais um dos troféus em disputa, são 4 as competições oficiais internas.
O El Pozo chega ao Palácio Multiuso de Guadalajara, com cinco novos rostos [com o goleador Paradinsky, a barreira Espíndola, o estratega Tolrà que volta a reencontrar a sua ex-equipa em Espanha, assim como o irrequieto e experiente Leo Santana, e uma das excelentes revelações da anterior época do Ala Pol Pacheco], foi das equipas que mais novidades apresentaram, mas que certamente correspondem aos intentos que o seu treinador, Diego Giustozzi (que vai para a sua 2.ªépoca) pretende, espera assim vencer, recordo que será a terceira final consecutiva entre estas duas equipas em competições diferentes.
O ElPozo Murcia tem o desafio de poder enfrentar novamente uma equipe que fez bem as coisas e melhor na época passada. Verdade que a equipa está muito diferente, conquistaram o respeito das equipes, o público esse também voltou a comparecer em peso no "Palacio de Deportes" de Murcia e tudo isso resultado do bom "jogo" que apresentaram em quadra. Só precisam agora de o transformar em sucesso, ou seja em títulos.
Este título tem a particularidade de ser apenas uma partida. Creio que este El Pozo terá mais chances numa só partida seca do que em cinco. Como equipe, tem vindo em crescendo, insistindo, nunca se dá por vencida, não baixando os braços muito a imagem do seu treinador. Falta mesmo dar mais um passo...
Por sua parte, o Barça do treinador Andreu Plaza, que finalmente foi campeão da Liga, Taça de Espanha e somou mais uma Copa S.M (triplete). Chegam com ambição, com o objetivo de prolongar o seu reinado nesta nova temporada e querer acrescentar o seu segundo título nesta competição. Precisamente, o último troféu obtido pelos Blaugrana neste torneio foi em 2013, por sinal diante deste mesmo adversário, El Pozo, seu rival neste sábado.
A equipa chega com bons sentimentos face ao que conquistaram na última época onde fizeram muito bem as coisas e por isso lhes atribuo o favoritismo para este jogo.
Os catalães chegam com uma única novidade, a do internacional brasileiro Daniel (ocupou a vaga deixada pelo Leo Santana que rumou até Murcia), reforço de peso que vem do rival Movistar. A perda do guarda redes Dídac por lesão será ocupada pelo jovem guarda redes da equipa "B" Álex Lluc. Por seu lado, nas fileiras do El Pozo Murcia, Giustozzi tem todo o seu plantel disponível, conta entre os eleitos com uma novidade, o pivot internacional japonês Shimizu.
Vídeos