José Luís Mendes: "Bem preparados para dar uma boa resposta"

Na véspera da estreia no Euro-2019, José Luís Mendes analisou o momento da equipa e perspetivou as dificuldades que a Equipa das Quinas pode encontrar neste primeiro Europeu da categoria. ÁUDIO
A Seleção Nacional sub-19 de futsal cumpre este sábado o seu último dia de trabalhos antes de iniciar a sua participação no Campeonato da Europa Letónia 2019.
A Equipa das Quinas chegou à Letónia na quinta-feira à noite e joga no domingo, pelas 18h00 (20h00 locais) o seu primeiro jogo na competição, na Arena Riga, diante da seleção anfitriã.
Na véspera da estreia, José Luís Mendes analisou o momento da equipa, reconhecendo que existe uma ansiedade natural antes do início da competição. Considera que a equipa está bem preparada “para dar uma boa resposta neste primeiro jogo.”
O técnico espera que, no encontro com a Letónia, Portugal seja igual a si próprio. Mostrando-se ciente das dificuldades que a equipa irá encontrar diante do anfitrião do Euro e não só, explicou que a equipa se preparou muito bem para a competição e que o conjunto luso tem mais qualidade que o adversário, mas terá de o provar dentro de campo.
A competição é curta – Portugal jogará três jogos em quatro dias na fase de grupos e mais duas partidas em três dias se atingir a final – e o Treinador Nacional explicou que a preparação foi efetuada tendo em conta toda a prova e aponta à presença nas meias-finais como o objetivo mais imediato.
A finalizar, José Luís Mendes considerou que as maiores contrariedades que a equipa poderá ter são aquelas que são impossíveis de controlar, enaltecendo o espírito de família que é necessário ter para atingir o sucesso.
Três jogos em quatro dias
Após a partida de domingo, diante da Letónia, a formação lusa volta a jogar na segunda-feira (9 de setembro), diante da Polónia e fecha a fase de grupos na quarta-feira (11 de setembro), diante da Rússia. Sem descanso, as meias-finais serão disputadas na quinta-feira (12 de setembro). A final será disputada no sábado (14 de setembro). As seleções finalistas farão cinco jogos em sete dias.
Recorda-se que o Grupo B é composto por Espanha, Ucrânia, Croácia e Holanda. Apuram-se para as meias-finais os dois primeiros classificados de cada grupo.
Eis os 14 eleitos de José Luís Mendes:
CR Leões Porto Salvo: Francisco Oliveira e Nuno Chuva;
CS São João Urgicentro: Daniel Costa;
SC Braga / AAUM: Gustavo Rodrigues, Ricardo Lopes e Tomás Reis,;
SL Benfica: Célio Coque, Martim Figueira e Rui Moreira;
Sporting CP: Bernardo Paçó, Hugo Neves, Ricardo Pinto, Sévio Marcelo e Tomás Paçó.
07 de setembro de 2019 | sábado
14h30 - 15h00 (16h30 - 17h00 locais): conferências de imprensa de antevisão do Grupo A
18h00 (20h00 locais): treino oficial na Arena Riga
08 de setembro de 2019 | domingo
18h00 (20h00): jogo LETÓNIA x PORTUGAL, na Arena Riga
09 de setembro de 2019 | segunda-feira
18h00 (20h00): jogo POLÓNIA x PORTUGAL, na Arena Riga
10 de setembro de 2019 | terça-feira
15h00 (17h00 locais): treino no Pavilhão do Centro de Treinos Olímpico, Riga
11 de setembro de 2019 | quarta-feira
10h30 (12h30 locais): jogo PORTUGAL x RÚSSIA, na Arena Riga
Vídeos