AAUM e UMinho apresentam candidatura à organização do Campeonato Mundial Universitário de Futsal



Braga poderá receber mais uma grande prova mundial em 2022 ou 2024.

A Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM), em conjunto com a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), estarão presentes na próxima quinta-feira, dia 10, na sede da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU), em Lausanne, na Suíça, para a apresentação da candidatura à organização do Campeonato Mundial Universitário de Futsal. Desta feita, o Comité Executivo da FISU decidiu abrir processo de atribuição para as edições de 2022 e 2024.

A candidatura conjunta da AAUM, SASUM e FADU surge no âmbito da estratégia de dinamização da competição desportiva universitária através da organização de grandes eventos internacionais. O futsal é uma das modalidades com maior tradição na Universidade do Minho (UMinho) e com maior implementação em Portugal, com uma grande ligação entre a vertente universitária e a vertente federada.

Recorde-se que a UMinho já organizou dois campeonatos mundiais universitários de futsal, em 1998 e em 2012, sendo que o último campeonato europeu universitário da modalidade se realizou no passado mês de julho, em Braga.

Foi nessa ocasião, aquando da cerimónia de encerramento, que o Ministro da Educação entregou a Medalha de Honra ao Mérito Desportivo à UMinho pelos serviços prestados em prol do desporto nacional.

Para Carlos Videira, diretor do Departamento de Desporto e Cultura dos SASUM, “esta candidatura pretende contribuir para o desenvolvimento da relação entre o desporto universitário e o desporto federado, envolvendo a comunidade local e toda a família do futsal nacional. Tanto a UMinho como a FADU têm uma relação muito próxima com a Federação Portuguesa de Futebol, numa lógica de partilha contínua de recursos, instalações e conhecimento, que será um fator essencial para o sucesso desta candidatura.”

Já Nuno Reis, presidente da AAUM, refere que "depois de uma organização marcadamente inovadora e de sucesso do Europeu Universitário da modalidade, queremos elevar, ainda mais, a fasquia, organizando o Mundial Universitário de Futsal, na Universidade do Minho. Temos a certeza de que possuímos todas as condições para uma excelente organização e que estamos mais do que preparados para competir com outras candidaturas, tanto no que concerne ao histórico das competições que recebemos, bem como, a qualidade e hospitalidade que temos demonstrado a todos os participantes nestas organizações."

A atribuição das candidaturas deverá ser conhecida no próximo mês de dezembro e caso a organização seja entregue à Academia Minhota, este será 8º Mundial organizado pela UMinho, depois da organização do Mundiais Universitários de Futsal (1998 e 2012), Badminton (2008), Xadrez (2012), Andebol (2014), Karaté (2016) e Ciclismo (2018).

Vídeos
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade