Ilhas Salomão é o primeiro país a garantir presença no Mundial 2020

A atual campeã da OFC, Ilhas Salomão e a Nova Zelândia encontraram-se na final do torneio OFC Futsal Nations Cup 2019 para decidir que nação representaria a Oceânia no Mundial de Futsal a decorrer no próximo ano, na Lituânia.
As Ilhas Salomão venceram na semifinal, jogada na sexta-feira na Arena du Sud de Paita, a Nova Caledónia por 5-1 enquanto a Nova Zelândia venceu o Tahiti por 3-2.
As Ilhas Salomão são o primeiro país a juntar-se aos anfitriões Lituânia no Mundial de Futsal 2020 depois de terem derrotado a Nova Zelândia nos penaltis na emocionante final da OFC. Tinha terminado em 5-5 após prolongamento, antes da vitória por 2-1 nas penalidades. As Ilhas Salomão confirmaram a passagem para a quarta fase final mundial consecutiva.
Ao intervalo, os brancos do futsal lideravam por 1-0, golo de Micky Malivuk, sendo os outros sete golos marcados no segundo tempo. A Nova Zelândia avançou para uma vantagem de 4-2 mas os golos de Alvin Hou e Arnold Maeluma - o último dos quais ocorreu apenas a 20 segundos antes do final do tempo regulamentar - levou o jogo ao prolongamento.
Os Solomons seguiram na frente pela primeira vez no jogo no primeiro no prolongamento, através de Jeffery Bule, mas o empate surgiu quase imediatamente por Stephen Ashby-Peckham.
O jogo terminou 5-5, o que significou o drama das penalidades. A defesa de Anthony Talo ao penalti de Lucas Silva foi o momento mais importante e viu a equipa de Vicius Laite ser campeã do continente, reservando a sua passagem para a Lituânia.
Classificação final - OFC Futsal Nations Cup
Ilhas Salomão
Nova Zelândia
Taiti
Nova Caledônia (anfitriões)
Fiji
Vanuatu
Samoa Americana
Tonga