Ilhas Salomão é o primeiro país a garantir presença no Mundial 2020



A atual campeã da OFC, Ilhas Salomão e a Nova Zelândia encontraram-se na final do torneio OFC Futsal Nations Cup 2019 para decidir que nação representaria a Oceânia no Mundial de Futsal a decorrer no próximo ano, na Lituânia.

As Ilhas Salomão venceram na semifinal, jogada na sexta-feira na Arena du Sud de Paita, a Nova Caledónia por 5-1 enquanto a Nova Zelândia venceu o Tahiti por 3-2.

As Ilhas Salomão são o primeiro país a juntar-se aos anfitriões Lituânia no Mundial de Futsal 2020 depois de terem derrotado a Nova Zelândia nos penaltis na emocionante final da OFC. Tinha terminado em 5-5 após prolongamento, antes da vitória por 2-1 nas penalidades. As Ilhas Salomão confirmaram a passagem para a quarta fase final mundial consecutiva.

Ao intervalo, os brancos do futsal lideravam por 1-0, golo de Micky Malivuk, sendo os outros sete golos marcados no segundo tempo. A Nova Zelândia avançou para uma vantagem de 4-2 mas os golos de Alvin Hou e Arnold Maeluma - o último dos quais ocorreu apenas a 20 segundos antes do final do tempo regulamentar - levou o jogo ao prolongamento.
Os Solomons seguiram na frente pela primeira vez no jogo no primeiro no prolongamento, através de Jeffery Bule, mas o empate surgiu quase imediatamente por Stephen Ashby-Peckham.
O jogo terminou 5-5, o que significou o drama das penalidades. A defesa de Anthony Talo ao penalti de Lucas Silva foi o momento mais importante e viu a equipa de Vicius Laite ser campeã do continente, reservando a sua passagem para a Lituânia.

Veja aqui o resumo da partida


Classificação final - OFC Futsal Nations Cup

Ilhas Salomão

Nova Zelândia

Taiti

Nova Caledônia (anfitriões)

Fiji

Vanuatu

Samoa Americana

Tonga






Vídeos
Os melhores golos da Jornada 10 da Liga Placard, com o apoio de Imvisio Futsal
Portugal - Espanha | 16:00h em direto
Dani eleito com o melhor golo da Jornada 9
Os melhores golos da Jornada 8, com o apoio de IMVISO Futsal
Campeonato Nacional Futsal Feminino | Top 3 Golos da 3ª Jornada (Video)
Ricardinho não quer surpresas.
Jorge Braz: "assumir com enorme serenidade e seriedade o início deste processo"
Filipinho é o autor do melhor golo da Jornada 7
Campeonato Nacional Futsal Feminino | Top 3 Golos da 2ª Jornada (Video)
Movistar Inter derrota C.A. Osasuna Magna numa partida emocionante (5-4)
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial