Jaraguá decide vaga na final da LNF contra o Pato
Jaraguá procura chegar à final da LNF na cidade de Pato Branco (PR), o aurinegro decide a vaga na final da Liga Nacional contra o Pato, no Ginásio Municipal Dolivar Lavarda, onde encara um dos momentos mais importantes do clube nos últimos anos.
Como perdeu o primeiro jogo por 2-1, na Arena, os comandados de Lucas Chioro precisam vencer o rival no tempo normal e no prolongamento para continuar sonhando com o pentacampeonato.
A desvantagem pode ser grande, mas a equipa jaraguaense já demonstrou nesta temporada que tira forças nos momentos de dificuldade e nunca deixa de acreditar. Portanto, existem inúmeros motivos práticos para acreditar na classificação sobre os paranaenses.
Do desacreditado a semifinalista. Um lugar entre os quatro melhores colocados da LNF era improvável para muitos. Com uma irregularidade inesperada, o Jaraguá Futsal chegou a ter a sua classificação ao mata-mata ameaçada após figurar na lanterna vermelha da primeira fase, restando quatro jornadas para o fim.
Porém, as vitórias consecutivas sobre Blumenau, Carlos Barbosa, Atlântico e Pato mudou o ambiente da ‘água para o vinho’. De uma insegurança, o elenco criou ‘casca’ e fortaleceu-se para os duelos eliminatórios, passando por Cascavel e Tubarão até chegar à semifinal.
Desde que a Liga Nacional deixou de ser disputada numa fase única no ano de 2004, o clube jaraguaense acumula quatro títulos, seis finais e foi nove vezes semifinalista da competição. Ou seja, tradição há de sobra para a equipa de Jaraguá do Sul no torneio, o qual foi campeão nas temporadas 2005, 2007, 2008 e 2010.
A história e peso da camisola não entram em quadra, é bem verdade. Mas há espaço para novos capítulos, boas histórias e principalmente motivação dos jogadores em escrevê-los.Nomes como Jé, Oitomeia, Fernando e Éder, por exemplo, tranquilizam o grupo que já deu mostras de saber como lidar em situações adversas como a que se avizinha.
Recorde-se que o Jaraguá Futsal vem sabendo lidar com esse ambiente inóspito de Pato Branco. Desde que o Pato retornou à competição, o aurinegro foi a única equipa a ter 100% de aproveitamento no local, impondo uma goleada de 6-2 em 2017, e uma grande virada por 3-2 na última jornada da primeira fase desta temporada.
A história do futsal de Jaraguá do Sul remete a títulos. Afinal, são mais de 50 taças numa rica galeria que vai de competições estaduais e nacionais até continentais. Mas vivendo um processo de reestruturação após uma grave crise financeira que assolou o clube em 2016, o aurinegro tenta retomar o caminho das grandes conquistas.
No início da atual temporada, a equipa foi campeã da Copa Três Coroas, no Rio Grande do Sul, mas o último título de expressão aconteceu em 2015, com a Taça Brasil e Campeonato Catarinense. Portanto, voltar a levantar o caneco da LNF após nove anos pode vir a ser a retomada do multicampeão Jaraguá.
Vídeos