Pedro Cary quer bom começo e consistência



Um dos capitães da Equipa das Quinas faz um balanço positivo ao fpf.pt, dos cinco dias de trabalho em Rio Maior e fala do que é necessário para o sucesso. Pede “energia positiva” aos portugueses.

A Seleção Nacional de futsal concluiu esta sexta-feira o estágio de preparação realizado em Rio Maior, tendo em vista a Ronda de Elite – a derradeira fase de preparação para o Campeonato do Mundo Lituânia 2020 – que e será disputada na Póvoa de Varzim, entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro.

Ao longo de cinco dias, a formação orientada por Jorge Braz cumpriu cinco treinos e dois jogos-treino (diante da Seleção Nacional sub-21 e do SC Ferreira do Zêzere). Os jogadores voltam a concentrar-se no domingo (26 de janeiro), pelas 22h00, já na Póvoa de Varzim, onde ainda irão realizar seis treinos antes do primeiro jogo - a 30 de janeiro diante da Bielorrússia. Edu e Ricardinho, que atuam na Liga espanhola e ainda têm compromissos pelos seus clubes - também se juntam, no domingo, ao restante grupo que trabalhou em Rio Maior.

“Intensidade” e “bom ambiente”
Pedro Cary fez um balanço positivo dos trabalhos realizados em Rio Maior, destacando o excelente espírito que existe na Seleção.

“Foi uma semana extremamente positiva. Sabemos que ainda faltam dois elementos à nossa Seleção, nomeadamente o Ricardinho e o Edu, e é sempre mais fácil quando estamos todos juntos. No entanto, pouco a pouco vamos conseguindo as dinâmicas pretendidas para os duelos que aí vêm. Tratou-se de uma semana muito intensa do ponto de vista físico e acabamos por ter dois bons jogos-treino, independentemente de não termos conseguido um bom resultado no primeiro jogo-treino… Naturalmente que as vitórias trazem sempre outro alento, mas nesta altura o importante foi termos efetuado dois bons jogos-treino, dentro do que a equipa técnica também esperava e isso também é muito importante para os jogadores. Temos um grupo bastante unido, com jogadores que já se conhece muito bem, não só dentro do campo, como fora dele. Existe toda uma dinâmica e um grande companheirismo fora de campo e penso que isso é essencial. Tratam-se de semanas diferentes, em que estamos juntos 24 horas e nestes momentos nem sempre é fácil estramos concentrados tanto tempo. Parece-me que o bom ambiente que existe nesta Seleção só ajuda a que os treinos e os jogos sejam de melhor qualidade.”

“Primeiro jogo nunca é fácil”
Muito habituado a este tipo de competição, com três jogos em quatro dias e onde a margem de erro é mínima, um dos capitães da Equipa das Quinas revela o que é fundamental para se ter sucesso, destacando a importância do primeiro jogo.

“Para conseguirmos os nossos objetivos, que é estar no Campeonato do Mundo, há dois aspetos que são fundamentais. Desde logo, a consistência que a equipa vai ter de apresentar ao longo da Ronda de Elite. Depois, o primeiro jogo acaba por ser determinante, porque sabemos que neste tipo de competições em que temos três jogos não há muita margem para errar. O primeiro jogo nunca é fácil…    Até no meu caso, em que já passei por muitas fases destas e há sempre um nervoso miudinho. Há sempre a tentação de fazer mais e mais, quando   muitas vezes a clama é melhor ajuda.  Sintetizando, considero essencial a consistência ao longo do trajeto e começar bem. Estamos preparados, mas iremos, efetivamente, defrontar três boas equipas, muito competitivas e em que toda a atenção é importante. Falamos de três jogos e de nove pontos, mas sabemos que neste tipo de competição podem acontecer resultados que nós não estamos à espera. Esperemos que não, mas de qualquer das formas até é importante para o desporto que isso possa acontecer. Casso isso nos aconteça, é bom que nós estejamos preparados, pois não é um resultado menos bom que nos deve tirar o foco e o objetivo de passarmos em primeiro lugar esta fase de apuramento.”

“Queremos estar rodeados por uma energia positiva fora do campo”
Pedro Cary também realçou que o apoio do público pode ajudar a Seleção a acrescentar algo mais em alguns momentos.

“É fundamental o apoio do público em alguns momentos. Não nos podemos esquecer de uma coisa que considero muito importante – Portugal foi campeão europeu num momento em que esteve no seu auge a todos níveis. É importante perceber isso, ou seja, que Portugal tem uma excelente equipa, mas que nunca foi considerado um candidato ou um favorito a vencer este tipo de provas.  Precisamos sempre de estra num momento muito bom para que este tipo de sucesso possa volta a acontecer. Obviamente que o esforço de trazer esta Ronda de Elite para Portugal, acaba por estar muito relacionada com o que o povo português tem feito, especialmente ao longo destes últimos anos, a acompanhar a Seleção de futsal. Esperamos, mais uma vez, o apoio dos portugueses, porque vamos ter três jogos extremamente difíceis e sabemos que o público traz um alento diferente  - uma maior energia e aquele impulso que muitas vezes os jogadores precisam. É com isso que nós esperamos contar. Esperamos ter três jogos na Póvoa de Varzim em que estejamos determinados, mas acima de tudo rodeados por uma energia positiva fora do campo.”

foto:fpf.pt

Vídeos
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Joel Rocha: "porque é uma paixão, não é uma profissão... corre-me no sangue, corre-me nas veias"
Os melhores golos da Jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 19 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade