Evento "Joga à Bola Menina" iniciativa da AFE em colaboração com a Escola de Vila Viçosa



Na manhã de hoje, dia 7 de fevereiro a Rádio Campanário marcou presença na atividade “Joga à Bola Menina”, uma iniciativa da Associação de Futebol de Évora em parceria com a Escola Públia e Hortênsia de Castro onde Patrícia Sequeira, professora e coordenadora do Desporto Escolar no Agrupamento de Escolas de Vila Viçosa responsável pelo desenvolvimento da atividade prestou declarações aos microfones da RC.
“é preciso apostar mais nesta localidade porque há diamantes em bruto, mas que não estão a ser explorados”
  
“Este evento é muito importante pois neste momento o futebol feminino está em ascensão”, a ex-internacional Portuguesa na modalidade de futebol enalteceu a forte aposta da federação de futebol na evolução do futebol feminino e refere que o “Alentejo apresenta uma quebra enorme neste desporto” sendo “importante a evolução nesta zona”.
“No Alentejo o futebol feminino não está a funcionar” respondeu a professora em relação ao facto do Calipolense ser a única equipa do sexo feminino a jogar no campeonato distrital, sendo que na sua opinião “é preciso apostar mais nesta localidade porque há diamantes em bruto, mas que não estão a ser explorados”, referindo ainda que “a Associação de Futebol de Évora precisa de fazer mais alguma coisa senão isto não vai evoluir no Alentejo”.
A escola é o local apontado por Patrícia Sequeira para serem atraídas atletas para este desporto, sendo que, para além das escolas, os clubes da região devem apostar também na formação de equipas femininas na sua constituição representando mais um incentivo para a evolução do futebol feminino no Alentejo. “A evolução do futebol feminino passa por escolas e clubes”.
Neste momento a Escola Públia Hortência de Castro tem uma equipa de futsal feminino a participar no desporto escolar, com cerca de 18 atletas, juntamente com duas escolas de Évora, uma de Redondo e uma de Mora, três delas do escalão de iniciados e duas no escalão de juvenis. Perante este cenário Patrícia Sequeira diz que são muito poucas as escolas com futsal feminino no desporto escolar em comparação com o número de escolas que existem no Alentejo.
 
"O nosso objetivo é chegar a todos os concelhos do distrito de Évora"
 
Rodrigo Caetano atualmente estagiário da Associação de Futebol de Évora com ligações ao departamento técnico e ao acompanhamento de seleções distritais e que foi um dos responsáveis da AFE presentes no evento realizado em Vila Viçosa, prestou também declarações aos microfones da rádio, onde nos referiu que o principal objetivo desta ação de promoção era o de desenvolver cada vez mais e cativar mais raparigas no distrito de Évora a inscreverem-se em clubes e a praticarem futebol através desta atividade que se tentará realizar por escolas de todos os concelhos do distrito.
Questionado acerca da equipa feminina do Calipolense poder servir de exemplo para outras equipas e para outras escolas do distrito, Rodrigo Caetano concordou totalmente, dizendo que, a equipa de Vila Viçosa foi uma das razões para se iniciar esta iniciativa na escola Públia e Hortênsia de Castro, sendo que agradeceu ao clube Calipolense por ter possibilitado a participação das suas atletas nesta atividade.
Num dia dedicado ao futebol cerca de 150 a 200 raparigas participaram nesta atividade na escola secundária de Vila Viçosa, iniciativa esta que irá ser repetida em Borba, Alandroal, Redondo, todos os agrupamentos de Escolas em Évora, Viana do Alentejo e Montemor, sendo que a Associação de Futebol de Évora está em contactos para que esta seja realizada em mais localidades.

Vídeos
Dinis, o benjamim que recebeu o cartão branco por ter dito ao árbitro que não era penálti no dérbi
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard Futsal
Espanha vence Sérvia e assegura Mundial da Lituânia. A Sérvia segue para os Play-Off
Portugal vence Itália e garante lugar no Mundial 2020 da Lituânia
Espanha entra a vencer e bate França por 3-1
Rússia vence Croácia e garante presença no Campeonato do Mundo. Os Croatas seguem para o Play-Off
Finalização custa empate a Portugal
Itália vence Bielorrússia por 5-3
Croácia a um ponto do Mundial
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade