Novas regras. Basta um sintoma para ser suspeito e hospitais privados a trabalhar para o Estado



As novas regras de combate à Covid-19 mudam a avaliação dos casos suspeitos e a forma como se decide sobre quem é testado. As mudanças ocorrem já esta quinta-feira. Basta um sintoma para ser suspeito e hospitais privados a trabalhar para o Estado

Todos os serviços privados e do setor social da saúde passam a receber e a tratar doentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a preços do Estado, ainda esta semana.

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu ir até à requisição dos serviços privados de saúde, mas, por agora, avança um acordo: hospitais e clínicas do setor privado e social passam a tratar doentes do SNS, com Covid-19 e não só, e a ser pagos como se fossem públicos.

Vai ser literalmente de um dia para o outro, mais concretamente de dia 25 para dia 26 de março. Nasce uma espécie de Parceria Pùblico-Privada informal, fruto das circunstâncias, o que seria completamente impensável recentemente.

O presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada (APHP), Óscar Gaspar, fala num acordo com a Direção-Geral da Saúde e com a Administração Central do Sistema de Saúde, "cujos termos exatos hão de ser conhecidos nos próximos dias".

Em declarações à TSF, Óscar Gaspar avança que "os serviços de saúde do setor privado e social passam a receber doentes encaminhados pela linha SNS24 ou pelos centros de saúde, casos suspeitos ou confirmados de infeção pelo novo coronavírus". Por outro lado, estão também disponíveis para aliviar o SNS e, para isso, abrir portas a pessoas com outras patologias.

Não se trata de uma requisição, garante Óscar Gaspar, "é antes uma colaboração, para efeitos práticos hospitais públicos e privados passam a ser tratados da mesma maneira".

Também o Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa entra nesta 'troika' (público, privado e social) de combate ao novo coronavírus. No caso, trata-se de um hospital de modelo misto, com gestão público-privada.

Basta um sintoma

A partir das 00h00 desta quinta-feira há mais novas regras no combate à Covid-19: basta ter um dos sintomas da doença - por exemplo, tosse persistente - e é automaticamente um caso suspeito de infeção. O que não muda é que, antes de qualquer outra coisa, deve telefonar para o SNS24.

Espera-se que a maioria das pessoas seja enviada para casa, aí testada e acompanhada, por telefone, pelo centro de saúde local.

Vídeos
Coronavírus: isolamento só vai arrastar o problema, diz especialista
Guilherme Cabral: "Juntos venceremos o jogo mais difícil da nossa vida"
Os melhores golos da jornada 20 da Liga Placard
Corinthians enfrenta Palma de Mallorca em particular
Os melhor golos da jornada 18 da Liga Placard, com o apoio de IMVISO, Decathlon Portugal
Dinis, o benjamim que recebeu o cartão branco por ter dito ao árbitro que não era penálti no dérbi
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard Futsal
Espanha vence Sérvia e assegura Mundial da Lituânia. A Sérvia segue para os Play-Off
Portugal vence Itália e garante lugar no Mundial 2020 da Lituânia
Espanha entra a vencer e bate França por 3-1
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade