Joel Rocha: "a melhor forma de abordar este jogo é ficar claramente à defesa, e ficar à defesa é ficar em casa"



Treinador da equipa de futsal do Benfica deixou mensagem de esperança e otimismo e, num tempo que exige adaptação e engenho, falou de "treinos coletivos virtuais" à Benfica TV.

Recém-eleito 4.º melhor treinador do mundo em 2019, Joel Rocha revela como reagiu à atribuição do prémio da "Futsal Planet", uma notícia positiva quando todos vivemos esta fase de recolhimento face à pandemia de COVID-19.

Prémio partilhado com equipa técnica e jogadores 
"Era já um orgulho muito grande estarmos nomeados. É sinónimo de trabalho de muita gente, em primeiro lugar do clube que representamos, que tem dimensão mundial e que nos dá todas as condições de trabalho. Somos a quarta melhor equipa técnica do mundo, a quarta equipa do mundo que tem à sua disposição qualidade, e quantidade suficiente para fazer bons trabalhos e ter bons desempenhos. É um motivo de satisfação muito grande. Quero partilhar este prémio com toda a equipa técnica e com todos os jogadores que têm feito parte deste percurso, porque na realidade são eles que acreditam… Estou satisfeito, honrado e grato. Estamos a falar de nomeações que foram atribuídas perante todo o mundo do futsal e são pessoas que votam e que não têm conotação clubística ou nacional. Estamos a falar de votantes de todo o mundo, e acaba por ser um reconhecimento para todos os envolvidos."

Acompanhamento e treinos coletivos virtuais
"Temos trabalhado naquilo que nos é possível. Mesmo estando em isolamento, continuamos a saber distinguir aquilo que é o privilégio de uma equipa técnica multidisciplinar como tem o Benfica. Apesar de estarmos em casa, temos um acompanhamento ao minuto de uma equipa que nada nos deixa faltar. Posso até confidenciar que o futsal do Benfica já fez hoje três treinos coletivos, onde estamos neste tipo de contacto virtual, cada um nas suas casas, a fazer aquilo que o nosso fisiologista vai propondo. Estamos cerca de uma hora sempre juntos pela manhã e estamos a tentar minimizar aquilo que são perdas normais e naturais do ponto de vista físico para que quando voltarmos à competição o possamos fazer da melhor forma possível. Temos também um acompanhamento muito próximo daquilo que é a parte da nutrição. E depois o gabinete de psicologia, que também está sempre à disposição de todos aqueles que possam começar a sentir alguma insegurança, impaciência…"

Treino Benfica

Ficar claramente à defesa é ficar em casa!
"No ano passado, a final do Campeonato decidiu-se no jogo cinco, na negra. E eu tenho a certeza que aquela bola que, a sete segundos do fim, foi ao nosso poste e saiu, foi pela força e o ambiente do Pavilhão. Porque quando o Pavilhão da Luz está cheio, o Benfica joga sempre com mais um. É uma sensação de conforto e inspiração que os nossos atletas acabam por sentir dentro de campo. É uma força extra. Nesta altura, para este jogo, contra um adversário praticamente invisível, que não sabemos onde está, de onde vem ou quem o possa trazer, estamos todos convocados. E a melhor forma de abordar este jogo é ficar claramente à defesa, e ficar à defesa é ficar em casa. Porque quanto mais tempo ficarmos em casa e melhor nos defendermos deste vírus, mais depressa podemos sair para chegarmos ao sucesso. Temos de ficar em casa, proteger-nos, a nós, à nossa família, para, quando voltarmos, podermos fazer as coisas com satisfação e alegria."

Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade