Jorge Braz: "Trocava o prémio pela vacina"



Pelo segundo ano consecutivo, o site Futsal Planet elegeu Jorge Braz como o melhor selecionador do mundo, numa altura em que paira a dúvida se o Campeonato do Mundo,
na Lituânia, se vai realizar.

Numa entrevista concedida ao jornal https://www.avozdetrasosmontes.pt/ o selecionador nacional deixou claro que "Trocava o prémio pela vacina".

Pode ler-se na reportagem o seguinte:

"Nasceu no Canadá mas considera-se “orgulhosamente transmontano”. É o comandante da equipa de futsal das quinas, atual campeã europeia, e foi recentemente eleito, pelo segundo ano consecutivo, o melhor selecionador do mundo. 

“Este reconhecimento valoriza e muito aquilo que temos feito nos últimos anos e, apesar de ser algo individual, reflete muito o trabalho coletivo, de todo o staff, especialmente a equipa técnica que me acompanha”, sublinhou Jorge Braz, que, desde 2010, orienta a seleção nacional e comanda o departamento de futsal da Federação Portuguesa de Futebol, onde tem desenvolvido com “cuidado no rigor e na excelência” todo um trabalho para manter a modalidade no topo. “Esta valorização do futsal português parece-me ser um indicador de que alguns caminhos que temos traçado estão a ser os adequados e, neste sentido, temos que continuar a melhorar e a potenciar e a estar no topo. Porque sempre dissemos que lá queríamos estar”. 

Esta segunda distinção como o melhor do mundo surge numa altura em que o mundo do desporto está em suspenso. O treinador transmontano, apesar de valorizar o prémio, diz que o “trocava pela vacina, era mais importante neste momento”. 

 MUNDIAL NA LITUÂNIA EM DÚVIDA
A pandemia do Covi-19 entrou a pés juntos no mundo do desporto e forçou-o a uma paragem sem previsão de regresso. Com o apuramento para o Campeonato Mundial já garantido, a seleção nacional de futsal iniciaria agora a preparação para a competição que, até decisão em contrário, decorrerá de 12 de setembro a 4 de outubro, na Lituânia. “O planeamento está praticamente todo concluído. Teríamos agora jogos com a Polónia que foram cancelados, e que eram extremamente importantes. Estava tudo planeado. Vamos ver o que FIFA vai decidir, porque há confederações que ainda não realizaram os apuramentos para o Mundial e começa a ficar apertado em termos de tempo. Está tudo demasiado dúbio e com muitas incertezas. Mas independentemente do que acontecer, cá estaremos para nos adaptarmos e prepararmos da melhor forma para setembro ou para depois”, referiu Jorge Braz. 

O técnico ainda não escolheu os jogadores que vão envergar a camisola das quinas na Lituânia, mas seja quem for que entrará na sua convocatória, estará de certeza apto para competir. “Os clubes estão extremamente organizados, a realizar tarefas com os jogadores de forma coletiva. Parece-me interessante as soluções que encontraram e estão todos a minimizar esta ausência de competição para que, quando for possível voltar a haver jogos, eles estejam minimamente preparados física e mentalmente para começar a competir outra vez”.

QUARENTENA NÃO SÃO FÉRIAS
Apesar de esta paragem lhe ter dado oportunidade para “descansar” e “desfrutar da família que sofre com as muitas ausências”, Jorge Braz continua a trabalhar, em articulação com toda a estrutura do departamento de futsal e com a sua equipa técnica. “Já não sabia o que era estar parado no mesmo sítio no mesmo local, mas continuamos a trabalhar e a planear. Temos reavaliado tudo o que é a nossa organização e o nosso trabalho do ponto de vista de planeamento e conceção, e refletido sobre o que temos feito. E depois estamos a reorganizar documentos, uma série de análises e de base de dados e jogos que antes era difícil fazer”, rematou o melhor selecionador do mundo."

Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade