Divanei em entrevista ao Record: "quis voltar para mostrar que o Divanei não está morto para o futsal"



Numa entrevista que pode ler no Jornal Record, conduzida por Diogo Matos, Divanei falou sobre o regresso a Portugal, da Seleção Nacional e o Sporting. 

Na entrevista que pode ler-se que e depois do "seu percurso em Portugal confunde-se com a grande maioria dos sucessos da última década do futsal do Sporting. Aos 35 anos, e depois de passagens pela Rússia, Cazaquistão, Sérvia e França, Divanei regressou a Portugal no final de dezembro para representar o Portimonense."

"Divanei não hesita em apontar o motivo que o levou a voltar ao campeonato português. “O ano de 2019 foi um dos piores da minha carreira. Regressei a Portugal apenas e só para jogar. Estive um ano praticamente "apagado" e quis voltar para mostrar que o Divanei não está morto para o futsal. Ofereci-me a alguns clubes e, pouco depois, recebi a proposta do Portimonense", começa por explicar a record.
 
Salientando a forma como foi recebido em Portimão, o brasileiro explica o que correu mal desde que saiu do Sporting. “No Ekonomac, da Sérvia, sofri uma fratura numa fíbula e não me consegui recuperar porque o médico achou que não valia a pena operar. Só depois de três meses de tratamento sem resultado é que fui submetido a uma intervenção cirúrgica. Recuperei e decidi ir jogar para França, mas o clube para onde fui [Orchies Pevele] era pouco profissional e acabei por só fazer um jogo”, recorda. No regresso às quadras portuguesas, Divanei ajudou o Portimonense a conquistar três vitórias, mas a sua situação voltou a complicar-se na partida frente ao Estoril, a 15 de fevereiro. O ala sofreu uma pancada na zona a que tinha sido operado o ano passado e, desde aí, não pôde dar mais o seu contributo à equipa algarvia. Situação que pode ter influência no seu futuro. “Antes da lesão, o pessoal do Portimonense já tinha falado comigo sobre uma possível renovação, mas agora, de forma natural, a situação mudou um pouco. Sei que eles vão fazer o que consideram melhor para o clube: se eu puder ficar cá, melhor; se não puder, sigo a minha carreira noutro lado”, adiantou, pragmático, salientando que o clube continua a dar-lhe todo o apoio neste período de reclusão em casa: “O clube tem-nos dado vários exercícios, principalmente de força. Temos de usar as ferramentas que temos em casa. Fazemos tudo o que podemos em casa, mas não é o mesmo que ir para o treino ou ir para um ginásio.”"

Sobre os confrontos entre o Sporting e Benfica Divanei fala "Da ‘faísca’ ao jogo de amigos" referindo na mesma publicação “Agora é tudo computorizado, muito mecânico e isso acaba por limitar os jogadores. Alguns têm qualidade, mas não podem fazer uma jogada diferente. Nos meus primeiros anos cá jogava-se bom futsal, agora a preocupação é contratar um guarda-redes que jogue bem com os pés. Isso está a deixar o futsal estranho”, considera, abordando ainda as mudanças na rivalidade entre o Benfica e o Sporting. “Os dérbis antigamente eram jogos que faziam ‘faísca’ e que tinham um ambiente incrível. 
Até me podem criticar por dizer isto, mas sinto que, hoje em dia estou a ver um jogo de amigos.
Naquele tempo sofríamos imenso na Luz, mas dizíamos: "Vamos apanhar, mas temos de ganhar a qualquer custo", salienta."

Divanei ao Record elogia Jorge Braz e deixa um alerta "destacando o excelente nível do futsal português, sublinhando particularmente o trabalho feito por Jorge Braz, treinador com quem trabalhou na Fundação Jorge Antunes - "A seleção evoluiu bastante com ele. Quando cheguei a Portugal, tive a sorte de apanhar o Paulo Tavares e o Jorge Braz. Aprendi muito com os dois e o Jorge Braz fez um trabalho muito importante na Seleção, isso está à vista com o título europeu. Agora é preciso que apareçam jogadores novos, pois neste momento há alguns jogadors internacionais que estão perto do fim da carreira. É preciso que o Sporting e o Benfica apostem em jovens", alerta Divanei."

O ala disse que uma "Advogada complicou o sonha da Seleção" e revela que "chegou a ser abordado pelo selecionador Jorge Braz para representar a Seleção Nacional, facto que, no entanto, nunca chegou a acontecer. - "Em 2012 quando fui para o CSKA, o Jorge Braz falou comigo e manifestou o interesse de me ter na Seleção portuguesa. Eu fiquei muito feliz e falei com uma advogada para ela dar entrada no processo do meu passaporte. Infelizmente, ela não foi correta comigo: entrou com o processo, mas depois abandonou-o. Entretanto, o meu caso ficou indeferido e eu soube que tinha de ficar mais cinco anos em Portugal para poder jogar pela Seleção. Acabei por desistir dessa ideia", recorda Divanei."

A "Maior mágoa é não ter ganho a UEFA Futsal Cup no Sporting" , clube que "Divanei não esquece, nem quando estava no Kairat" - "Falar-se da história de Divanei em Portugal equivale em grande parte a falar-se da passagem do ala pelo Sporting. Depois de quatro épocas e meia na Fundação Jorge Antunes, o brasileiro rumou aos leões a meio da temporada 2008/09, tendo representado o clube durante cinco épocas e meia (em três passagens distintas). “O Sporting é a minha segunda casa. O clube deu-me tudo, deu-me todas as condições de que um atleta precisa para poder jogar e chegar ao topo. Fiz de tudo pelo Sporting e até hoje sou muito acarinhado pelos adeptos. Sinto-me feliz pelo que alcancei no clube”, recorda Divanei, não escondendo, porém, que ficou algo por conquistar na formação verde e branca: “Sem dúvida que a maior mágoa da minha carreira é não ter ganho a UEFA Futsal Cup pelo Sporting. Venci com o Kairat, mas perdi as duas finais a que fui com o Sporting. Infelizmente não deu, mas sabia que, mais cedo ou mais tarde, o clube iria conquistar a prova.”"

"Assumindo que abdicou de muito a nível financeiro ao não renovar com o Kairat para fechar o capítulo Sporting em 2017/18, Divanei revela, no entanto, que ficou um pouco desiludido com a forma como essa temporada se desenrolou. “Senti que quem me contratou na minha última passagem pelo Sporting não foi a direção nem a equipa técnica, mas sim os adeptos. Os adeptos pediram tanto a minha contratação que o clube acabou por avançar. Além disso, as coisas não correram muito bem, desanimei e acabei por sair no fim da época. Mesmo assim, passei bons momentos com o treinador Nuno Dias e coloco-o no top 5 de melhores treinadores do Mundo”, sublinha Divanei."

Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade