ACSS de Ricardinho pode, afinal, não jogar a UFCL na próxima temporada



A Federação Francesa de Futebol encerrou a liga de futsal sem conceder o título e sem determinar quem irá para a Liga dos Campeões. Esta decisão será tomada após o estudo do recurso interposto contra o ACCS e que poderá fazer com que ele perca pontos e a liderança, escreve o portal espanhol lpnsm.

A temporada em França foi cancelada a partir de 13 de março. Nesse dia, o ACCS Paris era o líder com uma vantagem de 8 pontos em relação ao segundo, Orchies Pévéle Futsal. Em princípio, seria o clube parisiense que jogaria a próxima edição da Liga dos Campeões de Futsal. No entanto, essa decisão está a ser considerada e estudada pela Federação Francesa de Futebol em resposta ao documento que vários clubes assinaram contra o ACCS Paris.

A razão para isto é que o clube de Paris, supostamente, não teria cumprido os regulamentos do Estatuto dos Educadores e Técnicos de Futebol da FFF contando e anunciando David Cardoso como treinador, que não teria o título da UEFA B necessário para dirigir uma equipe na Ligue D1, de acordo com o jornal francês VAR-MATIN. Embora do clube eles neguem essas informações.

Seria por esse motivo que, nas fichas de jogo, quem aparece como técnico não é Cardoso (quem atua como assistente), mas outra pessoa. Esta prática é chamada pela Federação Francesa como "prête-nom". Ou seja, alguém que empresta o seu nome para a função.

Essa prática teria sido realizada pelo clube em duas ocasiões: no início da temporada a 15 de dezembro com o Sr. Abdelilah e com o Sr. Bezahaf em janeiro, no final da temporada. Além disso, este último seria, ao mesmo tempo, o treinador de outra equipa que joga na categoria regional.

Diante disso, vários clubes da liga interpuseram um apelo à Comissão encarregada da Federação com diferentes evidências que mostram que ela estuda uma possível sanção contra o ACCS. Entre os testes apresentados estão: publicações do ACCS nas redes sociais nas quais ele apresentam e falam sobre Cardoso como técnico, imagens dos jogos em que se vê como o brasileiro está a dar ordens no banco e várias fichas jogo onde o treinador é outra pessoa.

Na imagem a seguir (uma daquelas apresentadas como evidência), pode-se ver como no arquivo da partida Sporting Paris - ACCS, na composição do banco, quem aparece como técnico (E) é o Sr. Bezahaf, enquanto Cardoso aparece como assistente (A).



Para evitar tais práticas, a própria FFF enviou uma carta circular no início da temporada a todos os clubes, informando-os que: “O treinador tem uma responsabilidade real pela equipa. Ele responde às obrigações estabelecidas no referido Estatuto e, em especial, no Artigo 1. Ele deve estar presente no banco, dar ordens aos jogadores e outros detalhes técnicos nos vestiários e nas áreas técnicas antes e durante o jogo. Ele também responde às obrigações dos jornalistas”.

Parte da circular enviada pelo FFF na qual ele fala sobre o «pré-nom»



Na referida circular, os clubes também foram informados de que as sanções seriam mais rigorosas para que o caso da KB United não fosse repetido. O clube foi sancionado com 10 pontos por usar essa mesma prática.

Esta queixa foi apresentada à Comissão da Federação em 22 de março.

Se a Federação acreditar que há uma violação dos regulamentos, pode levar pontos do ACCS. Vale lembrar que Orchies Pévéle Futsal é o segundo na classificação com 8 pontos de desvantagem. Portanto, se a sanção for igual à da KB United, a classificação poderá mudar de líder.

Mais jogadores no jogo
Além desse problema, a Federação também deve considerar quem irá para a Europa: quem terminou como líder ou quem apoia o título de campeão. Embora seja verdade que nesta temporada nenhum vencedor foi proclamado, o atual campeão é o Toulon Elite Futsal. E "de acordo com os estatutos da UEFA, é o campeão que representa o seu país nas competições europeias", informou o presidente de Toulon em entrevista ao Chronos.




Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade