Dividir Para Evoluir | Rute Duarte, jogadora do GD Valverde



Depois de ontem lhe termos deixado a mensagem surpresa de uma campeã europeia, hoje é uma vice-campeã desse mesmo europeu que nos deixa a sua opinião.

Falamos de Rute Duarte, jogadora de 36 anos que milita no Grupo Desportivo de Valverde, conjunto que venceu o Campeonato Distrital de Castelo Branco, e que na passada temporada em época de estreia no Campeonato Nacional tinha conseguido mesmo esse regresso à seleção.

Olhando para o Valverde, este é sem dúvida um conjunto hegemónico no seu distrito, tendo vencido o distrital todos desde a criação desta secção, com a exceção da época 2018/19, em que participaram no Campeonato Nacional, sendo por isso mais um dos conjuntos que já necessita desse novo nível competitivo.

Sem mais demoras deixamos então as palavras de Rute Duarte, a quem agradecemos a disponibilidade:

 

Quais os benefícios e desvantagens que vocês atletas esperam retirar nesta nova fase?

Espero sinceramente que a possibilidade de se conseguir formar uma segunda divisão se venha a concretizar. O futsal feminino, pela qualidade que têm demonstrado ao longo dos anos, já merece este investimento e este esforço quer por parte da FPF, quer por partes dos clubes. Bem sei que para isto se concretizar é necessário um esforço grande pelos envolvidos, e aqui refiro-me essencialmente a questões financeiras e logísticas, que creio que podem e devem ser ultrapassadas em prol de um bem maior que é o crescimento da modalidade, para que se torne mais atrativa e sobretudo mais competitiva. É urgente colmatar o fosso que atualmente existe entre o Campeonato Nacional e os Campeonatos Distritais.

Com este novo campeonato a competitividade no nosso futsal pode melhorar/aumentar? Porquê?

Como temos visto, ao longo dos anos, as equipas que chegam ao Campeonato Nacional chegam muito fragilizadas e acabam, na maioria da vezes, por descer novamente, não quer com isto dizer que não tenham qualidade, eventualmente até podem estar dotadas de boas jogadoras e de dispor de uma boa capacidade de trabalho técnico/táctico, porém falta-lhes algo, que no meu entender é fundamental, faltas-lhes competitividade, falta-lhes aquela "estaleca" que apenas se consegue com a competição e jogando contra as melhores, jogos onde as atletas individualmente e coletivamente têm de se superar, de se transcender e isso, claramente, não é conseguido competindo nos nossos distritais. Por estas razões só posso ambicionar uma segunda divisão, onde a competição se irá assemelhar em muito ao Campeonato Nacional, onde proporcionará o crescimento das equipas e das atletas nela envolvida que, certamente, chegaram mais e melhor preparadas ao Campeonato Nacional, tornando-o consequente mais competitivo.

E em termos de visibilidade tanto para clubes como para vocês atletas, o que achas que essa possível 2ª Divisão Nacional pode trazer de novo?

Aqui falo essencialmente como atleta porque é isso que sou e todas as atletas ambicionam crescer, querem pisar os melhores "palcos" e jogar com as melhores para se tornarem também elas melhores, no fundo querem ter as mesmas oportunidades para mostrar o seu valor,  e assim, terem sonhos e aspirações colectivas e individuais. Uma segunda divisão, no meu entender, trará isso e irá proporcionar às atletas, às equipas e aos clubes as mesmas oportunidades e mais importante  uma adaptação e uma experiência  mais real e semelhante ao Campeonato Nacional. Competitividade é sinónimo de qualidade, os clubes e as atletas querem competitividade para apresentar maior qualidade e, assim sendo, a modalidade é quem mais fica a ganhar.

 


Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade