Dividir Para Evoluir | Tiago Rasquete, treinador da Associação de Juventude “A Planície”



De terras alentejanas chegam-nos as palavras de hoje.

Tiago Rasquete é o técnico da Associação de Juventude " A Planície", clube que venceu pela segunda vez consecutiva o campeonato distrital da AF Portalegre.

Ainda assim este jovem técnico de 33 anos, bem como quase todo o plantel que representa este conjunto não se limitam a esses 2 titulos consecutivos e são já tetracampeões dessa competição distrital, uma vez que tinham conquistado outros dois títulos no Fronteirense, sendo este então um dos conjuntos que são já hegemónicos no que a  competições distritais diz respeito e que tanto precisam dessa nova categoria competitiva.

Sem mais demoras deixamos então as palavras de Tiago Rasquete, a quem agradecemos desde já a disponibilidade mostrada:

 

Que desafios e dificuldades poderão os clubes esperar com este novo desafio?

Primeiro que tudo esperamos que a FPF aceite a proposta e crie a II Divisão Nacional de Seniores Femininos de Futsal, seria um grande passo para o desenvolvimento do Futsal em todo o País. Será uma liga muito mais competitiva do que os campeonatos distritais em que normalmente competimos. Mas este é um passo que estamos preparados para dar, tanto jogadoras como toda a estrutura do clube está ciente do desafio que vamos ter pela frente, mas se queremos evoluir e subir patamares temos que competir em provas ainda mais aliciantes. Em termos de estrutura e de clube também temos que melhorar em alguns aspectos, mas sabemos bem o que temos que fazer. Em termos financeiros as despesas serão maiores sem dúvida, mas estamos prontos para procurar ainda mais patrocinadores e temos a certeza que conseguiremos mais apoios, pois a visibilidade também será maior. Levar o nome da nossa terra (Casa Branca) e do concelho de Sousel a um patamar nacional é um dos nossos objectivos.

 

Um patamar intermédio entre as competições distritais e a primeira divisão, poderá trazer mais competitividade e com isso criar clubes mais preparados para uma eventual subida ao principal escalão do futsal feminino nacional?

Sem dúvida alguma! Os atuais quadros competitivos mais tarde ou mais cedo terão que ser revistos. E esta é uma grande oportunidade para a FPF melhorar a competitividade entre os patamares Distritais e Nacionais. Passar de um patamar distrital logo para uma 1ª Divisão é uma diferença gigantesca, todos os clubes que sobem à 1ª Divisão têm muita dificuldade em se manter nos primeiros anos porque as diferenças logísticas, financeiras e competitivas são muito superiores. Um clube quando sobe à 1ª Divisão para além de necessitar de um orçamento muito superior, tem que se reforçar muito bem com jogadoras de qualidade para poder disputar a manutenção na 1ª divisão. Principalmente no interior porque temos uma amostra de jogadoras muito pequena. Veja-se o que aconteceu com o GD Valverde em 2018/19 e AAUÉvora em 2017/18. Desceram para os Distritais na época seguinte! Um patamar intermédio viria a atenuar essas diferenças. No nosso caso AJ Planície é utópico pensarmos numa 1ª Divisão mas podermos competir numa 2ª Divisão seria muito bom para nós.

 

E olhando também para os Campeonatos Distritais que também serão afetados com esta medida, quais serão os prós e os contras da construção duma segunda divisão?

Eu penso que possa ter mais vantagens do que desvantagens. A maior parte dos campeonatos distritais têm poucas equipas e com campeões crónicos. Em que anos após anos ganham sempre as mesmas equipas os campeonatos distritais. Se essas equipas subissem para uma 2ª Divisão, no ano seguinte não teríamos a mesma equipa a ser campeã distrital de certeza, essa equipa poderia também ela subir e experienciar competir num patamar Nacional. Os Campeonatos distritais seriam mais equilibrados e seria mais motivante para as atletas de outras equipas disputar um campeonato onde à partida poderiam ter mais hipóteses de lutar por subir a uma 2ª Divisão também.  No nosso caso no Distrito de Portalegre a maior parte das nossas jogadoras são Tetra Campeãs Distritais da AF Portalegre (ganhamos 2 campeonatos ao serviço do ACF e agora 2 na AJ Planície) estando nos numa 2ª Divisão seria bom para as restantes equipas da AF Portalegre.

A única desvantagem é em campeonatos Distritais com poucos clubes existir a perda de mais uma equipa, mas pode ser um elemento motivador para o surgimento de novas equipas.


Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade