Edgaras Stankevicius - "Sugerimos fazer o Mundial na mesma data, mas no próximo ano"



O portal Futsal Passion entrou em contato com Edgaras Stankevicius, secretário-geral da Federação Lituana de Futebol, que divulgou a proposta de seu país à FIFA, referente ao Mundial de Futsal.

"A FIFA tem uma reunião do Conselho, onde a data do Mundial deve ser decidida. Sugerimos movê-la para a mesma data no próximo ano (setembro-outubro de 2021). Como temos muitos jogos da liga nacional e europeia (principalmente basquetebol), essas datas funcionam melhor, considerando todos os desportos. Estamos em estreita conversa com a FIFA para encontrar a melhor solução para todas as partes envolvidas. No entanto, como mencionei antes, saúde e segurança são o aspecto mais importante nestes tempos difíceis ”, explicou o líder lituano a Pasión Futsal.

Os três pavilhões da Copa do Mundo já estão prontos?
A Lituânia possui excelentes instalações que foram construídas para o Campeonato Europeu de Basquetebol, mas são facilmente adaptadas para o futsal. Então, com certeza, os pavilhões estão prontos. Durante a pandemia, o Comité Organizador Local tinha mais tempo disponível, focado na conclusão de várias tarefas do Mundial. Tivemos workshops muito eficientes com a FIFA e estamos felizes com a preparação no momento. É jogado em três cidades: Vilnius, Kaunas e Klaipeda. Também trabalhamos em estreita colaboração com os municípios das três cidades, bem como com o governo da Lituânia. Este é um grande evento para todo o país, por isso fazemos um grande esforço para realizar um grande evento que será lembrado.

Como está o desenvolvimento do futsal na Lituânia?
O futsal na Lituânia está a tornar-se mais popular a cada ano. É claro que este ano ainda mais pessoas terão a chance de conhecer o desporto, pois a Lituânia teve uma oportunidade incrível de sediar o Mundial de Futsal. É uma grande honra para o nosso país! Nunca tivemos um evento tão grande na Lituânia e esperamos criar uma celebração incrível para os fãs de futsal em todo o mundo. É um desafio, mas conseguimos reunir uma grande equipe de profissionais que estão a trabalhar muito nesse campeonato. Estou certo de que será um evento inesquecível e poderemos mostrar-lhes o nosso país, um lugar bonito e moderno.

Como foi a Liga este ano?
A liga deste ano foi muito competitiva e cheia de ótimos jogos. Infelizmente, devido à situação do COVID-19, tivemos que aceitar a difícil decisão de finalizá-la mais cedo do que o esperado. Deveríamos ir a um jogo dos Playoffs, que já era muito competitivo e um dia tudo parou. Tivemos uma videoconferência com a gerência sénior da liga e com os líderes das equipas. Foi uma discussão muito longa e consideramos cuidadosamente todos os cenários possíveis. No entanto, neste momento, o mais importante é a segurança e a saúde de todos os participantes, por isso tivemos que tomar uma decisão difícil para detê-lo. Estamos ansiosos para começar a liga de futsal no próximo ano novamente, tenho certeza de que será ainda mais interessante e competitivo.

Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade