Dividir Para Evoluir | Sofia Miguel, capitã do GD Macedense



Do interior transmontano chegam as palavras de hoje.

Sofia Miguel é a experiente capitã do Macedense que esta temporada voltou a festejar um título distrital.

Com 35 anos feitos na passada sexta-feira, Sofia é uma das jogadoras com reputação naquela zona, e na época 2018/19 estreou-se mesmo no Campeonato Nacional, ao serviço do RC Penaguião.

 O título distrital já lhe fugia há alguns anos, mas esta época festejou mesmo 4 conquistas, uma vez que juntou a esse distrital o Campeonato de Abertura, a Taça Distrital e a Taça Transmontana. Uma época de conquistas que prova que este Macedense é clube para voos mais altos do que a participação no respetivo distrital.

Sem mais demoras deixamos então as palavras de Sofia Miguel, a quem agradecemos desde já a disponibilidade mostrada:

 

Quais os benefícios e desvantagens que vocês atletas esperam retirar nesta nova fase?

Os benefícios com a criação da 2 Divisão nacional iriam ser muitos, o que levaria a que todas as dificuldades pudessem ser ultrapassadas.

Na minha opinião uma das dificuldades se não a maior seriam os apoios financeiros para com os clubes, uma vez que as despesas seriam muito maiores. Mas aí entraria a parte dos patrocínios, que poderiam ver esta aposta como uma rampa de visibilidade para as suas marcas a nível nacional.

Todo esse esforço por parte dos clubes a meu ver também iria ser compensado pelo aumento de qualidade e evolução que nos atletas viríamos a ter.

Haveria mais competitividade o que levaria a um maior empenho e consequente evolução a todos os níveis das atletas.

 

Com este novo campeonato a competitividade no nosso futsal pode melhorar/aumentar? Porquê?

Claro que sim, a criação desta 2ª divisão nacional serviria como um elo ligação entre a distrital e a 1ª divisão nacional já que existe uma discrepância muito grande entre as duas é isso é muito notório quando uma equipa chega da distrital a 1ª divisão nacional.

As equipas iriam chegar mais bem preparadas e essa diferença não se iriam sentir tanto.

Iria também fazer com que a 1ª divisão nacional se torna-se ainda mais competitiva do que já o é, as equipas que subissem da 2ª divisão nacional iriam competir com mais regularidade e mais igualdade com as que já estão na 1ª divisão nacional e quem sabe até lutarem para disputarem a fase de campeã, já que são praticamente sempre as mesmas a disputa la.

O impacto ia ser menor, com uma maior e mais rápida adaptação das equipas, levando a que estás estivessem mais bem preparadas para lutar em igualdade com as equipas que já integram a 1ª divisão nacional.

 

E em termos de visibilidade tanto para clubes como para vocês atletas, o que achas que essa possível 2ª Divisão Nacional pode trazer de novo?

Sem dúvida alguma que sim, a criação desta 2ª divisão nacional iria servir como como uma montra de visibilidade tanto para os clubes como para as suas atletas. Seria tipo uma rampa de lançamento para atletas que ambicionam e não só chegar aos grandes clubes, iria permitir-lhes mostrar todas as suas qualidades e potencial.

Já que olheiros desses clubes estariam muito mais atentos a possíveis talentos e promessas que são muitas.

Temos imensos talentos escondidos que não são aproveitados pela simples razão de não terem a visibilidade e a oportunidade de mostrar todo o seu potencial e qualidade e esta 2ª divisão nacional iria possibilitar isso.


Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade