FIFA propõe Lei do Clube Formador para o futsal



A cada transferência internacional de um jogador, o clube formador do atleta tem direito a 5% dos valores envolvidos na transação. 
 
Em conversa com a reportagem do Fora de Campo, o presidente da Federação Pernambucana de Futsal (FPFS), Luiz Cláudio, revelou que existe uma proposta da FIFA (Federação Internacional de Futebol), juntamente com a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol), para regulamentar uma lei de formação para a modalidade.

“Não existe lei de formação no futsal. A lei de formação do primeiro clube formador só tem no futebol. A partir do dia 1º de junho de 2020, pelo menos era como estava previsto, mas não sei se vai mudar algo devido à pandemia, estava programado um registro de todos os atletas do futsal, a partir dos 10 anos de idade, nas Federações Estaduais. No momento em que o atleta se inscreve na Federação Estadual, automaticamente estará inscrito na Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) e na CBF. Se isso realmente se regularizar, a partir do dia 1º de junho, o clube de futsal ficaria como primeiro formador”, declarou o mandatário.

O presidente Luiz Cláudio também explicou como funcionaria o mecanismo de solidariedade da FIFA no futsal. “O atleta foi inscrito na Federação Estadual por um determinado clube com 10 anos de idade, aos 14 anos ele vai para um clube de futebol de campo, com 16 anos se profissionaliza e sai para o exterior, então o percentual de clube formador passaria a ser do determinado clube que ele foi inscrito com 10 anos de idade. Mas até o momento não existe regulamentação”, detalhou.

Vídeos
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Joel Rocha: "porque é uma paixão, não é uma profissão... corre-me no sangue, corre-me nas veias"
Os melhores golos da Jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 19 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade