Fifó: "Era uma época onde queríamos imenso sagrar-nos tetracampeãs e revalidar o título da Taça de Portugal"



A ala da equipa feminina de futsal do Benfica contou à BTV como se tem adaptado a esta nova rotina de treinar em casa e fez ainda um balanço da temporada.

Fifó, ala da equipa de futsal feminino do Benfica, esteve à conversa com a BTV. Falou das novas rotinas a que pandemia obrigou, fez um balanço da época e ainda deixou uma mensagem a todos os portugueses e benfiquistas.
Continuar o trabalho para próprio bem
"Não têm sido dias fáceis, porque isto não é a rotina a que estamos habituadas. É difícil estarmos mais paradas e mais sedentárias e não podermos ter todas as condições de trabalho de que necessitamos, mas é uma fase e temos de nos adaptar. Temos de continuar a treinar em casa, ter uma boa alimentação e seguir as nossas novas rotinas para, quando pudermos voltar, estarmos na melhor forma possível. Neste momento, os campeonatos estão dados como terminados, mas todas nós sabemos que temos de continuar a trabalhar para o nosso próprio bem."

Conciliar treinos e estudos
"É outra coisa que não tem sido fácil. Gosto mais de treinar de manhã, mas nem sempre tenho essa possibilidade porque tenho aulas online da faculdade. Às vezes tenho de treinar de manhã, outras vezes à tarde e outras vezes um pouco mais à pressa, depende do tempo que tenha, tenho de ir adaptando as coisas."

Aproveitamento na faculdade
"Tem corrido bem. Entrei este ano na faculdade, estou a gostar da nova experiência. Tive um ano sem estudar, só a jogar futsal praticamente, porque queria decidir se realmente queria ir para a faculdade e que curso é que queria tirar. Mas felizmente tem estado a correr bem e tenho passado a tudo."

Um exemplo para os jovens
"No geral eu penso que sou um exemplo, faço o que tenho de fazer. Não vou dizer que sou uma aluna extraordinária, porque não sou, pois, tal como toda a gente, há disciplinas de que gosto mais e outras de que gosto menos. Mas penso que acabo por ser um exemplo por conseguir conciliar o futsal e a faculdade, o que é muito bom."

Treinadora? Antes gestão desportiva...
"Penso que não seria fácil, mas conseguiria ser treinadora. No entanto, não era das minhas primeiras opções. Gostava de explorar uma área mais de gestão desportiva, por exemplo, ser team manager, mas quem sabe um dia também assuma o papel de treinadora."

Equipa perseguia o Tetracampeonato...
"Era uma época onde queríamos imenso sagrar-nos tetracampeãs e revalidar o título da Taça de Portugal, que eram as competições que estavam ainda em disputa, visto que já tínhamos ganhado a Taça de Honra e a Supertaça. Ficamos tristes, porque ninguém gosta de acabar a época por este motivo, pois é algo que não podemos controlar, mas temos de aceitar porque é o melhor para todos nós. No geral, estávamos a fazer uma boa época, estávamos na frente de tudo e já tínhamos conquistado dois títulos. A nível individual penso que foi uma época diferente, tanto para mim como para as minhas colegas, porque houve a mudança da equipa técnica e foram impostas novas regras e modelos de jogo, mas consegui adaptar-me bem e acaba por ser uma época boa."

Mensagem aos benfiquistas
"Mantenham-se seguros e em casa, que neste momento o mais importante é zelarmos pela nossa saúde e pela dos nossos. Não deixem de se manter ativos em casa porque é possível. Se todos acatarmos as recomendações, mais cedo vamos voltar a ver-nos e a fazer o que mais gostamos."

Vídeos
Dividir Para Evoluir | Irene Samper, AD Alcorcon e Seleção Espanhola
#FicaEmCasaComFutsal - Jorge Braz - 01/05/2020
#FicaEmCasaComFutsal - Marcos Antunes - 30/04/2020
#FicaEmCasaComFutsal - Carlos M Silva - 29/04/2020
#FicaEmCasaComFutsal - Jorge Silvério - 28/04/2020
#FicaEmCasaComFutsal - João Nuno Ribeiro - 27/04/2020
Dividir Para Evoluir | Renatinha, Real Statte e Seleção Italiana
Dividir Para Evoluir | Mayte Mateo, STV Roldan e Seleção Espanhola
#FicaEmCasaComFutsal - Ricardo Sobral -"Cacau" - 25/04/2020
#FicaEmCasaComFutsal - Pedro Santos - 24/04/2020
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade