A RFEF declara profissionais as competições de futebol feminino e futsal



Primeira e Segunda Divisão do futebol feminino, Primeira e Segunda Divisão do futsal e Primeira Divisão do futsal feminino, terão esta classificação.

A Real Federação Espanhola de Futebol declarou as primeira e segunda competições oficiais de futebol feminino, primeira e segunda de futsal masculino e primeira de futsal feminino, em mais um passo para avançar no desenvolvimento dessas disciplinas desportivas, profissionais.

Até agora, essas competições eram consideradas amadoras, mas a RFEF apresentou uma modificação dos seus estatutos, aprovada pelo CSD, que permite que essa qualificação seja estabelecida para as competições que atendem às condições materiais, económicas, profissionais e de trabalho.
Esse fato supõe a criação de Comités Profissionalizados, onde todos os clubes que participam deles serão integrados e terão autonomia para gerir os diferentes aspectos desses desportos, dentro dos órgãos da Federação.

A qualificação da competição profissional supõe que, nas bases da competição, haverá uma série de requisitos em relação ao profissionalismo dos jogadores de futebol e outros participantes, como técnicos. Essas regras também estabelecerão as condições mínimas de trabalho que os participantes devem atender, como orçamento dos clubes, orçamento mínimo possível para os funcionários com o contrato de trabalho da primeira equipa, número mínimo de licenças profissionais, salários mínimos para competir, dedicação mínima de jogadores profissionais, etc ...

A RFEF entende que, devido às características sócio-trabalhistas dos jogadores, ao volume económico, à existência de contratos de trabalho e à renda mínima dos clubes participantes, eles devem tornar-se competições profissionalizadas:

- A Primeira Divisão do Futebol Feminino
- A Segunda Divisão do Futebol Feminino
- A Primeira Divisão de Futsal para Homens
- A Segunda Divisão de Futsal para Homens
- Primeira Divisão Feminina de Futsal

Serão criados três Comités de Competição Profissionalizados diferentes, um para a Primeira e Segunda Divisão de Futebol Feminino, um para a Primeira e Segunda Divisão de Futsal e outro para a Primeira Futsal Feminina. Tanto a qualificação como a criação desses órgãos foram aprovadas hoje pela Comissão Delegada da RFEF.

Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade