Presidente do Comité Olímpico de Portugal: "a natureza das respostas passou a ter políticas públicas distintas, não temos tido essas respostas"



José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), foi porta-voz das "preocupações" sobre o futuro do desporto em tempo de pandemia, na audiência de ontem com Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém.

"Manifestei ao senhor Presidente da República a nossa preocupação sobre as dificuldades por que passa o tecido associativo de base com a retoma muito condicionada ou inexistente da atividade desportiva", revelou ao jornal A BOLA o dirigente máximo do COP, que se fez acompanhar do secretário geral, José Manuel Araújo.
"Solicitámos a influência junto das entidades governamentais, na linha do que tem sido feito por outros países europeus. Alguns iniciaram o desconfinamento mais tarde, mas têm resposta política para a retoma do desporto", acrescentou Constantino, que também explanou ao Chefe de Estado as propostas para combater o impacto da pandemia, entre elas o Fundo Especial de Apoio ao Desporto, uma das bandeiras da Cimeira das Federações Desportivas organizada, na próxima quarta-feira, pela troika COP, Comité Paralímpico de Portugal e Confederação do Desporto de Portugal.

Esse também será um dos assuntos a apresentar amanhã, pelos três organismos na Assembleia da República, junto da Comissão de Educação, Ciência, Juventude e Desporto. "Esta é uma audiência que está marcada há muito tempo e vai servir para darmos conta das dificuldades e da necessidade de termos sinais de políticas públicas relativamente a respostas a dar. Estes sinais existiram quando se tratou de encontrar soluções para os nossos atletas integrados nos planos de preparação olímpica e paralímpica. Mas, a partir do momento em que a natureza das respostas passou a ter políticas públicas distintas, não temos tido essas respostas", vincou.

Nas preocupações de Constantino estão, igualmente, a falta de decisões sobre a retoma das modalidades coletivas de pavilhão, cujas federações - andebol, basquetebol, futebol (futsal), hóquei em patins e voleibol - se reúnem amanhã com a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto e com a Direção Geral de Saúde (DGS), escreve o jornal ABola Por Célia Lourenço 



Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade