O futebol não profissional, feminino e de futsal não começará até que haja um protocolo em Espanha



Na reunião convocada para esta segunda-feira, a RFEF em conjunto com as Federações Territoriais de Futebol concordaram por unanimidade em trabalhar com o objetivo necessário de que cada uma delas especifique com as autoridades desportivas e sanitárias da sua Comunidade Autónoma quais são os requisitos essenciais e mínimos para para poder começar o mais cedo possível os concursos que os FFTT devem organizar e que podem começar no momento em que as autoridades regionais os autorizarem. A intenção é que isso aconteça um mês após a aprovação do protocolo.

Exatamente da mesma forma vai proceder nas competições de nível estadual que são de competência dessa Federação. O conjunto das federações desportivas espanholas de desportos colectivos - Basquetebol, Andebol, Hóquei, Futebol, Râguebi, Patinagem, Natação, Voleibol e Basebol, que se reuniram recentemente com o COE - solicitaram uma reunião urgente com as autoridades competentes para o conhecimento do quadro de garantias sanitárias e jurídicas que devem ser aplicadas e exigidas aos participantes nas competições estaduais de sua competência organizacional.

As competições oficiais de todas as modalidades devem começar com urgência nas próximas semanas e por isso é igualmente urgente a existência do “Plano Transversal”, que dá garantias sanitárias e legais suficientes aos atletas federados, clubes e organizadores, e que o referido plano conta com "autorização" dos órgãos públicos competentes na matéria. Isto foi feito para encerrar a Temporada 19/20 e deve ser feito para iniciar a Temporada 20/21, num trabalho leal e construtivo com as diferentes administrações. Um começo que nunca pode ser realizado antes de um mês desde que o protocolo seja definido. 

A RFEF anunciou que prevê convocar nos próximos dias os representantes dos diferentes escalões que participem nas competições profissionalizadas nos órgãos federativos criados para o efeito onde estão representados clubes, jogadores de futebol, árbitros e treinadores para analisar a situação e tirar as conclusões necessárias para a adoção dos acordos pertinentes, como sempre se tem feito e é a norma nesta Federação. Chamada em que nem a Proliga, a Liga Nacional de Futsal e a Associação dos Clubes Femininos estão incluídos.

Dentro deste plano em que a federação está a trabalhar, prevê-se reduzir os segundos grupos B a um máximo de dez equipas e privilegiar a proximidade geográfica. Inicialmente eram cinco grupos de 20 equipas para completar as 100 que existem neste ano na categoria. A Terceira Divisão permanece nas mãos das federações territoriais enquanto se aguarda este protocolo e no futebol feminino o calendário é mantido enquanto se aguarda a aprovação do protocolo. E sempre com essa margem de um mês a partir da aprovação do mesmo e do início da competição. Considerando que a liga feminina ia começar no dia 5 de setembro; no mínimo e sempre no melhor dos cenários, nunca poderia começar antes do final de setembro ou início de outubro. Ambos os grupos da 2ª B estão na mesma situação, agora, dependendo deste protocolo nacional. Nas territoriais, o início do Terceiro estará sujeito ao tempo de concordância dos protocolos com as Comunidades Autónomas.

- Na mesma situação permanece o futsal, pois também tinha a data de 5 de setembro para o início da Primeira Divisão. Uma data agora inviável dado que até então não terá passado um mês desde que este protocolo seja aprovado. O mesmo para a 2ª Divisão que começaria em 19 de setembro.

Assim, neste momento todas as categorias não profissionais dependentes da RFEF estão condicionadas à data de aprovação desse calendário e, a partir daí, deve decorrer um mês para o início das competições.

Vídeos
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade