LNFS lança campanha para reivindicar o reconhecimento do futsal como desporto profissional.
A LNFS em conjunto com os seus clubes pretende dar um passo gigante para alcançar o reconhecimento do Futsal como desporto profissional e, para isso, concebeu uma campanha que irá decorrer ao longo da temporada com diferentes ações para envolver clubes, jogadores e adeptos em apoio ao referido pedido.
Os clubes da Primeira Divisão cumprem os requisitos que a Lei do Desporto, no seu artigo 46.2 estabelece, que são: a existência de vínculos laborais entre os Clubes e os atletas e a importância e dimensão económica da competição.
No dia 8 de maio, o Conselho de Administração da LNFS apresentou um extenso relatório ao CSD, solicitando, nos termos do artigo 8.e) da Lei 10/1990 de 15 de Outubro, sobre o Desporto, a qualificação como competição profissional, onde se reflete que os requisitos para obter tal reconhecimento são mais do que atendidos.
A LNFS, que organiza a competição desde a sua criação em 1989, continua a trabalhar em benefício dos seus clubes associados, que ainda aguardam a comunicação do RFEF do protocolo sanitário e da data de início da competição, conforme já referido. Eles são "donos" da Primeira e Segunda Divisões de Futebol e da Liga de Basquete ACB, desportos que gozam do reconhecimento de profissionais.
A LNFS conseguiu que o Futsal tenha adquirido grande relevância económica, após a venda dos direitos audiovisuais até à temporada 2022/2023, num rendimento superior a um milhão de euros por temporada e um rendimento mediático auditado pelo Empresa Kantar Media que varia, dependendo do clube, entre 3 e 30 milhões de euros. A isto somam-se as receitas da venda internacional de direitos televisivos e os acordos de patrocínio que tem com a JOMA, LaLigaSports, Futbar, RehabMedic, BeSoccer e Sierra de Cazorla.
Por fim, é de referir que a competição oficial tem uma grande implantação social, visto que após o último relatório apresentado pela RFEF na época 2016/2017, o Futsal tinha 117.633 licenças a nível nacional. Além disso, a LNFS tem cerca de 900.000 seguidores nos seus perfis de mídia social e o número médio de espectadores dos jogos mais assistidos é de cerca de 300.000 espectadores.
Aproveitando o dia da hashtag, a LNFS iniciou esta campanha com o slogan #LigaFutsalProfesional e interagiu com todos os adeptos de futsal através de seu perfil no Instagram, que mostrou o seu momento mais futsal usando a hashtag e juntando-se ao sonho de se converter ao Futebol Sala de num desporto profissional.
Vídeos