A campeã trasmontana, promete uma entrega insana



Regressamos a estas versões com uma viagem até terras trasmontanas, mais precisamente a Macedo de Cavaleiros onde “moram” as atuais campeãs distritais de Bragança, o Grupo Desportivo Macedense.

Na época de 2019/20, em que este conjunto voltou a criar equipa feminina, conseguiram desde logo conquistar o Campeonato de Abertura, o Campeonato Distrital, a Taça da AF Bragança e ainda a Taça Transmontana que coloca frente a frente as campeãs de Bragança e as de Vila Real.

Este ano, com três caras novas, algumas que acabaram por chegar já numa fase mais tardia da pré-epoca, o Macedense aposta numa equipa com 14 jogadoras, entre as quais duas guarda-redes, num conjunto com muitas jogadoras experientes, algumas com passagem pelo principal escalão do futsal feminino português, como poderão ver de seguida numas breves descrições de cada uma dessas jogadoras: 

 

GUARDA-REDES (2):

» Vidinha – A guarda-redes de 29 anos caminha para a segunda temporada neste conjunto. Ela que conta então com um percurso que como poderá ver no futuro, será familiar em várias jogadoras. Começou a praticar futsal federado apenas em 2016 para representar o Pioneiros de Bragança, onde esteve por 3 temporadas antes de se mudar para este Macedense no passado verão.

» Ana Correia – Aos 25 anos Ana Correia conta com quase toda uma carreira no Futsal Mirandela, clube onde começou o seu percurso futsalístico aos 14 anos. Esteve por lá três anos e passou depois por Casa do Povo de Vilarandelo e Vila Flor antes de voltar ao Mirandela para jogar por mais 4 temporadas no clube, tendo-se mudado para este Macedense já no decorrer da passada época, procurando agora fazer a sua primeira temporada completa no clube.

 

FIXO/ALA (2):

» Carol – Ana Carolina Miranda, mais conhecida por Carol nestas andanças, a jogadora de 23 anos é uma das caras novas deste conjunto. Conta até ao momento com uma carreira a bem dizer completa ao serviço do AR Santo Cristo, clube onde começou o seu percurso aos 8 anos. Até esta mudança foram 14 épocas nesse conjunto, trajetória apenas interrompida por uma época passada no Pioneiros, onde partilhou balneários com muitas das jogadoras com quem agora se reencontra.

» Telma Gonçalves – A jogadora de 26 anos é a que conta com mais anos neste Macedense. Um total de 4 épocas já completas, as primeiras três entre 2007 e 2010. Após uma época de paragem representou o ARDC Mogrão e fez nova paragem até representar o Santo Cristo em 2017. Fez também apenas uma época nesse conjunto e na passada temporada com a criação deste projeto voltou então a vestir de verde e amarelo, caminhando assim agora para a 5ª época no clube, segunda consecutiva.

 

ALA (2):

» Patrícia Ramalho – A jogadora de 27 anos começou o seu percurso aos 15 no Pioneiros de Bragança, clube onde só veio a sair em 2013 para representar o ACRD Bagueixe. Uma época nesse clube e regressou ao seu Pioneiros de Bragança, onde no total fez 10 temporadas entre 2008 e 2019. Na passada temporada não representou qualquer clube e este ano reforça o Macedense para esta luta por um lugar na 2ª divisão nacional.

» Soares – A jogadora de 24 anos conta já com passagem pelos 3 conjuntos que mais se têm destacado no distrital de Bragança os últimos anos. Até começou pelo futebol em 2006/07, época em que representou o Carrazeda de Ansiães. Só voltaria a ser federada na FPF em 2011 para representar o Santo Cristo, onde esteve por 6 anos antes de se mudar para o Pioneiros. Depois de duas épocas em Bragança mudou-se para o Macedense o ano passado onde vai para a segunda temporada.

 

ALA/PIVOT (4):

» Sofia Miguel – Aos 35 anos, Sofia Miguel é não só a mais veterana como uma das mais experientes deste conjunto, Começou pelo Futsal Mirandela em 1998, passando depois pelo Roios antes de chegar ao Macedense em 2006. Foram 3 anos no clube antes de passar por, Mogrão, Bagueixe, Pioneiros de Bragança, nova passagem por Mirandela e ainda Santo Cristo antes de reforçar o Penaguião onde jogou no Campeonato Nacional. O ano passado reforçou este Macedense e envergou a braçadeira de capitã nesta trajetória vitoriosa do clube.

» Joana Ferreira – A terceira e última cara nova que temos para falar é esta Joana Ferreira. A jogadora de 20 anos conta com uma carreira ainda curta no futsal e toda ela no Santo Cristo, clube onde começou a jogar em 2015. Foram 4 temporadas nesse conjunto, onde esteve então até 2019, não tendo representado qualquer equipa em 2019/20. Regressa agora ao futsal para ser mais um dos reforços deste GD Macedense.

» Daniela Oliveira – Se a carreira de Joana era curta, a de Daniela é ainda mais. A jogadora de 22 anos prepara-se para a segunda temporada como federada, tendo feito a sua estreia nestas andanças a temporada passada ao serviço deste Macedense. Caminha então agora para a 2ª época no clube.

» Sara Almendra – Continuando por carreiras curtas, falamos agora da mais jovem deste clube. Aos 16 anos, ainda com idade de juvenil, Sara caminha para a sua segunda temporada como federada, uma vez que à imagem de Daniela teve a última temporada como a sua de estreia neste Macedense e no futsal federado.

 

PIVOT (3):

» Vanessa Rey – A jogadora de 29 anos é a única deste conjunto com uma passagem pelo exterior do país para jogar futsal. Começou no FC Mãe d’Água e logo se mudou para o Habinordeste. Seguiram-se passagens por Alves Roçadas e Pioneiros de Bragança, antes de na época 2010/11 se ter mudado para o Diamant Futsal, conjunto francês que representou por apenas uma temporada. Regressou ao ativo na época passada para representar este Macedense com o qual agora renova.

» Joana Silva – Aos 22 anos, Joana Silva é também uma jogadora com muitos poucos anos de futsal federado. Começou o seu percurso futsalístico no Pioneiros de Bragança, já como sénior em 2018. Esteve uma época nesse clube antes de se mudar então para o Macedense no passado verão, clube que vai agora representar pela 2ª temporada, a sua terceira como federada.

» Mila – Emília Oliveira, mais conhecida por Mila, caminha aos 30 anos para a segunda temporada no Macedense. Começou pelo futsal do ARCED S. Tiago Faia em 2009, e passou depois por clubes como GD Cavez, ACD S. Nicolau Basto, o Vila Flor SC e o Benfica de Vila Real antes duma pausa de 3 temporadas que dividiram essa estadia no conjunto de Vila Real com o passado verão, altura em que reforçou este Macedense.

 

UNIVERSAL (1):

» Irene Favas – Outra jogadora com passagem pelo Campeonato Nacional é Irene Favas. Ela que começou pelo futebol do EF Crescer, mudando-se depois para o futsal do Habinordeste. Passou por clubes como Pioneiros de Bragança, Alves Roçadas, GD Chaves, Águia Vimioso, Futsal Mirandela, Santo Cristo e Penaguião, ela que na temporada passada foi então também uma das caras deste conjunto em ano de estreia, renovando assim agora para a sua segunda temporada no Macedense aos 27 anos.

 

Uma equipa que conta com algumas jogadoras bastante experientes, misturadas com algumas jovens, fazendo uma média de idades superior a 25 anos (25,36).

Ao leme deste Macedense continua Paulo Touças. O técnico que brevemente completará 34 anos chegou a este conjunto na passada temporada proveniente do Pioneiros de Bragança como bastantes jogadoras deste plantel, onde tinha sido treinador da formação por 4 anos, e treinador das séniores femininas durante 3 anos, os mesmos em que jogou na equipa masculina.

Na sua equipa técnica, Paulo conta com Andreia Rodrigues como adjunta, ela que já o acompanhou nas ultimas 3 épocas (duas nos Pioneiros e uma no Macedense), e com Joana Vaz, a diretora do futsal feminino deste clube.

A Zona Técnica esteve então à conversa com Paulo Touças, desafiando-o a falar dos habituais 3 itens propostos a todos os treinadores como antevisão a esta Taça Nacional de Acesso ao Campeonato Nacional de 2ª Divisão, deixando de seguida então as respostas do técnico:

 

 

 

ZT - Quais os objetivos para esta competição?

PT - Tendo em conta o nosso grupo de apuramento partimos claramente a “correr por fora”. Logicamente todas as equipas nesta fase sonham com a subida sendo que seria o prémio justo e adequado neste primeiro ano de II Divisão. Infelizmente não foi decidido assim por parte da FPF.  Vamos pensar jogo a jogo, sempre conscientes das dificuldades que iremos encontrar. Certo é que não deixaremos de lutar, nem de acreditar que tudo é possível.

 

ZT - O que podemos esperar da sua equipa nesta fase?

PT - A situação pandémica que vivemos dificultou a preparação, fator que será transversal a maior parte das equipas. Seis meses sem competir tornam o quadro mais complicado.

Temos um grupo de atletas motivadas, desejosas de voltar a competir e que deixarão a “pele” em campo em busca de um resultado positivo. Também queremos dignificar a nossa região, sempre com a garra que nos carateriza, mas também com um futsal que apresenta um modelo de jogo atrativo e positivo.

 

ZT - O que espera encontrar nos seus adversários:

PT - Como já referi, partimos como “outsiders”. As três equipas do grupo já se conhecem, pois, são provenientes do Campeonato Interdistrital da AF Braga/Viana do Castelo, bastante competitivo e nós temos um “handicap” bastante grande dado que temos muito pouca competitividade no nosso Campeonato Distrital.

Do Tebosa todos sabemos que todas as épocas é candidato crónico à subida de divisão. Uma equipa muito coesa, forte, composta de jogadoras com muita experiência e qualidade e que no meu entender é a equipa com mais credenciais no que toca à subida de divisão.

Da Casa do Povo de Freixo as referências são de uma equipa tremendamente competitiva que disputa o jogo sempre no limite e que demonstra bastante agressividade na disputa de todos os lances (no bom sentido). Sabemos que a sua casa é a sua fortaleza e que colocarão muitas dificuldades a todas as equipas que se desloquem lá.

Do Futsal Campo não possuímos muitas informações neste momento infelizmente. Sabemos que em casa complicam bastante a tarefa aos adversários, sendo muito fortes defensivamente e saindo muito bem em transição ofensiva.

Aproveito para desejar a todas as equipas participantes neste apuramento

 

Esta é então a versão 2020/21 do Grupo Desportivo de Macedense, que depois dessa histórica conquista do Campeonato Distrital de Bragança procura nesta temporada conquistar um lugar na Segunda Divisão Nacional de Futsal Feminino. Terá o clube capacidade para transformar esse desejo em realidade? Deixe a sua opinião nos comentários.


Vídeos
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Joel Rocha: "porque é uma paixão, não é uma profissão... corre-me no sangue, corre-me nas veias"
Os melhores golos da Jornada 15 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 19 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 14 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Feminina Placard.
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Feminina Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade