Arsenalistas renascem das cinzas com bomba albiceste
A 5.ª Jornada da Liga Placard 2020/21 prosseguiu neste final de tarde de sábado com um expectante e portentoso duelo entre o Clube Recreativo Leões de Porto Salvo e o Sporting Clube de Braga/AAUM.
Separados por 2 pontos e 3 lugares na tabela classificativa – à partida para esta jornada -, os Leões entraram melhor na partida e não deram qualquer hipótese aos ‘arsenalistas’ no primeiro tempo. Logo aos 5 minutos, após um excelente trabalho coletivo, Papa Unjanque serviu Bruno Pinto que rematou de pronto para uma excelente intervenção de Vitor Hugo.
A equipa da casa continuou fortíssima na sua transição ofensiva e, no minuto seguinte, chegou mesmo à vantagem no marcador. Lançamento na esquerda cobrado por Ré, a bola chega a Pedro Cary que tenta a devolução, Fábio Neves interpõe-se, falha o alívio, e a bola sobra para Wesley “carimbar” o seu 2.º golo nesta edição da Liga Placard. Logo a seguir, Rodrigo Hiroshi isolou-se após combinação com André Galvão, mas Vitor Hugo conseguiu defender com a cara.
Aos 10 minutos, Tiago Correia viu a cartolina amarela após travar Ré que ia ‘lançado’ para o contra-ataque. Logo a seguir a ‘turma’ da casa chega ao segundo tento após uma excelente jogada individual de Dura no corredor central, serviu Ré, e o internacional português só teve de encostar para a baliza deserta, fazendo assim o seu primeiro tento na Liga Placard 2020/21. O Braga/AAUM tentou a resposta por intermédio de Vitor Hugo Silva, mas sem sucesso. Minutos depois o mesmo Vitor Hugo travou Bruno Pinto, viu o cartão amarelo e a sua chegou às cinco faltas.
Aos 17 minutos Bruno Cintra tentou reduzir a desvantagem com uma excelente arrancada pelo corredor central, mas Bruno Marques opôs-se com categoria e defendeu com a perna. Na resposta André Galvão atirou ao poste após uma saída dos postes de Vitor Hugo e momentos depois Rodrigo Hiroshi recuperou a posse junto à sua área, conduziu o esférico até ao lado antagônico, e tocou para Bruno Pinto fazer o seu 2.º golo na Liga. O intervalo chegou com o resultado desnivelado e uma exibição “apagada” do SC Braga/AAUM que está a claramente abaixo do que já exibiu em edições transatas da Liga Placard 2020/21.
A segunda parte começou com mais um golo para a equipa de Oeiras, após uma oportunidade de golo para cada lado. Numa boa jogada de envolvimento pela direita, Wesley França ‘picou’ para a profundidade de Danny – que aparece nas costas de Gustavo Rodrigues -, este tentou o cruzamento-remate e o esférico acabou por embater em Vitor Hugo Silva e acabou no fundo das redes do clube da cidade dos arcebispos.
A clarividência e superioridade do Leões de Porto Salvo continuou a ser notória sem o Braga/AAUM conseguir operar uma resposta. Posto isto, Paulo Tavares lançou Bruno Cintra no papel de guarda-redes avançado e foi desta forma que os visitantes reduziram o resultado, com 2 golos num minuto. Primeiro foi Cássio que desviou com sucesso um remate forte de Miguel Ângelo. Logo a seguir foi o argentino Nicolàs Lachaga a fazer o “gosto ao pé” após uma defesa incompleta de Bruno Marques a remate novo remate do ‘14’. Foi a estreia a marcar dos dois ‘arsenalistas’ na Liga Placard 2020/21.
O SC Braga/AAUM manteve o 5x4 e a toada ofensiva e, aos 36 minutos, Miguel Ângelo reduziu a desvantagem para a margem mínima após uma perda de bola do Leões, os jogadores da casa ficaram a pedir falta, a bola chegou ao internacional português que combinou com Tiago Correia e fez, também ele, o seu primeiro tento no campeonato.
Se o melhor ainda estava para vir prepara-se, caro leitor, para este final impróprio para cardíacos! Com menos de 100 segundos por jogar, foi a vez de André Marques salvar o Leões com duas excelentes paradas. Nos últimos segundos o SC Braga/AAUM não largou o “pé do acelerador” e, já em cima do som da buzina, Nicolàs Lachaga desferiu um remate “do meio da rua” para restaurar o empate a 4 bolas.
Que grande jogo se assistiu no Complexo Deportivo e Social Leões de Porto Salvo! Destaque merecido para a equipa de Paulo Tavares que, mesmo com 4 golos de desvantagem, nunca “atirou a toalha ao chão” nem se vergou perante um adversário que foi claramente superior em grande parte do jogo e só se pode queixar de si mesmo. Em jeito de curiosidade, 8 dos 9 golos do SC Braga/AAUM na Liga Placard 2020/21 foram apontados nos últimos 10 minutos dos seus jogos – o tento que sobra acabou por ser um… autogolo. Esta equipa está claramente ‘talhada’ para sofrer sem nunca se vergar.
Com este empate – o primeiro dos ‘arsenalistas’, o segundo do Leões -, o SC Braga/AAUM chega aos 4 pontos na Liga Placard 2020/21, enquanto que o CR Leões Porto Salvo soma o seu segundo ponto e continua a vigorar em posição de descida. Na próxima jornada o SC Braga/AAUM recebe a Quinta dos Lombos e o CR Leões de Porto Salvo desloca-se ao reduto do Modicus.