Amandinha e Rodrigo reúnem-se com Rogério Caboclo, e CBF dá grande passo para assumir futsal



Uma reunião ocorrida pode ter selado de vez a entrada da CBF no futsal. Em encontro realizado na sede da entidade no Rio, a seis vezes melhor do mundo, Amandinha, foi recebida pelo presidente Rogério Caboclo para conversar sobre temas pertinentes à modalidade. Quem também participou do evento foi o fixo Rodrigo, capitão da seleção masculina, que entrou por videoconferência.

Também estiveram presentes Tatiana Weysfield, supervisora da seleção feminina de futsal, e Fellipe Drommond, presidente do Sorocaba. A intenção da CBF é gerir, a partir de 2021, as seleções masculina e feminina, além da Liga Nacional de Futsal (LNF), que se tornou independente em 2014.

- Agradeço demais essa representatividade que consegui através de títulos e do que conquistei na modalidade. É um orgulho imenso poder representar minhas companheiras e ter o espaço feminino. Fico muito feliz pela oportunidade e pelas mulheres poderem ter seu espaço - disse Amandinha.

Além de Caboclo, a CBF foi representada no encontro pelo seu vice-presidente, Fernando Sarney. Presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmélio foi designado um dos representantes para fazer interlocução entre a CBF e a Confederação Brasileira de Futsal (CBFS).

- Foi de muita importância para a CBF. Havia a necessidade de ouvir a principal força que são as atletas e os atletas. O presidente ouviu atentamente e com muita sensibilidade com toda sua equipe - explicou Mauro Carmélio.

Responsável por gerir o futsal no Brasil desde 1979, a CBFS encontra-se em grave dificuldade financeira, o que gerou um movimento de transição da modalidade para a CBF. O Brasil é o único país filiado à Fifa com uma confederação exclusiva de futsal. Nas demais nações, quem gere a modalidade são as respectivas confederações nacionais de futebol, uma vez que o desporto é chancelado pela Fifa.

Desde 1979, a CBF e a CBFS possuem um acordo de cavalheiros - feito pelos seus antigos presidentes João Havelange e Aécio de Borba Vasconcelos - , que permite à entidade máxima do futebol brasileiro assumir a gestão do futsal quando bem entender.

Em 2017, a CBF chegou a intervir na modalidade ao indicar uma empresa para gerir a seleção de futsal junto à CBFS. A parceria, no entanto, durou menos de seis meses, e a CBFS voltou a ter controle total do futsal naquele mesmo ano.

Com uma dívida milionária - em 2015, o valor girava em torno de R$ 6 milhões -, a CBFS vem encontrando muitas dificuldades para gerir o futsal brasileiro desde então. Caso a CBF confirme a gestão das seleções masculina e feminina, a CBFS passará a cuidar apenas das competições nacionais e regionais, divisões de base e registos de clubes e atletas.

Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade