Guitta: "O futsal português está reagindo bem, tiveram decisões corretas, em que prevalecem as disputas e não parem o desporto"



Guitta concedeu uma entrevista ao portal brasileiro futsalempauta.com.br onde abordou a pandemia, as decisões sobre a mesma, além do momento no Sporting o Mundial e os Futsal Awards.

Sobre a temporada 2019/2020 paralisada em março devido à pandemia do novo Coronavírus o que fez com os que os atletas do Sporting buscassem alternativas:
“Antes da paralisação, a gente teve um grande aproveitamento nos jogos. Eu, particularmente falando, estava me sentindo bem confiante, até chegar essa pandemia, aí a gente teve que se cuidar bastante e pensar no que aconteceria depois, principalmente com o corpo e com a mente. Então tentei me policiar o máximo que consegui e pensando positivo para que passasse o mais rápido possível“, conta.
“Tivemos bastante treinos pelo Zoom, não durante toda a quarentena, mas boa parte dela até entrarem as férias –  porque aqui começam em junho –  e após dois meses retornamos com os treinos no Zoom e logo em seguida, com as atividades em quadra“.

Guitta também falou sobre os treinos específicos:
“Quanto aos treinamos de goleiro, eu senti mais quando a gente voltou à ativa, porque a gente fazia mais treinos em volta da preparação física. Não tinha mto o que se fazer em relação aos treinos de goleiros. Pra falar a verdade, até tinha. O Magnus conseguiu fazer isso; eu assisti algumas postagens dos atletas fazendo quedas. Claro que é bem limitado daquilo que a gente faz em quadra, mas já é alguma coisa“.

O retorno aos poucos…..
“A gente teve tempo para voltar devagarzinho, nos readaptando (principalmente nós goleiros), que acho que demorou mais de um mês e meio para retornarem os campeonatos depois das férias. Então não foi tão difícil assim em relação aos jogos. No início foi difícil, por conta do contato com a bola e a técnica, mas deu tudo certo“.

Decisões pontuais…
“O futsal português está reagindo bem, tiveram decisões corretas, em que prevalecem as disputas e não parem o desporto, porque se parassem ficaria muito difícil para todos nós, se entrássemos de novo em uma pandemia. O pessoal está se cuidando bastante, há poucos casos dentro do futsal, mas eu acho que o pessoal esta consciente para não parar tudo de novo“.

“Ainda estamos neste período de quarentena, porém mais cientes de como se lida com tudo isso, tanto fora como dentro do esporte, todo mundo já está mais preparado, e pelo menos aqui, a gente não parou desde que começou o campeonato, mas alguns estabelecimentos estão fechados aqui novamente. O desporto não parou (futsal e futebol), ainda bem que a gente permanece na ativa e já se preparando para uma possível Copa do Mundo. Tomara que não cancelem a competição e que diminuam os casos em todo o mundo, para que a Copa  seja realizada na data já planejada, entre setembro e outubro“.

Futsal Awards
“Estamos trabalhando da mesma forma. Esta indicação é só mais uma confirmação do que a gente vem fazendo diariamente aqui no Sporting, assim como foi feito em outros times no Brasil.  A gente fica na expectativa,  procura das o máximo nos treinos e nos jogos, para que  possamos aparecer bem e para que as pessoas responsáveis pela votação estejam  satisfeitas e votem conscientes. Seguimos trabalhando para nos mantermos entre os 10 melhores do mundo“, encerrou.


Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade