Portugal Football Observatory: o novo projeto da FPF, terá como objeto o futsal.



Estudo, análise, ciência e reflexão para um futebol melhor.

A Federação Portuguesa de Futebol lança na próxima segunda-feira, 8 de março, um novo projeto na área do conhecimento, o Portugal Football Observatory.

O objetivo deste observatório, cuja informação se encontrará disponível no endereço portugalfootballobservatory.fpf.pt, é recolher e analisar diferentes informações que permitam uma descrição e um controlo contínuos do futebol, transmitindo conhecimento e apontando caminhos de desenvolvimento sustentável e transformação.

O Portugal Football Observatory resulta da interação entre a Portugal Football School (unidade de formação e investigação da FPF, fundada em 2017), a Unidade de Saúde e Performance e a Direção de Inteligência e Serviço ao Adepto.

Estudos próprios, com periodicidade aproximada de um por mês, vários indicadores em permanência, artigos científicos, vídeos, podcasts (uns relacionados com os próprios estudos, outros com novidades sobre o mundo científico ligado ao desporto) e uma newsletter constituem o conjunto de conteúdos que passará a ser disponibilizado pelo observatório.

As grandes áreas de investigação são as competições, jogadores e treinadores, arbitragem, saúde e performance e futebol de formação.

A data de lançamento, 8 de março, tem um significado especial, conforme explica André Seabra, diretor da Portugal Football School e um dos responsáveis pelo novo projeto: “O Dia Internacional da Mulher não foi escolhido ao acaso para o lançamento do Portugal Football Observatory, já que o nosso primeiro estudo é precisamente sobre o futebol feminino em Portugal, mais concretamente as temáticas da angariação e da retenção de praticantes.”

O observatório federativo permitirá aprofundar a ligação da FPF às instituições de ensino superior, que já é uma realidade através de várias interações com a Portugal Football School e a Unidade de Saúde e Performance. “Temos como objetivo estabelecer colaborações com vários departamentos de instituições de ensino superior que de uma forma ou outra possam estar relacionadas com o fenómeno do desporto, e do futebol em particular. Isso pode ser implementado, por exemplo, junto de alunos que queiram desenvolver as suas teses de mestrado e doutoramento nesta área”, explica ainda André Seabra.

O site do observatório será bilingue (Português/Inglês), refletindo o posicionamento internacional que a FPF pretende conferir ao projeto.

O próximo estudo do Portugal Football Observatory, a publicar em abril, terá como objeto o futsal.

Vídeos
Os melhores golo dos Jogos 2 dos Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos do Jogo 1 Quartos de Final da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da Jornada 18 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 17 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard Futsal
Os melhores golos da Jornada 16 da Liga Placard de Futsal
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade