O WiZink Center sedia a Copa da Espanha | A partir de 25.03.2021
Esta quinta-feira começa um torneio ao qual Movistar Inter, Barça e ElPozo, os habituais favoritos, chegam em quarto, quinto e sexto lugar na Liga
A Copa de Espanha, o torneio mais especial do calendário de futsal e que costuma ser classificado como aberto a todo o tipo de surpresas, embora as estatísticas não o confirmem começa hoje a jogar-se em Madrid. Nas últimas 18 ocasiões, apenas Jaén Paraíso Interior (2105 e 2018) e Lobelle Santiago (2006) conseguiram 'arrebatar' o título de um dos grandes: Movistar Inter (sete títulos desde 2003), Barça (cinco) ou ElPozo (três). Além disso, os Murcianos não devolvem o troféu às suas janelas desde 2010, apesar de terem disputado seis finais desde então.
CALENDÁRIO
QUARTOS DE FINAL
1 Jimbee Cartagena-Viña Albali (quinta-feira 11h00)
2 Palma Futsal-Movistar Inter (quinta-feira, 19h30)
3 Levante-Fútbol Emotion Zaragoza (sexta-feira 18h15)
4 Barça-ElPozo Murcia (sexta-feira, 20h00)
SEMIFINAIS
Vencedor 1-Vencedor 2 (sábado, 12h)
Vencedor 3-Vencedor 4 (sábado, 20h00)
FINAL
Domingo, 19h45
Mas desta vez, no WiZink Center, o deck parece mais aberto do que nunca. Azulgranas, Interistas e Murcianos chegam com três esquipas acima na classificação. Levante, Palma Futsal e Jimbee Cartagena dominam a Liga e aspiram a erguer o primeiro título oficial. Para isso, têm de vencer três jogos até domingo. Não é um desafio fácil, mas os três mantêm-se firmes nas suas aspirações.
O primeiro deles a entrar em ação será o Jimbee Cartagena, que enfrentará o Viña Albali - finalista do ano passado - e que chega depois de três derrotas consecutivas na Liga. Com Duda à frente, o povo de Cartagena deu um passo à frente e teve a oportunidade de lançar a primeira pedra do seu ambicioso projeto. Algo que, por outro lado, resistiu ao Polaris World, que sempre estrangulou a Copa.
O Palma Futsal, por sua vez, buscará dar o passo que ainda falta frente ao rival que o derrubou em quatro das últimas cinco edições. Os de Antonio Vadillo têm uma motivação especial: dedicar o título a Miquel Jaume, seu presidente e fundador falecido há poucas semanas.
Levante, um líder sólido
O último dos forasteiros será o Levante, que chega como líder firme da liga. Com Diego Ríos no comando, os granotas consolidam um projeto que nesta temporada incorporou jogadores com experiência e títulos como Rivillos, Marc Tolrá, Rafa Usín ou Araça. O Fútbol Emotion, que em 2018 neste mesmo cenário já era capaz de derrotar o Barça nos quartos de final, será o seu primeiro toque de teste.
Mas, além desses aspirantes, os holofotes e as apostas apontam novamente para as mesmas três equipas. O Barça, campeão nas duas últimas edições, parece ter reencontrado o idílio com esta competição que já conquistou três vezes consecutivas entre 2011 e 2013. Chegam os do Andreu Plaza, que não poderão contar com Sergio Lozano ou Esquerdinha em um doce momento com uma derrota, na Copa del Rey, nos últimos 20 jogos.
Enfrentam o ElPozo, na reedição da final da Champions League disputada há cinco meses. Os homens de Giustozzi vão tentar tirar o espinho do rival que os eliminou nas duas últimas edições: a final de 2019 em Valência e a semifinal da temporada passada em Málaga.
E o rei da Copa, o 10 vezes campeão Movistar Inter, também chega num bom momento, tendo vencido nos últimos dois jogos do campeonato contra o Palma Futsal - seu rival hoje - e o Jimbee Cartagena. Tino Pérez procura o seu primeiro título neste torneio à frente de uma equipa muito renovada e na qual para muitos jogadores seria também a primeira ferida oficial do seu registo.
Vídeos