Final inédita da Copa da Espanha entre Movistar e Barça



As duas equipes mais bem-sucedidas na competição (10 e 5 títulos) enfrentam-se pela primeira vez na final. “A defesa será a chave”, disse Jesús Herrero ao AS.

A Taça de Espanha de 2021 apresentou-se como uma das mais abertas dos últimos tempos: o Levante liderava, Cartagena era campeão de inverno, Palma avançava com firmeza na Liga, mas na hora da verdade, dois dos colossos históricos lutam pelo título. Movistar e Barça, as duas equipas mais bem-sucedidas na competição, com dez e cinco vitórias respetivamente, enfrentam-se na final pela primeira vez, embora pareça estranho.
Os de Torrejón deixaram Palma (nos penaltis) na passagem nos quartos de final e Cartagena nas semifinais. O Barça fez o mesmo com ElPozo (também nos penaltis) e com o Levante na meia final. Claro, os catalães chegam à final com quase doze horas a menos de descanso após três dias intensos.

Para a Movistar, este duelo em 'casa' pode significar a recuperação do trono perdido, visto que não ergue este título desde 2017 e a sua última final foi em 2018, neste mesmo cenário frente ao Jaén, que falhou esta Taça, e a vitória foi para os andaluzes. Desta vez, o seu rival no WiZInk será o Barça, um dos grandes clássicos recentes, e é isso que os de Plaza perseguem na sua trilogia: foram campeões em 2019 e 2020. Os seus três primeiros títulos foram ganhos consecutivamente em 2011, 2012 e 2013. Agora sonham em fazer o mesmo. Nas duas ocasiões em que se defrontaram nesta temporada, o Movistar venceu no Palau, enquanto em Torrejón o duelo terminou empatado.


Movistar comemora passagem para a final CHEMA DIAZ (DIARIO AS)

Está s ser uma competição em que a defesa e os guarda-redes estão a ser decisivos. Jesús Herrero, pelo Movistar, brilhou contra o Cartagena, equipas mais goleadora do campeonato e que a Movistar deixou a zero. “Este torneio tem sempre um sentimento muito forte. São três jogos pelo título. Vai ser muito disputado, mas penso que há uma coisa que pode ser fundamental, que é a defesa”, pensa. “Ganhar as bolas divididas, não deixar segundas jogadas... lapidar pequenos detalhes, e é que, mesmo que seja ditado, uma boa defesa ganha campeonatos”, acrescenta o veterano guarda-redes, que “valoriza” aquela parte em que os fãs presentes no WiZink são do Inter."

O Barça começou a temporada com muitas dúvidas e uma crise de resultados... mas a conquista da Liga dos Campeões ficou em casa. Essa vitória deu um grande impulso à equipa, que começou a endireitar o curso e só perdeu uma das últimas vinte e quatro partidas (contra o Santa Coloma, que a deixou de fora da Copa del Rey). "Acho que estamos bem. Não estamos aqui para quebrar recordes, mas queremos sempre ganhar. E três jogos consecutivos seriam algo histórico para nós, para o clube e para esta competição", disse Plaza após derrotar o Levante.


Barça, para a sua terceira final consecutiva CHEMA DIAZ (DIARIO AS)

Nas semifinais, não foi vista a melhor versão do atual melhor jogador do mundo, Ferrao. Na final ele será medido contra Pito, que está montando uma Copa de alto nível honrando a 'menção' do jogador da franquia da Movistar, e terá que suportar a marcação de Raya. Aconteça o que acontecer, haverá um jogador que adiciona uma Cup poker: Dídac ou Boyis. Ambos disputaram o título com Jaén em 2018, e em Barcelona em 2019 e 2020. Agora Boyis, depois de cruzar a ponte aérea, estará na Movistar enquanto Dídac defenderá a baliza do Barça. O décimo primeiro ou o sexto, a recuperação do trono ou a segunda trilogia. Inter Movistar contra o Barça, a mais diferente Copa da Espanha chega ao fim com um duelo sem precedentes por um desfecho.

Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade