Capitã do Nun'Álvares, Loira, estreia-se, aos 26 anos, nas escolhas de Luís Conceição.



Ana Paula Pires, conhecida no mundo do futsal como 'Loira', confessou esta segunda-feira ter ficado "nas nuvens" com a primeira chamada à Seleção Nacional e prometeu "mostrar qualidade" para voltar às escolhas de Luís Conceição. A ala e capitã do Nun'Álvares, de 26 anos, é umas das caras novas do estágio que a Equipa das Quinas está a realizar em Braga.

"É uma grande felicidade estar aqui. Sinceramente, não estava à espera de ser convocada. É um sonho tornado realidade", começou por referir Ana Paula, ao fpf.pt, que já apontou 24 golos em 21 jogos disputados nesta temporada, a maioria com o seu pé mais forte, o esquerdo.

"Esta convocatória foi das melhores notícias que podia receber. Quem me ligou a dizer que estava convocada foi o diretor do meu clube. Fiquei sem palavras, não queria acreditar e ainda por cima estava a trabalhar [num escritório de contabilidade]. Quando assimilei tudo, fiquei nas nuvens", descreveu, com emoção, a jogadora, natural de uma pequena freguesia de Fafe (Antime).

A ala não tem dúvidas de que o bom momento da equipa que representa contibuiu para a chamada inédita à Seleção. "Tenho lutado muito para concretizar os objetivos do Nun'Álvares. Toda a equipa tem estado a um nível alto. A época está a ser surpreendente, muito positiva. Não é à toa que foram chamadas quatro da nossa equipa. Há qualidade e a união do grupo faz com que os talentos individiuais também sobressaiam. Sinto que o trabalho e todo esforço que tenho feito está a valer a pena", explicou.

Treinar pela primeira com a Equipa das Quinas já é um sonho cumprido, mas 'Loira' quer mais. "O objetivo é ajudar no que for preciso e mostrar qualidade para voltar a merecer a confiança do Selecionador. Quando acabar o estágio, vou fazer tudo para melhorar o meu jogo. E não vou tirar mais o pé do acelerador", revelou a jogadora, que diz ser "um orgulho partilhar balneário com Cátia Morgado no clube e, agora, na Seleção".

"Aprendo muito com a Cátia [Morgado]. Nunca tinha jogado com alguém tão influente e tão conhecedora do jogo, da tática e das jogadoras. Se me tenho destacado, também se deve a ela e ao bom entendimento que temos no ataque", explicou Ana Paula Pires, identificando Ana Azevedo e a guarda-redes Ana Catarina Pereira também como referências suas na Seleção Nacional.

As comandadas de Luís Conceição treinaram de manhã no Complexo Desportivo da Universidade do Minho e voltarão a fazê-lo a partir das 17h30. Além de 'Loira', Liana Alves (Nun'Álvares) e Kaká (GD Chaves) estrearam-se a treinar de Quinas ao peito.

Portugal, recorde-se, voltou a juntar-se depois de um último estágio realizado em outubro de 2020, em que defrontou duas vezes a Espanha, tendo somado um empate (3-3) e uma vitória (4-3) frente à atual Campeã da Europa. 

Com os olhos na Ronda de Elite de qualificação para o Euro

Os trabalhos na Cidade dos Arcebispos servem para Luís Conceição preparar a Ronda de Elite de qualificação para o Campeonato da Europa, que irá decorrer entre 19 e 24 de outubro de 2021, e onde internacionais portuguesas, vice-campeãs da Europa, vão defrontar Croácia, Polónia e Eslovénia no Grupo 2.

A segunda edição do Europeu Feminino de Futsal avançou um ano no calendário, após o adiamento de várias competições por parte da UEFA, na sequência da pandemia de Covid-19. Assim, a fase final do próximo Campeonato da Europa, ainda com local por definir, irá realizar-se em março de 2022. 

Recorde a lista de 16 convocadas de Luís Conceição:
FC Vermoim - Ana Azevedo
GCR Nun'Alvares - Maria Odete (GR), Cátia Morgado, Ana Paula Pires e Liana Alves
GD Chaves: Kaká
Golpilheira: Diana Monteiro (GR)
Lazio Calcio A5: Tânia Sousa
Novasemente Cavalinho: Lídia Moreira e Cátia Silva
Quinta dos Lombos: Cristiana Costa
SL Benfica: Ana Catarina (GR), Janice Silva, Sara Ferreira, Fifó e Raquel Santos

Programa da Equipa das Quinas:
03.05.2021 | segunda-feira
10h30 - Treino no Complexo Desp. da Universidade do Minho
17h30 - Treino no Complexo Desp. da Universidade do Minho

04.05.2021 | terça-feira
10h30 - Treino no Complexo Desp. da Universidade do Minho
17h30 - Treino no Complexo Desp. da Universidade do Minho

05.05.2021 | quarta-feira
17h30 - Treino no Complexo Desp. da Universidade do Minho

06.05.2021 | quinta-feira
10h30 - Treino no Complexo Desp. da Universidade do Minho
20h00 - Jogo Portugal x FC Vermoim, no Complexo Desp. da Universidade do Minho

07.05.2021 | sexta-feira
20h00 - Jogo Portugal x Santa Luzia, no Complexo Desp. da Universidade do Minho

08.05.2021 | sábado
10h30 - Sessão de análise de jogo e balanço do estágio
13h00 - Regresso das jogadoras aos clubes

Vídeos
Entrevista de João Miguel ao Canal 11
Resumo da Final da UEFA Futsal Champions League | FC Barcelona 3-4 Sporting CP
Resumo da Meia-Final da UEFA Futsal Champions League | Inter Movistar 2-5 Sporting CP
Os melhores golos da Jornada 30 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 29 da Liga Placard de Futsal
Os melhores golos da jornada 28 da Liga Placard
Os melhores golos da Taça da Liga de Futsal Feminino - 2021
Condestáveis recebidas em festa
Os melhores golos da Taça da Liga de Futsal - 2021
Resumo da Final Feminina da Taça da Liga | Nun'Álvares 2-4 SL Benfica
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade