Costa Rica derrota os Estados Unidos por 3-2 na final da Concacaf



A Costa Rica venceu o tricampeonato da Concacaf após vencer os Estados Unidos por 3-2 na grande final disputada na Guatemala.

A equipa norte-americana marcou primeiro aproveitando um erro ofensivo de Gilbert Garro para montar um contra-ataque entre Ricardo Sobriera e Luciano González, que se encarregou de abrir a conta aos 5 minutos e 34 segundos.
Apesar disso, a Costa Rica não desesperou e foi buscar numa jogada entre Daniel Gómez e Edwin Cubillo que chegou ao empate aos 11 minutos e 21 segundos. Apenas dois minutos depois, Juan Alonso Cordero completou o retorno após uma jogada individual batendo Moretti novamente.
Uma bola perdida ofensiva deu aos norte-americanos, pot Zachary Reget, o empate aos 15 minutos e 17 segundos.
Porém, a seleção costarriquenha não desistiu e mais uma vez Gómez fez o terceiro e último do encontro antes do final do primeiro tempo.

No segundo tempo, as duas equipas tiveram oportunidade de alterar o marcador, seja para empatar no caso dos americanos ou para ampliar a diferença no caso costarriquenho, porém todos os remates foram desviados e apesar de mínima, a diferença foi o suficiente para a Costa Rica chegar ao tricampeonato.

Além disso, Vargas e Tijerino conquistaram prémios individuais, o primeiro de melhor goleiro e o segundo de melhor jogador do torneio.

Recorde-se que a Costa Rica teve a sua última derrota numa partida eliminatória, justamente contra os próprios americanos, há 13 anos, em 2008.

O treinador Quirós indicou que para a preparação é necessário uma coordenação com as equipas. E anunciou que o que quer é um triangular no Complexo Esportivo Fedef Fútbol Plycem de acordo com o resultado do sorteio do Mundial. 
Além disso, destacou a importância de estar entre as duas primeiras posições dos grupos. “Na Lituânia o objetivo será avançar nas duas primeiras posições do grupo para evitar um cruzamento com uma equipa de ponta nos oitavos de final, o que muito provavelmente teremos se passarmos por uma das melhores terceiras."
 

Golos: 0-1 (5:34) González, após contra-ataque. 1-1 (11:21) Gómez, perna direita, depois de jogar na parede com Cubillo. 2-1 (13:06) Cordeiro, perna direita. 2-2 (15:17) Reget, jogo individual. 3-2 (17:55) Gómez, após passe de Tijerino. Árbitros: Carlos González (GUA), Roberto López (PAN), Ricardo Ley (PAN), Francisco Rivera (MEX). Advertidos: Salas (CRC); González, Reget, Moretti (EUA) Expulso: Não houve. Guatemala Sports Dome, 18h. 


Vídeos
Ricardinho anuncia o fim definitivo da carreira profissional em conferência histórica na Cidade do Futebol
Antonio Vadillo: o Arquiteto do Milagre Europeu no Futsal | Documentário
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Placard Futsal
Os melhores golos da jornada 19 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 22 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 21 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da Jornada 20 da Liga Feminina Placard
Os melhores golos da jornada 18 da Liga Placard
Os melhores golos da jornada 17 da Liga Placard
Ficha técnica | Lei da transparência | Estatuto Editorial Politica Privacidade