Costa Rica derrota os Estados Unidos por 3-2 na final da Concacaf
A Costa Rica venceu o tricampeonato da Concacaf após vencer os Estados Unidos por 3-2 na grande final disputada na Guatemala.
A equipa norte-americana marcou primeiro aproveitando um erro ofensivo de Gilbert Garro para montar um contra-ataque entre Ricardo Sobriera e Luciano González, que se encarregou de abrir a conta aos 5 minutos e 34 segundos.
Apesar disso, a Costa Rica não desesperou e foi buscar numa jogada entre Daniel Gómez e Edwin Cubillo que chegou ao empate aos 11 minutos e 21 segundos. Apenas dois minutos depois, Juan Alonso Cordero completou o retorno após uma jogada individual batendo Moretti novamente.
Uma bola perdida ofensiva deu aos norte-americanos, pot Zachary Reget, o empate aos 15 minutos e 17 segundos.
Porém, a seleção costarriquenha não desistiu e mais uma vez Gómez fez o terceiro e último do encontro antes do final do primeiro tempo.
No segundo tempo, as duas equipas tiveram oportunidade de alterar o marcador, seja para empatar no caso dos americanos ou para ampliar a diferença no caso costarriquenho, porém todos os remates foram desviados e apesar de mínima, a diferença foi o suficiente para a Costa Rica chegar ao tricampeonato.
Além disso, Vargas e Tijerino conquistaram prémios individuais, o primeiro de melhor goleiro e o segundo de melhor jogador do torneio.
Recorde-se que a Costa Rica teve a sua última derrota numa partida eliminatória, justamente contra os próprios americanos, há 13 anos, em 2008.
O treinador Quirós indicou que para a preparação é necessário uma coordenação com as equipas. E anunciou que o que quer é um triangular no Complexo Esportivo Fedef Fútbol Plycem de acordo com o resultado do sorteio do Mundial.
Além disso, destacou a importância de estar entre as duas primeiras posições dos grupos. “Na Lituânia o objetivo será avançar nas duas primeiras posições do grupo para evitar um cruzamento com uma equipa de ponta nos oitavos de final, o que muito provavelmente teremos se passarmos por uma das melhores terceiras."
Golos: 0-1 (5:34) González, após contra-ataque. 1-1 (11:21) Gómez, perna direita, depois de jogar na parede com Cubillo. 2-1 (13:06) Cordeiro, perna direita. 2-2 (15:17) Reget, jogo individual. 3-2 (17:55) Gómez, após passe de Tijerino. Árbitros: Carlos González (GUA), Roberto López (PAN), Ricardo Ley (PAN), Francisco Rivera (MEX). Advertidos: Salas (CRC); González, Reget, Moretti (EUA) Expulso: Não houve. Guatemala Sports Dome, 18h.
Vídeos